Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas

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Brasília, DF
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Semanal
    T01 (2025.1) - Sábado das 8h às 17h
    Início:08/02/2025
    Data limite de inscrição: 08/02/2025
    Duração: 9 semanas
    Carga Horária: 64 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Advocacy é o conjunto de ações realizadas por organizações da sociedade civil, estrategicamente definidas e articuladas, com o objetivo de influenciar pessoas que possuem poder para decidir, a fim de que promovam mudanças nas políticas públicas municipais, regionais, nacionais e internacionais. O curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas proporciona a você ferramental teórico e prático para a formação de novas agendas no ciclo de políticas públicas, garantindo maior impacto em ações de advocacy. Baseado na metodologia de ensino e aprendizagem Problem Based Learning (PBL), o curso proporciona a você o exercício da elaboração, do planejamento e da execução de um plano de ação de advocacy.
     
    Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • planejar uma ação de advocacy, considerando como se dá o processo decisório nas suas três esferas de competência: municipal, estadual e federal;
    • aplicar ferramentas de planejamento e gestão para ações de advocacy
    • planejar uma estratégica de comunicação de causas, identificando os princípios do engajamento e as táticas para a mobilização de públicos.

    Programação

    Sábado das 8h às 17h

    Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas ------------08/02/2025 a 12/04/2025

    Advocacy e Mudança Social ----------------------------------------------------08/02/2025 a 15/02/2025

    Planejamento Estratégico de Advocacy: Comunicação ------------------08/03/2025 a 15/03/2025

    Planejamento Estratégico de Advocacy: estratégias e táticas----------22/03/2025 a 29/03/2025

    Planejamento Estratégico de Advocacy: inteligência política-----------05/04/2025 a 12/04/2025

    Sujeito a alterações.

    Coordenador Acadêmico: Andréa Cristina Oliveira Gozetto
    Programa

    Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas

    Advocacy e Mudança Social

    Módulo 1 – Boas práticas de advocacy no Brasil  
    • Organização da sociedade civil apresenta um case de sucesso
    Módulo 2 – Fundamentos do advocacy
    • O que é advocacy
    • Advocacy e termos correlatos: incidência política, lobby e ativismo  
    • Tipos de advocacy
    • Abordagens de advocacy
    • Obstáculos e tendências do advocacy para a transformação social
    • Legitimidade e representatividade: desafios do advocacy
    Módulo 3 – Fundamentos de políticas públicas  
    • Campo de administração e políticas públicas  
    • Conceito de políticas públicas e os nós conceituais  
    • Tipologias e modelos de análise de políticas públicas
    • Ciclo de políticas públicas
    Módulo 4 – O que é e como construir uma teoria da mudança?
    • Metodologia para a construção do plano de ação 
    • Teoria de mudança  
    • Definição do problema: necessidades de Bradshaw  
    • Pesquisa  
    • Compreensão do problema
    • Definição do problema a ser endereçado pelos participantes

    Planejamento Estratégico de Advocacy: Comunicação

    Módulo 1 – Identificação do público-alvo 
    • Conceito de stakeholder
    • Como mapear, classificar e priorizar stakeholders
    • Matriz de poder e interesse 
    • Mapa e desenho de rede de influências, planejamento de estratégia de influência
    Módulo 2 – Elaboração da mensagem 
    • Teoria da Comunicação  
    • Comunicação de causas: estratégias, inovações e desafios de engajar quem pensa diferente  
    • Âmbitos e fluxos da comunicação para a mobilização da sociedade civil  
    • Boas práticas de uso da mídia tradicional e digital para a mobilização da sociedade civil em campanhas de advocacy
    Módulo 3 – Escolha dos mensageiros 
    • Importância da mensagem para advocacy
    • Elementos essenciais da mensagem: como elaborar mensagens que se destacam
    • Mensagem: legitimidade, representatividade e influência 
    • Técnicas para apoiar a construção da mensagem
    • Como refinar a mensagem para cada tipo de stakeholder
    • Narrativa central: o que é, para que serve e componentes  
    • Fases de uma campanha de comunicação de advocacy
    Módulo 4 – Workshop final 

    Planejamento Estratégico de Advocacy: estratégias e táticas

    Módulo 1 – Abordagens de advocacy  
    • Pesquisa
    • Colaboração
    • Persuasão direta
    • Construção de base de apoio: coalizões, parcerias
    • Pressão de rua
    Módulo 2 – Articulação política
    • Diferenças na incidência na Câmara dos Deputados e no Senado Federal  
    • Perfis de interlocutores: assessorias, lideranças, secretarias, parlamentares, frentes parlamentares e presidências  
    • timing da incidência
    • elaboração de: nota técnica, fact sheet, emendas e substitutivos  
    • O que apresentar: pautas propositivas e reativas
    Módulo 3 – Litígio estratégico
    • Advocacy no sistema de Justiça: litígio estratégico, litígio estratégico e comunicação, amicus curiae, diálogo extrajudicial e audiências públicas  
    • Advocacy em organismos internacionais
    Módulo 4 – Workshop

    Planejamento Estratégico de Advocacy: Inteligência Política

    Módulo 1 – Construa uma teoria de mudança
    • Por que desenvolver uma estratégia de advocacy
    • Pesquisa e advocacy
    • Teoria da Mudança: problema versus impactos de longo prazo
    Módulo 2 – Escolha a sua prioridade e especifique o seu objetivo de advocacy
    • Objetivo de advocacy e resultados intermediários.  
    Módulo 3 – Estado e governo
    • Estrutura, funcionamento e atribuições do Estado 
    • Estrutura e competência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil
    • Processo legislativo e implementação de leis e políticas públicas
    Módulo 4 – Mapeie o processo decisório  
    • Processo decisório estatal  
    • Mapeamento do processo decisório: mapeamento de políticas públicas – identificação, priorização e gerenciamento de temas/issues
    • Mapeamento legislativo
    • Mapeamento de arenas de poder e interlocutores
    • Métodos e rotinas do monitoramento legislativo
    Investimento

    Até 24/01/2025

    • R$4.980,22 à vista ou até 10x R$ 520,62

    Até 08/02/2025

    • R$5.480,00 à vista ou até 10x R$ 572,86
    Público-alvo
    O curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas é recomendado para:
    • profissionais que atuam em organizações da sociedade civil – institutos, fundações, associações de classe, associações setoriais, sindicatos, movimentos sociais, coletivos, etc.;
    • profissionais que atuam em empresas privadas e que trabalham ou têm interesse em trabalhar com advocacy.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.