Onde você quer estudar?

CancelarEstou fora do Brasil
To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Faça seu LOGIN

Estudar em:
Rio de Janeiro, RJ

Modalidades

Cursos presenciais e semipresenciais.
Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.
Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.
Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas

Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Live
    Início: 04/12/2024
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 28/11/2024
    Duração: 17 semanas
    Escolha a localidade mais próxima de você para apoio comercial:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Advocacy é o conjunto de ações realizadas por organizações da sociedade civil, estrategicamente definidas e articuladas, com o objetivo de influenciar pessoas que possuem poder para decidir, a fim de que promovam mudanças nas políticas públicas municipais, regionais, nacionais e internacionais. O curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas proporciona a você ferramental teórico e prático para a formação de novas agendas no ciclo de políticas públicas, garantindo maior impacto em ações de advocacy. Baseado na metodologia de ensino e aprendizagem Problem Based Learning (PBL), o curso proporciona a você o exercício da elaboração, do planejamento e da execução de um plano de ação de advocacy.
     
    Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • planejar uma ação de advocacy, considerando como se dá o processo decisório nas suas três esferas de competência: municipal, estadual e federal;
    • aplicar ferramentas de planejamento e gestão para ações de advocacy
    • planejar uma estratégica de comunicação de causas, identificando os princípios do engajamento e as táticas para a mobilização de públicos.

     

    Quer entender o que é o Curta Live?Clique aqui para assistir o vídeo. 

    Avaliação e metodologia: 

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso. 

    Aulas com interação em tempo real via webconferência e ficarão gravadas e disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso. 

     

    Dias das aulas: 

    Advocacy e Mudança Social​ - 04, 11, 18/12 e 08/01

    Planejamento Estratégico de Advocacy: inteligência política - 15, 22, 29/01 e 05/02

    Planejamento Estratégico de Advocacy: estratégias e táticas- 12, 19, 26/02 e 12/03

    Planejamento Estratégico de Advocacy: Comunicação - 19, 26/06, 02 e 09/04

     

    4ªs das 18h30 às 22h. 

     

    Corpo docente:

    Andréa Gozetto

    Para mais informações, contate nossos consultores.

    Programa

    Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas

    Advocacy e Mudança Social

    Módulo 1 – Boas práticas de advocacy no Brasil  
    • Organização da sociedade civil apresenta um case de sucesso
    Módulo 2 – Fundamentos do advocacy
    • O que é advocacy
    • Advocacy e termos correlatos: incidência política, lobby e ativismo  
    • Tipos de advocacy
    • Abordagens de advocacy
    • Obstáculos e tendências do advocacy para a transformação social
    • Legitimidade e representatividade: desafios do advocacy
    Módulo 3 – Fundamentos de políticas públicas  
    • Campo de administração e políticas públicas  
    • Conceito de políticas públicas e os nós conceituais  
    • Tipologias e modelos de análise de políticas públicas
    • Ciclo de políticas públicas
    Módulo 4 – O que é e como construir uma teoria da mudança?
    • Metodologia para a construção do plano de ação 
    • Teoria de mudança  
    • Definição do problema: necessidades de Bradshaw  
    • Pesquisa  
    • Compreensão do problema
    • Definição do problema a ser endereçado pelos participantes

    Planejamento Estratégico de Advocacy: Comunicação

    Módulo 1 – Identificação do público-alvo 
    • Conceito de stakeholder
    • Como mapear, classificar e priorizar stakeholders
    • Matriz de poder e interesse 
    • Mapa e desenho de rede de influências, planejamento de estratégia de influência
    Módulo 2 – Elaboração da mensagem 
    • Teoria da Comunicação  
    • Comunicação de causas: estratégias, inovações e desafios de engajar quem pensa diferente  
    • Âmbitos e fluxos da comunicação para a mobilização da sociedade civil  
    • Boas práticas de uso da mídia tradicional e digital para a mobilização da sociedade civil em campanhas de advocacy
    Módulo 3 – Escolha dos mensageiros 
    • Importância da mensagem para advocacy
    • Elementos essenciais da mensagem: como elaborar mensagens que se destacam
    • Mensagem: legitimidade, representatividade e influência 
    • Técnicas para apoiar a construção da mensagem
    • Como refinar a mensagem para cada tipo de stakeholder
    • Narrativa central: o que é, para que serve e componentes  
    • Fases de uma campanha de comunicação de advocacy
    Módulo 4 – Workshop final 

    Planejamento Estratégico de Advocacy: estratégias e táticas

    Módulo 1 – Abordagens de advocacy  
    • Pesquisa
    • Colaboração
    • Persuasão direta
    • Construção de base de apoio: coalizões, parcerias
    • Pressão de rua
    Módulo 2 – Articulação política
    • Diferenças na incidência na Câmara dos Deputados e no Senado Federal  
    • Perfis de interlocutores: assessorias, lideranças, secretarias, parlamentares, frentes parlamentares e presidências  
    • timing da incidência
    • elaboração de: nota técnica, fact sheet, emendas e substitutivos  
    • O que apresentar: pautas propositivas e reativas
    Módulo 3 – Litígio estratégico
    • Advocacy no sistema de Justiça: litígio estratégico, litígio estratégico e comunicação, amicus curiae, diálogo extrajudicial e audiências públicas  
    • Advocacy em organismos internacionais
    Módulo 4 – Workshop

    Planejamento Estratégico de Advocacy: Inteligência Política

    Módulo 1 – Construa uma teoria de mudança
    • Por que desenvolver uma estratégia de advocacy
    • Pesquisa e advocacy
    • Teoria da Mudança: problema versus impactos de longo prazo
    Módulo 2 – Escolha a sua prioridade e especifique o seu objetivo de advocacy
    • Objetivo de advocacy e resultados intermediários.  
    Módulo 3 – Estado e governo
    • Estrutura, funcionamento e atribuições do Estado 
    • Estrutura e competência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil
    • Processo legislativo e implementação de leis e políticas públicas
    Módulo 4 – Mapeie o processo decisório  
    • Processo decisório estatal  
    • Mapeamento do processo decisório: mapeamento de políticas públicas – identificação, priorização e gerenciamento de temas/issues
    • Mapeamento legislativo
    • Mapeamento de arenas de poder e interlocutores
    • Métodos e rotinas do monitoramento legislativo
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    O curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas é recomendado para:
    • profissionais que atuam em organizações da sociedade civil – institutos, fundações, associações de classe, associações setoriais, sindicatos, movimentos sociais, coletivos, etc.;
    • profissionais que atuam em empresas privadas e que trabalham ou têm interesse em trabalhar com advocacy.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Processo seletivo

    Processo Seletivo CMD Live

Vídeos

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Admissão e Matrículas

    E-mail :

    informativofgv@univel.br

    Telefone:

    (45) 3036-3668

    WhatsApp:

    (45) 99153-6188

    Atendimento:

    Segunda à Sexta de 8h às 22h / Sábados de 8h às 18h

    Redes sociais:

    Relacionamento com o Aluno

    E-mail :

    academicofgv@univel.br

    WhatsApp:

    (45) 3036-3668

    Atendimento:

    Segunda à Sexta de 8h às 22h / Sábados de 8h às 18h
    Atendimento via WhatsApp

CURSOS RELACIONADOS

Nosso website trata informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse os nossos Aviso de Cookies e Aviso de Privacidade.

Tulio - Assistente Virtual

Por favor aguarde enquanto estamos conectando...