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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: Imediato
Data limite de inscrição: 28/02/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 19 meses)
Frequência: Mensal
sexta, 19:00 às 23:20, sábado, 08:00 às 17:40 e domingo, 08:00 às 12:20
MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas: implemente estratégias inovadoras de gestão e impulsione os resultados pela liderança eficaz.

Com o MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas, você desenvolverá competências essenciais para o exercício da liderança e da gestão de pessoas com foco em resultados estratégicos. Por meio de conteúdos multidisciplinares, vai entender a gestão de pessoas de forma sistêmica, podendo tomar decisões mais assertivas, contribuindo assim para o crescimento organizacional.

Abordagem integrada e estratégica de pessoas
No MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas, você vai estar mais preparado para a gestão de equipes e a administração de conflitos, praticando comunicação efetiva e liderança inspiradora e contribuindo para a retenção de talentos. Além disso, será capaz de estruturar processos organizacionais e integrá-los aos objetivos do negócio, gerando valor para a organização e os seus stakeholders.

Desenvolva competências para liderar e realizar gestão de pessoas de forma efetiva.
| Avaliar a interação do fator humano com os processos organizacionais.
| Alinhar os objetivos das pessoas às prioridades estratégicas do negócio.
| Aplicar práticas de desenvolvimento e engajamento de colaboradores.
| Conduzir processos de mudança na empresa.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas

Autoconhecimento e trajetória profissional

Mundo do trabalho na nova economia. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Autoconhecimento e autogestão da carreira. Âncoras de carreira. Sentidos do trabalho e propósito profissional. Empregabilidade. Competências de carreira. Networking. Gestão de carreira e seus desafios. Plano de desenvolvimento pessoal e de carreira.

Ciclo de vida do empregado

Importância da função RH nas organizações. Líder como parceiro do RH.  Conceito de EVP – percepção de valor do empregado e da marca empregadora. Experiência do empregado em todo o seu ciclo de vida na organização. Fatores que impactam o engajamento do colaborador em relação aos objetivos organizacionais.  

Comunicação interpessoal e corporativa

Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.

Desafios da gestão de equipes

  • empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios da gestão de equipes e aplicá-lo à solução de um problema relacionado à gestão de recursos humanos;
  • praticar os conhecimentos construídos ao longo do curso em diferentes cenários, reais ou simulados; 
  • planejar decisões e ações no campo da gestão de RH que envolvam a diversidade cultural e outras dimensões da vida organizacional e
  • elaborar uma ação de gestão de RH envolvendo estratégia e inovação.

Desafios do Negócio

  • Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do negócio à solução de um problema relacionado à liderança, à gestão estratégica de pessoas e aos recursos humanos no âmbito do negócio;
  • recomendar soluções à luz do arcabouço teórico do curso em diferentes cenários, reais ou simulados; 
  • planejar decisões e ações no campo da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos em alinhamento com as características e a atuação de um negócio específico e
  • elaborar um plano de ação que vise à melhoria dos resultados organizacionais, levando em conta a estratégia e a necessidade de inovação do negócio.

Desafios Organizacionais

  • Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios organizacionais à solução de um problema relacionado à liderança, à gestão estratégica de pessoas e aos recursos humanos no âmbito do negócio;
  • recomendar soluções à luz do arcabouço teórico do curso em diferentes cenários, reais ou simulados; 
  • planejar decisões e ações no campo da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos em alinhamento com as características e a atuação de um negócio específico e
  • elaborar um plano de ação que vise à melhoria dos resultados organizacionais, levando em conta a estratégia e a necessidade de inovação do negócio.

Economia Comportamental e Tomada de Decisão

Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.

Empreendedorismo e gestão da inovação

Conceitos e fundamentos do empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

Environmental, social e corporate governance

Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

Estratégia corporativa e de negócios

Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

Estratégias de marketing

Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

Estrutura e Processos Organizacionais

Conceito de organização. A organização e os seus pilares. Estruturas organizacionais e relações hierárquicas. Desenho das estruturas organizacionais. Estratégia versus estrutura. Organizações e ambiente externo. Processos organizacionais. Mapeamento de processos. Transformações organizacionais. Estruturas organizacionais, processos e fator humano. 

Finanças para Não Financeiros

Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

Gestão Estratégica de Pessoas

Conceito e características da gestão estratégica de pessoas. Gestão estratégica de pessoas e ambiente organizacional. Subsistemas de recursos humanos e estratégia organizacional. Profissionais de RH. Sistemas de trabalho de alto desempenho.

Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.

Mudança e cultura organizacional

Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança. 

Negociação e administração de conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

Relações de Trabalho

Relações de trabalho na transição para a Quarta Revolução Industrial. Flexibilização das relações de trabalho: diferentes formas de contratação e vínculo entre o indivíduo, o trabalho e as organizações. Relações sindicais e formas contemporâneas de mediação e antecipação de conflitos na esfera do trabalho. Individualização e precarização do trabalho. Gestão de pessoas e aspectos legais. Saúde ocupacional, assédio moral e sexual.


Módulo Internacional

Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

Clique aqui e saiba mais sobre o Módulo Internacional

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

| Profissionais de diversos campos do conhecimento que atuam ou desejam atuar com gestão estratégica de pessoas.

Pré-requisitos
| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*

*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular

processo seletivo com análise curricular

 

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
  • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

*  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.

Contato

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