Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 07/07/2026
Data limite de inscrição: 07/07/2026
Carga Horária: 16 horas/aula
(Duração: 3 semanas)
Frequência: Semanal
3ª das 19h às 22h30
O curso Gestão de Brand Equity - A Marca no Contexto do Produto apresenta a você a importância do brand equity como um ativo intangível essencial na geração de valor para produtos e serviços. Este curso examina o patrimônio da marca por meio da combinação de fatores como tecnologia, inovação e originalidade. Além de incluir tópicos essenciais como brand equity; marca e branding; conceitos de valor da marca e os seus medidores; características e dimensões da personalidade de marca; estratégias de posicionamento e reposicionamento, gestão de portfólio de marcas e submarcas e práticas eficazes de governança da marca.

Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • usar ferramentas e métricas para avaliar e mensurar o valor da marca;
  • identificar e aplicar as dimensões da personalidade da marca que ressoam com o público-alvo para fortalecer a imagem da marca;
  • elaborar estratégias eficazes para posicionar ou reposicionar a marca conforme as mudanças no mercado e nas preferências dos consumidores;
  • gerenciar de forma estratégica o portfólio de marcas e submarcas para maximizar a sinergia e o valor total da marca;
  • integrar a imagem corporativa em todos os níveis organizacionais para fortalecer a reputação global da marca;
  • estabelecer e implementar políticas e diretrizes de governança de marca que assegurem consistência e coerência na comunicação e nas ações de branding.

Sobre o início das aulas:

  • Data de início: 07/07/2026
Coordenador Acadêmico:

Programa

Gestão de Brand Equity – A Marca no Contexto do Produto

Gestão de Brand Equity – A Marca no Contexto do Produto

Módulo 1 – Fundamentos de brand equity e branding
  • Fatores que contribuem para o brand equity
  • Marca e branding – diferença entre marca e branding
  • Criação de identidade de marca
  • Conceitos de valor da marca e os seus medidores
  • Principais indicadores (brand awareness, brand loyalty, etc.)

Módulo 2 – A personalidade da marca e as suas dimensões
  • Identificação da persona da marca
  • Principais dimensões da personalidade da marca
  • Diferentes estratégias de personas de acordo com o público-alvo
  • Estudo de casos de personalidade da marca

Módulo 3 – Estratégias de posicionamento de marca
  • Marcas vinculadas a produtos e serviços
  • Segunda marca e proposição diferenciada de valor
  • Submarcas e extensão de marcas
  • Estudo de caso sobre posicionamento de marca

Módulo 4 – Governança e compliance de brand equity
  • Identidade corporativa e criação do corporate branding
  • Imagem corporativa – ética, crenças e valores – cultura organizacional
  • Corporate branding e brand equity valuation – políticas e controles
  • Estudo de caso de corporate branding

Investimento

Até 07/06/2026

  • R$ 1.703,06 à vista ou em até 3x de R$ 573,34

Até 07/07/2026

  • R$ 1.822,28 à vista ou em até 3x de R$ 613,48

Público-alvo

O curso Gestão de Brand Equity - A Marca no Contexto do Produto é recomendado para:
  • profissionais de marketing, gestores e líderes empresariais que buscam aprofundar os seus conhecimentos em estratégias de marca e otimizar a percepção de valor para alcançar vantagem competitiva;
  • empreendedores e proprietários de pequenas e médias empresas que desejam desenvolver e implementar táticas de branding eficazes para o fortalecimento das suas marcas no mercado;
  • profissionais de desenvolvimento de produto que estão envolvidos na inovação e no gerenciamento de categorias;
  • consultores de negócios e branding que querem oferecer insights mais consistentes sobre brand equity;
  • profissionais de recursos humanos e de cultura organizacional também se beneficiam ao compreender como a identidade corporativa pode reforçar o valor de marca, integrando esses conceitos nas suas estratégias de negócios.

Pré-requisito(s):
Embora o curso seja projetado para ser acessível a participantes com diferentes níveis de experiência, um conhecimento básico de marketing e um interesse em estratégias de marca certamente enriquecerão a experiência de aprendizado e aumentarão a capacidade dos participantes de aplicar os conceitos e técnicas ensinadas de forma prática e eficaz.

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.
Atenção!
  • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
  • Após preencher a ficha de inscrição, você já pode agendar sua Reunião de Orientação Acadêmica no dia e horário que preferir.
  • É importante que você tenha incluído o link para seu perfil no LinkedIn na ficha ou, alternativamente, enviado seu currículo atualizado (em formato Word ou PDF) para processoseletivo.cursossp@fgv.br
  • Se precisar reagendar, basta clicar no link disponível no e-mail de confirmação do seu agendamento.
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo s

Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscreveeletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.m próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.

  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.