Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 24/03/2026
Data limite de inscrição: 24/03/2026
Carga Horária: 16 horas/aula
(Duração: 3 semanas)
Frequência: Semanal
3ª das 19h às 22h30
A gestão e comunicação de crises é uma das atividades da comunicação corporativa, que por sua vez é considerada uma hard discipline que atua em parceria com as demais funções de gestão nas empresas modernas. O seu objetivo é gerar e defender continuamente a reputação corporativa das organizações para garantir a continuidade dos negócios. O curso Gestão e Comunicação em Situações de Crise apresenta a você as características e as naturezas das crises, os seus impactos nos públicos interno e externo e na governança das organizações. Além disso, ensina a identificar situações de crises atuais e potenciais, bem como elaborar planos de gestão e de comunicação com base nas melhores práticas.
 
Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • identificar situações de crise, atuais ou potenciais;
  • participar do planejamento;
  • liderar processos de identificação de vulnerabilidades com potencial de gerar crises;
  • elaborar planos para crises não evitáveis;
  • treinar gestores para responder prontamente às crises, utilizando, inclusive, estratégias e técnicas de comunicação de risco.

Sobre o início das aulas:

  • Data de início: 24/03/2026
Coordenador Acadêmico:

Programa

Gestão e Comunicação em Situações de Crises

Gestão e Comunicação em Situações de Crises

Módulo 1 – Elementos-chave na gestão de crises
  • Governança e comunicação corporativa;
  • Identidade;
  • Imagem e reputação;
  • Comunicação de risco.
Módulo 2 – Características, naturezas e o impacto das crises
  • Tipos de crises e os seus impactos;
  • Identificação e solução de problemas com potencial de gerar crises;
  • Gestão de vulnerabilidades com potencial de gerar crises.
Módulo 3 – Liderança, organização e atividades do comitê gestor de crises
  • Comitê gestor crises;
  • Atribuições do comitê;
  • Elaboração do plano de crise.
Módulo 4 – Gestão e comunicação de crises
  • Execução do plano de crise;
  • Atribuições do comitê e dos seus membros;
  • Administrar, responder, resolver e aprender com a crise.

Investimento

Até 24/02/2026

  • R$ 1.703,06 à vista ou em até 3x de R$ 573,34

Até 24/03/2026

  • R$ 1.822,28 à vista ou em até 3x de R$ 613,48

Público-alvo

O curso Gestão e Comunicação em Situações de Crise é recomendado para:
  • profissionais das áreas de comunicação corporativa, marketing, jurídica, recursos humanos e produção, entre outras envolvidas no processo de gestão de crises nas empresas.
Pré-requisito(s):
É recomendado que o candidato ou a candidata possua certificado de conclusão de curso universitário e ocupe posições de gerência ou diretoria ou esteja se preparando para assumir tais posições.

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.
Atenção!
  • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
  • Após preencher a ficha de inscrição, você já pode agendar sua Reunião de Orientação Acadêmica no dia e horário que preferir.
  • É importante que você tenha incluído o link para seu perfil no LinkedIn na ficha ou, alternativamente, enviado seu currículo atualizado (em formato Word ou PDF) para processoseletivo.cursossp@fgv.br
  • Se precisar reagendar, basta clicar no link disponível no e-mail de confirmação do seu agendamento.
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.

  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.