MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde

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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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Unidade: FGV Paulista

  • Oferta: 67072
    unidade-1585
    Frequência: Quinzenal
    Sábados quinzenais | das 08h30 às 18h00
    Início:25/08/2018
    Data limite de inscrição: 08/09/2018
    Duração: 24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula

Unidade: FGV Faria Lima

  • Oferta: 67071
    unidade-1586
    Frequência: Quinzenal
    Aos sábados (quinzenalmente) das 8h30 às 18h
    Início:22/09/2018
    Data limite de inscrição: 01/10/2018
    Duração: 24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso

    Em 2015, foi aprovada uma lei que permite a entrada de capital estrangeiro na área da Saúde, gerando novas demandas para hospitais, operadoras e laboratórios. O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde com ênfase em Clínicas e Hospitais visa preparar as lideranças do setor para enfrentar esse cenário de constante mudanças.

    Com o curso, você irá compreender as variáveis que influenciam decisões estratégicas e aprenderá a otimizar recursos escassos, maximizando resultados e atendendo clientes, pacientes e usuários com excelência, qualidade e segurança.

    Você irá adquirir:

    • Habilidades para liderança de alta performance
    • Visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da Saúde
    • Técnicas para mediar conflitos e lidar com as mudanças no setor
    • Capacidade para desenvolvimento de equipes
    • Competência para trabalhar com planos de ação e resultados
    • Capacidade de manter ambiente produtivo de trabalho centrado na responsabilidade ética e social.

     

    Primeira aula: 24/08/2018
    Data de início (aula regular): 25/08/2018

    Obs.: Algumas aulas serão realizadas às sextas-feiras, as datas serão previamente informadas.

    Informações adicionais
    Turmas aos sábados (quinzenalmente): as provas serão realizadas às 6as feiras no período noturno. Eventuais aulas de reposição, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.

    Clique aqui para obter informações do corpo docente.

    Coordenador Acadêmico: Adriana Maria André
    Público-alvo

    O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde com ênfase em Clínicas e Hospitais é recomendado para profissionais que:

    • Exercem ou pretendem exercer funções de liderança em clínicas, hospitais, laboratórios, operadoras de saúde e indústrias farmacêuticas e de equipamentos/materiais médico-hospitalares
    • Desejam abrir serviços ou unidades de negócio nas áreas descritas acima.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
      *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    • Tempo mínimo de experiência profissional na área do curso: 3 anos**
      **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA Executivo em Administração na Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Gestão Estratégica

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC)

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Importância da negociação. Conceitos fundamentais de negociação. O objeto da negociação. O conflito na empresa e a negociação gerencial. Comunicação interpessoal como componente primordial para o processo de negociação. Linguagem corporal na negociação. Assertividade. Estratégias e estilos de negociação. Teoria de estilos a sua argumentação. Negociação com pessoas de diferentes estilos. O perfil do gestor como negociador. O processo da negociação: elementos e fases. Principais modelos de negociação. Negociação em diferentes culturas.

    Gestão de Custos em Saúde

    O aumento do valor de qualquer organização de saúde. O fortalecimento de sua sustentabilidade, através do gerenciamento eficiente dos recursos disponíveis. Abordagem holística e estratégica dos sistemas de custeio: (i) Absorção, (ii) Variável e (iii) ABC, com uso intenso de seus componentes constitutivos.

    Gestão Sustentável das Organizações de Saúde

    Conceituação de Gestão Sustentável (GNS) das organizações de saúde. Gestão voltada para os stakeholders e criação de valor para o negócio. Cinco passos para uma GNS: ética, governança corporativa, responsabilidade e investimento social privado, responsabilidade e inovação ambiental, pessoas sustentáveis.

    Medição de Valor em Saúde

    Criação de valor para o paciente. Histórico, conceitos e objetivos. As Estratégias para a Transformação de Valor (Porter). Organização, Mensuração, Integração, Pacotes. Reflexões Sobre o Modelo. Avaliação, Viabilidade, Revisão e Racionalização de processos.

    Plano de Negócios em Saúde - Trabalho de Conclusão de Curso

    Aspectos que envolvem um plano de negócios em saúde. Necessidades na área de saúde. Valor e benefícios do negócio. Análise estratégica. Mercado, competidores e plano de Marketing. Planos: Econômico-financeiro e de Operações. A estrutura organizacional. Indicadores de sucesso do projeto. O sumário executivo. Requisitos do trabalho acadêmico, fundamentação, consistência e normas, elementos pré-textuais, referências.

    Gestão Baseada em Evidências em Saúde

    A Gestão das decisões em Saúde deve ser baseada na melhor evidência científica disponível combinada com a avaliação crítica, a experiência clínica dos profissionais de saúde e decisões compartilhadas com o paciente. As informações, os fatos, as revisões da literatura científica, a casuística, a experiência construída e a infraestrutura de cada serviço de saúde. Definição e fontes de informação em Medicina Baseada em Evidências. Ciclo de ação na implantação de novos protocolos clínicos. Avaliações econômicas em saúde.

    Gestão da Informação, Inovação e Internet das Coisas em Saúde

    A importância da Tecnologia da Informação e dos sistemas de informação gerencial em saúde (SIG). Os fatores críticos de sucesso na escolha, implantação e gestão dos SIGs. TI em saúde na segurança do paciente, gestão de processos críticos e processo decisório. Inovação e transformação digital em saúde

    Gestão do Suprimento de Bens e Serviços em Saúde

    O gerenciamento do suprimento de bens e serviços (em Saúde) com foco no nível de serviço acordado com os clientes internos e na redução do custo total. A agregação de valor para o negócio com a gestão das cadeias de suprimento. A estruturação organizacional da atividade. Melhores práticas na atividade de contratação. Gestão da Demanda e Estoques. Qualificação e Desenvolvimento de Fornecedores. Gestão da Logística interna.

    Gestão dos Serviços: a experiência dos Pacientes na Saúde

    A operacionalização dos serviços dentro da estratégia de uma organização de saúde. Instrumentalização dos serviços. Compreensão e monitoramento da experiência do paciente. Aplicação de ferramentas para gestão da experiência integrando as disciplinas de estratégia, qualidade e marketing.

    Orçamento para Organizações de Saúde

    O sistema orçamentário. As premissas básicas e estratégicas. Orçamento de investimentos. Orçamento operacional. Execução orçamentária. Planos para correção dos desvios insatisfatórios.

    Planos de Saúde: Regulação e Mercado

    Saúde Suplementar. Regulação. Mercado. Planos privados de assistência à saúde. Operadoras de planos de saúde. Gestão de despesas assistenciais. Gestão do relacionamento com prestadores de serviços. Outras peculiaridades da gestão de operadoras de planos de saúde em mercado regulado.

    Qualidade e Compliance em Saúde

    Histórico e evolução da Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde no contexto mundial e nacional. Tipos de Auditoria, Compliance, Ferramentas e Indicadores. Gestão da Qualidade em Saúde. Acreditação de Serviços, Certificação de Produtos, Serviços e Operadoras na Área da Saúde

    Visão da Área Jurídica, Mediação e Arbitragem em Saúde

    Assessor Jurídico. Fundamentos Legais. Judicialização da Saúde. Responsabilidade Civil. Relação Médico-Paciente. Contratos. Terceirização e quarteirização de Serviços. Mediação e Arbitragem em Saúde.
    Investimento

    Até 31/07/2018

    • R$ 37.602,52 à vista ou até 25X de R$ 1.690,50

    Até 07/09/2018

    • R$ 38.354,57 à vista ou até 25X de R$ 1.724,31
    Processo seletivo
    • Análise curricular
    • Entrevista
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • CÉDULA DE IDENTIDADE

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