MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde

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São Paulo, SP
Modalidade: Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
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  • Frequência: Quinzenal
    Sábados quinzenais das 08h30 às 18h|MSP02144-TGCHI-T16
    Início:20/03/2021
    Data limite de inscrição: 20/03/2021
    22 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Frequência: Quinzenal
    Aos sábados (quinzenalmente) das 8h30 às 18h/MSP22106-TGCHI-11
    Início:17/04/2021
    Data limite de inscrição: 17/04/2021
    21 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência

    Em 2015, foi aprovada uma lei que permite a entrada de capital estrangeiro na área da Saúde, gerando novas demandas para hospitais, operadoras e laboratórios. O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde com ênfase em Clínicas e Hospitais visa preparar as lideranças do setor para enfrentar esse cenário de constante mudanças.

    Com o curso, você irá compreender as variáveis que influenciam decisões estratégicas e aprenderá a otimizar recursos escassos, maximizando resultados e atendendo clientes, pacientes e usuários com excelência, qualidade e segurança.

    Você irá adquirir:

    • Habilidades para liderança de alta performance
    • Visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da Saúde
    • Técnicas para mediar conflitos e lidar com as mudanças no setor
    • Capacidade para desenvolvimento de equipes
    • Competência para trabalhar com planos de ação e resultados
    • Capacidade de manter ambiente produtivo de trabalho centrado na responsabilidade ética e social.

    Primeira aula: 19/03/2021

    Data de início (aula regular): 20/03/2021

    Informações adicionais:
    Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.

     

    A FGV é uma instituição de excelência e está classificada como o 5º melhor Think Tank do mundo em 2019.

    Seu corpo docente reúne especialistas influenciadores que promovem e fornecem conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico nacional.

    Coordenador Acadêmico: Adriana Maria André
    Público-alvo

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos

     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Programa

    MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Gestão Estratégica

    Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Plano de Negócios em Saúde

    Aspectos que envolvem um Plano de Negócios. Valor do Negócio. Pontos importantes para a efetividade do PN. O Estudo de Mercado. A Análise Estratégica. O Plano de Marketing. O Plano Econômico-financeiro. O Plano Operacional. A Estrutura Organizacional. O Sumário Executivo. A Postura do Empreendedor.

    Gestão de Custos em Saúde

    O aumento do valor de qualquer organização de saúde. O fortalecimento de sua sustentabilidade, através do gerenciamento eficiente dos recursos disponíveis. Abordagem holística e estratégica dos sistemas de custeio: (i) Absorção, (ii) Variável e (iii) ABC, com uso intenso de seus componentes constitutivos.

    Gestão Sustentável das Organizações de Saúde

    Conceituação de Gestão Sustentável (GNS) das organizações de saúde. Gestão voltada para os stakeholders e criação de valor para o negócio. Cinco passos para uma GNS: ética, governança corporativa, responsabilidade e investimento social privado, responsabilidade e inovação ambiental, pessoas sustentáveis.

    Medição de Valor em Saúde

    Criação de valor para o paciente. Histórico, conceitos e objetivos. As Estratégias para a Transformação de Valor (Porter). Organização, Mensuração, Integração, Pacotes. Reflexões Sobre o Modelo. Avaliação, Viabilidade, Revisão e Racionalização de processos.

    Gestão Baseada em Evidências em Saúde

    A Gestão das decisões em Saúde deve ser baseada na melhor evidência científica disponível combinada com a avaliação crítica, a experiência clínica dos profissionais de saúde e decisões compartilhadas com o paciente. As informações, os fatos, as revisões da literatura científica, a casuística, a experiência construída e a infraestrutura de cada serviço de saúde. Definição e fontes de informação em Medicina Baseada em Evidências. Ciclo de ação na implantação de novos protocolos clínicos. Avaliações econômicas em saúde.

    Gestão da Informação, Inovação e Internet das Coisas em Saúde

    A importância da Tecnologia da Informação e dos sistemas de informação gerencial em saúde (SIG). Os fatores críticos de sucesso na escolha, implantação e gestão dos SIGs. TI em saúde na segurança do paciente, gestão de processos críticos e processo decisório. Inovação e transformação digital em saúde

    Gestão do Suprimento de Bens e Serviços em Saúde

    O gerenciamento do suprimento de bens e serviços (em Saúde) com foco no nível de serviço acordado com os clientes internos e na redução do custo total. A agregação de valor para o negócio com a gestão das cadeias de suprimento. A estruturação organizacional da atividade. Melhores práticas na atividade de contratação. Gestão da Demanda e Estoques. Qualificação e Desenvolvimento de Fornecedores. Gestão da Logística interna.

    Gestão dos Serviços: a experiência dos Pacientes na Saúde

    A operacionalização dos serviços dentro da estratégia de uma organização de saúde. Instrumentalização dos serviços. Compreensão e monitoramento da experiência do paciente. Aplicação de ferramentas para gestão da experiência integrando as disciplinas de estratégia, qualidade e marketing.

    Orçamento para Organizações de Saúde

    O sistema orçamentário. As premissas básicas e estratégicas. Orçamento de investimentos. Orçamento operacional. Execução orçamentária. Planos para correção dos desvios insatisfatórios.

    Planos de Saúde: Regulação e Mercado

    Saúde Suplementar. Regulação. Mercado. Planos privados de assistência à saúde. Operadoras de planos de saúde. Gestão de despesas assistenciais. Gestão do relacionamento com prestadores de serviços. Outras peculiaridades da gestão de operadoras de planos de saúde em mercado regulado.

    Qualidade e Compliance em Saúde

    Histórico e evolução da Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde no contexto mundial e nacional. Tipos de Auditoria, Compliance, Ferramentas e Indicadores. Gestão da Qualidade em Saúde. Acreditação de Serviços, Certificação de Produtos, Serviços e Operadoras na Área da Saúde

    Visão da Área Jurídica, Mediação e Arbitragem em Saúde

    Assessor Jurídico. Fundamentos Legais. Judicialização da Saúde. Responsabilidade Civil. Relação Médico-Paciente. Contratos. Terceirização e quarteirização de Serviços. Mediação e Arbitragem em Saúde.
    Investimento

    Até 29/01/2021

    • R$ 40.702,18 à vista ou até 30X de R$ 1.457,13

    Até 03/04/2021

    • R$ 41.516,22 à vista ou até 30X de R$ 1.486,28
    Processo seletivo

    Informações do processo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que poderá ser realizada presencial ou virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Para conhecer os pré-requisitos dos MBAs clique aqui.  

    ATENÇÃO! É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;

    Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.

    As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Contato

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      • Admissão e Matrículas

      E-mail: cursospaulista@fgv.br
      Telefone: 0800 772 2778
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

      • Relacionamento com o Aluno

      Atendimento telefônico – 11 3799-3450: de segunda à sexta-feira das 09h00 às 20h00
      Atendimento WhatsApp – 11 3799-3450
      Atendimento presencial nas unidades – Paulista: de segunda à sexta-feira das 09h00 às 21h00 e aos sábados das 09h00 às 14h00, Faria Lima: de segunda à sexta-feira das 13h00 às 21h00 e aos sábados das 09h00 às 14h00 e Berrini de segunda à sexta-feira das 13h00 às 21h00; Temporariamente indisponível , devido ao isolamento social.

       

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      Atendimento via WhatsApp:  (11) 96497-7378
      (DISPONÍVEL PARA CANDIDATOS INTERESSADOS NOS CURSOS DE MBA E PÓS (ONLINE, LIVE E PRESENCIAL)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

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      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

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