MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais

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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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Unidade: FGV Faria Lima

  • Oferta: 70526
    unidade-1586
    Frequência: Quinzenal
    Aos sábados (quinzenalmente) das 8h30 às 18h
    Início:23/03/2019
    Data limite de inscrição: 02/04/2019
    Duração: 23 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso

    Uma área em ascensão em meio a um mercado cada vez mais globalizado. Com o MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais, o aluno irá se preparar para este mercado, desenvolvendo uma visão sistêmica e capacidade de identificar oportunidades e ameaças em relação às transações comerciais em nível internacional. 

    Você irá adquirir:

    • Competência para tomar decisões no exercício de funções relativas ao comércio exterior e finanças internacionais
    • Domínio de ferramentas que podem torná-lo líder em uma empresa, gerenciando pessoas e ativos intangíveis em ambientes multiculturais e de grande competitividade
    • Domínio de ferramentas necessárias para gestão de operações de exportação/importação e para gestão de contratos e finanças internacionais
    • Habilidade para realizar negociações internacionais.

    Primeira aula: 22/03/2019
    Data de início (aula regular): 23/03/2019

    Informações adicionais
    Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula. 
    Turmas aos sábados (quinzenalmente): as provas serão realizadas às 6as feiras no período noturno.

    Coordenador Acadêmico: Miguel Ferreira Lima
    Público-alvo

    Recomendado para:

    • Profissionais de organizações com operações no exterior ou que almejam se engajar em negócios internacionais
    • Profissionais que desejam atuar nas áreas de Comércio Exterior, Economia e Finanças Internacionais, Câmbio, Logística Internacional e Negócios Internacionais.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
      *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**.
      **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais

    Estratégia de Empresas

    Conceitos básicos em estratégia. Definição do rumo da organização. Análise do ambiente externo e interno: análise setorial, cenários prospectivos e ferramentas de análise. Definição do desenho da estratégia e inserção internacional da organização. Estratégias, táticas, metas e objetivos. Implementação e gestão da estratégia.

    Economia Internacional

    Teorias do comércio internacional: vantagens comparativas, ganhos de comércio, crítica às teorias clássicas. Novas teorias do Comércio Internacional. Mensuração da atividade econômica. Crescimento econômico e a influência externa sobre a demanda agregada e a oferta agregada. Poupança, investimento e fluxos de capital estrangeiro Inflação, índices de preços e sua relação com variáveis externas.Política monetária e relação juros-câmbio. Política fiscal e sua relação com o risco-país. Taxas de câmbio nominal, real e efetiva real. Balanço de Pagamentos e os determinantes das contas de capital e de transações correntes; mecanismos de ajuste do balanço de pagamentos e suas relações com demanda agregada, câmbio e juros. Regimes cambiais. Papel de organismos internacionais como FMI, OMC e Banco Mundial.

    Gestão de Contratos Internacionais

    Direito Interno e Direito Internacional. Lex Mercatória. Tratados. Integração Regional. Formação do contrato. Contratos escritos e não escritos. Tipos contratuais. Vícios da Vontade. Das obrigações. Alteração e extinção dos contratos. Da Responsabilidade Civil. Do inadimplemento contratual e suas conseqüências. Força Maior e Teoria da Imprevisão. Contratos internacionais em suas várias modalidades. Conflitos de leis e jurisdição internacionais. Jurisdição nos contratos internacionais. Contencioso judicial no exterior e execução de sentença estrangeira no Brasil. Formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito internacional(ADR) :arbritagem e mediação.

    Gestão de Finanças Internacionais

    Sistema Financeiro Internacional: evolução e características. Globalização financeira e crescimento dos derivativos. Forward, Swaps e taxas de juros de paridade.Mercado de títulos internacionais. Administrando o risco cambial. Mercado financeiro internacional. Dimensão internacional da estrutura de capital e custo de capital. Administração internacional de working capital.

    Gestão de Logística Internacional

    Integração das funções logísticas e Supply Chain. Estratégias de suprimento internacional. Global Sourcing. Just-In-Time. Estratégias de distribuição física internacional. Incoterms 2010. Tipos de Cargas, embalagens, unitização, containers. Sistema de transportes: marítimo, aéreo, rodoviário, dutoviário, ferroviário internacional.Custos Logísticos. Multimodalidade. Operadores logísticos internacionais. Seguros internacionais. Portos como elos logísticos. Plataformas Logísticas.

    Gestão de Operações de Câmbio

    Operações Financeiras em Moeda Estrangeira. Fatores e determinação da taxa de câmbio. Mercado Cambial Brasileiro. Agentes do mercado. Participação do Banco Central. Capitais Internacionais. Contratação de Câmbio.Trava, deságio, prêmio, desconto. Liquidação, alteração, prorrogação, cancelamento, baixa. Despesas bancárias. Comissão de Agente. Disponibilidades no Exterior. Pagamentos na Exportação e na Importação. Documentação e Compliance. Aspectos fiscais nas operações de câmbio. Operações cursadas no CCR, SML. Modalidades de Pagamento: Cartas de Crédito, Cobrança, Remessa Direta, Pagamento Antecipado.

    Gestão de Operações de Exportação e Importação

    Organização e implantação da gerência de comércio exterior. Normas dos órgãos governamentais envolvidos no Comércio Exterior. Procedimentos administrativos, aduaneiros e o trâmite documental nas operações de exportação e importação.

    Gestão de Pessoas em Ambientes Multiculturais

    Gerenciando pessoas estrategicamente. Revisando posturas estratégicas. Estratégias genéricas para pessoas em empresas internacionalizadas. Gerenciamento de contradições em operações no exterior.

    International Business Plan

    Diagnóstico estratégico da capacidade de internacionalização da organização. Desenvolvimento de um Plano de Negócio Internacional. Estratégias de produto, preço, comunicação e distribuição internacional. Implementação e controle do Plano de Negócio Internacional.

    Jogos de Negócios Internacionais

    Jogo de Negócio com foco na área internacional abordando finanças internacionais, marketing internacional e logística internacional.

    Matemática Financeira

    Conceitos financeiros fundamentais. Juros Simples e Juros Compostos. Tipos de Taxas de Juros. Operações de Desconto. Equivalência de taxas e capitais. Calculo do valor presente e valor futuro. Séries de Pagamentos - Séries Uniformes Antecipadas, Postecipadas e Diferidas. Sistemas de amortização: tabela price e sistema de amortização constante. Método de análise de fluxos de caixa. Desconto racional composto e desconto comercial.

    Marketing Internacional

    Ambiente empresarial globalizado. Estratégias e estruturas organizacionais de internacionalização. Fontes de informações no comércio internacional. Marketing Mix nos negócios internacionais: decisão de produto e marca, preço, distribuição e comunicação em nível internacional

    Negociação Internacional

    Mercado globalizado e o negociador global. Aspectos multi-culturais em negociações internacionais. Competências profissionais de um negociador internacional de sucesso. Princípios e estratégias de planejamento, preparação e implementação de um acordo internacional - Matriz de Negociações Complexas. Barreiras e desafios na execução de um acordo internacional. Abordagens da negociação integrativa e distributiva e a dinâmica das negociações internacionais. Diretrizes para uma negociação internacional de sucesso. Análise de casos.

    Regulação do Comércio Internacional

    Princípios fundamentais e acordos administrados pela OMC. Elementos básicos do GATT/OMC. Elementos básicos da formação de Blocos Econômicos. Impactos positivos da aplicação destes acordos sobre a iniciativa privada brasileira. Instrumentos de apoio à iniciativa privada no Brasil e regras da OMC: defesa comercial (antidumping, medidas compensatórias e salvaguardas), barreiras técnicas e compras governamentais.

    Relações Internacionais e o Impacto nos Negócios

    Integração econômica: acordos multilaterais e acordos regionais/plurilaterais: ameaças e oportunidades empresariais. Acordos comerciais e as cadeias globais de valor. Novas características dos acordos em negociação no século XXI e seu impacto sobre os negócios. O sistema de Bretton Woods: montagem, efeitos e decadência. O fim da Guerra Fria e seus desdobramentos políticos e econômicos. Novos limites para a atuação dos estados nacionais. Impactos da ascensão dos países emergentes. A necessidade de uma nova governança global e as dificuldades de sua negociação. O posicionamento estratégico do Brasil e efeitos sobre as empresas brasileiras.

    Tributação no Comércio Exterior Brasileiro

    Legislação tributária e aduaneira nacional .Tributos incidentes na importação.Tributos incidentes na exportação. Regimes aduaneiros especiais e regimes aduaneiros aplicados em áreas especiais.

    Internacionalização de Empresas

    Globalização e internacionalização: cenários da globalização, interfaces da globalização, internacionalização. Modelos de internacionalização: teoria da internacionalização por aprendizagem, modelo de Dunning, Paradigma de OLI, cadeias globais de valor. Internacionalização de empresas brasileiras: estudo de casos de transnacionais brasileiras.

    Planejamento Tributário Internacional

    Planejamento tributário por meio dos Tratados Internacionais em Matéria Tributária ( acordos de bitributação). Operações no exterior por meio de Atuação direta, Estabelecimentos Permanentes-Filiais, Coligadas, Controladas, Centros de Refaturamento. Tributação de Expratriados: Residentes no Brasil enviados ao exterior e Residentes no Exterior enviados ao Brasil. Uso de Paraísos Fiscais: Efeitos tributários do uso de paraísos fiscais. Regras de Preços de Transferência e Regras de Thin Capitalization ( para financiamento internacional de empresas).
    Investimento

    Até 07/12/2018

    • R$ 38.354,57 à vista ou até 25X de R$ 1.724,31

    Até 01/02/2019

    • R$ 39.121,66 à vista ou até 25X de R$ 1.758,80

    Até 03/04/2019

    • R$ 39.904,09 à vista ou até 25X de R$ 1.793,98
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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