Master em Administração: Sustentabilidade

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Semanal
    4ª e 5ª das 19h às 22h30|MSP32290-TSUST-T3
    Início:24/08/2022
    Data limite de inscrição: 17/08/2022
    Duração: 17 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Presencial

    Cursos 100% presenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Ao mesmo tempo, o Brasil tem intensificado a adoção de políticas públicas e privadas relacionadas a temas centrais para o desenvolvimento sustentável, a exemplo de pagamento por serviços ambientais, regulação do mercado de carbono, standards socioambientais para a infraestrutura e outras questões relacionadas aos direitos sociais como um todo.
    Você irá adquirir:
    • Conhecimentos sobre gestão estratégica de organizações;
    • Conhecimento sobre os conceitos e dilemas da Sustentabilidade com visão crítica, fundamentada e sistêmica;
    • Ampla visão sobre os principais debates da sustentabilidade e seus impactos na gestão organizacional e na sociedade;
    • Capacidades para o uso de técnicas e ferramentas que integram a perspectiva da sustentabilidade a práticas de gestão organizacional;
    • Habilidades para analisar alternativas e tomar decisões coerentes com a complexidade envolvida nas questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável;
    • Habilidade de incorporar o diálogo como atitude de abordagem relacional e ética.

     

    Sobre o início das Aulas: 

    1ª aula: 17/08/2022

    Data de início: 24/08/2022

    Informações adicionais: Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.

    ESTAMOS PRONTOS PARA RECEBER VOCÊ EM NOSSAS SALAS*! 
    Em parceria com especialistas, foram definidos protocolos de operação para garantir o máximo de segurança para todos. Mediante eventual alteração das condições epidemiológicas, as medidas serão revistas. Estamos preparados para superar limitações e manter a qualidade FGV.

    Clique aqui para conhecer melhor essa experiência.

    *Respeitando todos os protocolos de segurança.

    Coordenador Acadêmico: Lívia Menezes Pagotto
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais que buscam um modelo de formação inovador, que combina conhecimento teórico e aplicação prática, por meio de novos métodos de ensino-aprendizagem que valorizam o conhecimento de quem participa, proporcionam dinâmicas e trabalhos em grupo conectados à realidade de gestão. Como foco, estão os profissionais do setor privado, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Programa

    Master em Administração: Sustentabilidade

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Economia Empresarial

    Teoria da oferta e da demanda. Mercados competitivos e não competitivos. Mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. Políticas monetária e fiscal, e estabilização da economia.

    Gestão Estratégica

    Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Aspectos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) na Tomada de Decisões Financeiras

    Introdução às Finanças Sustentáveis. Responsabilidade bancária. Investimentos responsáveis. Sustentabilidade em seguros. Materialidade das informações socioambientais. Incorporação de riscos ASG na tomada de decisões financeiras. 

    Adaptação à Mudança do Clima e Resiliência

    Paradigmas da Sustentabilidade. Elementos da formulação de estratégias. Sustentabilidade como fator competitivo. Sustentabilidade como fator de legitimação. Parâmetros para estratégia em Economia Ambiental e Economia Ecológica. Antropoceno e Empresas.

    Consumo e Sustentabilidade

    Padrões de produção e consumo em perspectiva sistêmica. Consumo na perspectiva de governança. Consumo e sustentabilidade na perspectiva das instituições.

    Comunicação para Sustentabilidade

    Desafios contemporâneos e tendências da comunicação e sua relação com a sustentabilidade. Papel da comunicação para atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ferramentas de comunicação à disposição de organizações ao tratar de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável.

    Cidades Sustentáveis

    Principais desafios urbanos contemporâneos no contexto do desenvolvimento sustentável. Inovações que vem sendo propostas pela gestão pública, pela sociedade civil e pelo setor empresarial para a qualidade de vida nas cidades no século XXI. 

    Diversidade e Gênero

    Abordagem de gênero para o desenvolvimento sustentável. Interseccionalidade e múltiplas perspectivas sobre o empoderamento feminino. Ferramentas para diversidade e equidade no âmbito empresarial e político.

    Diálogo e Processos Colaborativos

    Diálogo e colaboração na perspectiva da Sustentabilidade. Práticas dialógicas. Comunicação não violenta. Práticas colaborativas.

    Democracia e Sustentabilidade

    Relação entre democracia e sustentabilidade. Crises do século XXI. Política ambiental no século XXI. Transição para a sustentabilidade. Participação social e sustentabilidade.

    Desenvolvimento Territorial e Empresas

    Desenvolvimento sustentável e direitos humanos na inserção de empresas em territórios. Conflitos socioambientais, recomendações e melhores práticas. 

    Empreendedorismo, Inovação e Impacto

    Empreendedorismo e a nova economia no Brasil. Inovação social. Ecossistema de fomento à inovação. Modelos de negócio e mercado para empreendedorismo, inovação e impacto.

    Pensamento de Ciclo de Vida

    Pensamento do Ciclo de Vida. Avaliação do Ciclo de Vida. Aplicações do Pensamento de Ciclo de Vida e da Avaliação do Ciclo de Vida. Rotulagem Ambiental, Comunicação e Marketing, Ecodesign. Pegada de Carbono, Pegada Hídrica e Economia Circular.

    Políticas Públicas e Mudanças Climáticas

    Estado da arte do tema políticas públicas sobre mudança do clima em adaptação e mitigação nos níveis internacional e nacional. Aspectos legais e de governança. Instrumentos econômicos; e planejamento público e empresarial. Avanços, dilemas e desafios no contexto atual e quanto às políticas públicas e ambientes voluntários. Instrumentos de implementação e a atuação do Estado, empresas, ciência e sociedade civil no processo de políticas públicas sobre clima.

    Sistemas Alimentares

    Cadeia de alimentos e interfaces com a agenda de sustentabilidade. Escolhas alimentares e padrões de consumo. Políticas públicas e empresariais para o desenvolvimento da cadeia de alimentos.

    Sustentabilidade e Estratégias Empresariais

    Desenvolvimento de estratégia no paradigma da economia ambiental. Elementos da formulação de estratégias. Sustentabilidade como fator competitivo. Sustentabilidade como fator de legitimação. Parâmetros para estratégia em Economia Ambiental e Economia Ecológica. Antropoceno e Empresas.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Investimento

    Até 24/08/2022

    • R$ 43.592,03 à vista ou até 30x de R$ 1.672,39
    Processo seletivo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que será realizada virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Para conhecer os pré-requisitos dos MBAs clique aqui.  

    Atenção!

    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
    • Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

     

    Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.

    • Cédula de identidade

    • Foto recente 3 x 4 (colorida)

    • Diploma do curso  de graduação*

    • Histórico escolar de graduação

    • Comprovante de residência

      *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.