MBA em Gestão Empresarial

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MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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Unidade: FGV Paulista

  • Oferta: 75762
    unidade-1585
    Frequência: Semanal
    2ª e 3ª das 19h às 22h30|MSP02015-TGE-T49
    Início:10/03/2020
    Data limite de inscrição: 10/03/2020
    15 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula

Unidade: FGV Faria Lima

  • Oferta: 75711
    unidade-1586
    Frequência: Semanal
    4as e 5as feiras das 19h às 22h30|MSP22003-TGE-T13
    Início:26/03/2020
    Data limite de inscrição: 26/03/2020
    15 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula

Unidade: FGV Berrini

  • Oferta: 75763
    unidade-3448
    Frequência: Semanal
    2ª e 3ª das 19h às 22h30|MSP12017-TGE-T29
    Início:13/04/2020
    Data limite de inscrição: 06/04/2020
    15 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso

    O desenvolvimento de estratégias para um negócio requer conhecimento variado e multidisciplinar. O MBA em Gestão Empresarial proporcionará o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa.

    Você irá adquirir:

    • Visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa
    • Conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio
    • Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios
    • Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira
    • Raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões
    • Habilidades pessoais de comunicação e planejamento.

    Primeira aula: 09/03/2020
    Data de início (aula regular): 10/03/2020

    Informações adicionais
    Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula. 
     

    Coordenador Acadêmico: Miguel Ferreira Lima
    Público-alvo

    O MBA em Gestão Empresarial é recomendado para profissionais que:

    • Desejam alcançar cargos executivos e precisam aprofundar seus conhecimentos em Administração de Empresas
    • Sentem necessidade de se reciclar
    • Precisam alcançar novo nível de formação acadêmica.

    Pré-requisitos:

    Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    Tempo mínimo de experiência profissional: 2 anos**.
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA em Gestão Empresarial

    Direito do Consumidor

    Código de Defesa do Consumidor. Conceitos e relação entre consumidor e fornecedor. Equiparados ao consumidor. Empresa consumidora. Política nacional das relações de consumo. Publicidade abusiva e enganosa. Prevenção e reparação de danos. Dano material e moral. Responsabilidade civil, penal e administrativa. Responsabilidade por vício do produto e serviço.

    Economia Empresarial

    Fundamentos da análise econômica: oferta demanda.equilíbrio de mercado, elasticidade-preço e elasticidade-renda.da demanda, elasticidade-preço da oferta.Mensuração da atividade econômica: PIB e PNB,.inflação e índices de preço, poupança e investimento, crescimento e flutuações cíclicas.Economia monetária: conceitos de moeda e a atuação do Banco Central.Balanço de pagamentos.Balança comercial, conta de capital e regimes cambiais.Modelos de conjuntura e crescimento.Os mercados competitivos e não competitiva.regulação de mercado, grupos.econômicos, atuação do CADE e SDE e papel do governo e blocos econômicos.

    Finanças Corporativas

    Visão geral de finanças.Risco e retorno.CAPM (Capital Asset Pricing Model).CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital).Fluxo de caixa dos investimentos e capital de giro.Critérios para análise de projetos.Período payback simples e descontado.VPL (Valor presente líquido).TIR (Taxa interna de retorno) e TIR modificada).Índice de lucratividade.Administração da Liquidez.Administração do Capital de Giro.Ciclos Operacional e Financeiro Necessidade de Capital de Giro.Ponto de Equilíbrio.Avaliação de empresas e projetos - Conceitos fundamentais.

    Gestão Contábil Financeira

    Fundamentos da Contabilidade.Demonstrações Contábeis de acordo.com a Lei das S/A: Balanço Patrimonial, Demonstração.do Resultado, Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração do Fluxo de Caixa e Demonstração.do Valor Adicionado.Participações Societárias e variações do Patrimônio Líquido.Situação financeira x situação econômica.Critérios de análise.econômico-financeira.análise vertical.horizontal e indicadores de liquidez, endividamento.lucratividade e rentabilidade..

    Gestão Estratégica

    Conceituação de estratégia.Aspectos da evolução do pensamento estratégico.Administração estratégica e alinhamento estratégico.Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes.Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades, ameaças.Analise competitiva.Análise do ambiente interno: recursos, capacidades e competências.Pontos fortes e fracos.A matriz SWOT e o desenvolvimento de estratégias.Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação.Balanced Scorecard (BSC).

    Gestão de Projetos

    Fundamentos de gerenciamento de projetos.Evolução dos Conceitos.PMI - PMBOK.As certificações em gerenciamento de projetos.Técnicas e ferramentas para gerenciamento.Elaboração de project charter.Criação de EAP - WBS (work breakdown structure).Diagrama de Gantt.Sequenciamento de Atividades e o método do caminho crítico (CPM).Análise, interpretação e resposta aos riscos do projeto.Cronogramas físico-financeiro e o controle do projeto.Plano de Ação.Indicadores de desempenho e o Earned Value.(valor agregado).

    Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação

    TI nas Organizações - Estratégia e Conceitos.Fazendo negócios na economia digital.Tendências em Tecnologia da Informação.Planejamento e estratégia de TI.Modelo de forças competitivas.O impacto da tecnologia no Modelo de Porter.Modelo da cadeia de valor.Infraestrutura de TI.A revolução da Internet - E-business e E-commerce.B2C.B2B.Outros modelos.Mobile e-commerce.Aplicações nas Organizações - Sistemas de Informação,.Enterprise Resource.Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI), Governança de TI.

    Gestão Integrada de Custo e Orçamento

    Visão gerencial dos custos. Custos para tomada de decisões: custeio por absorção x custeio direto. Análise custo/volume/lucro: margem de contribuição, ponto de equilíbrio e alavancagem. Orçamento como instrumento de planejamento e controle. Orçamentos básicos: operação, investimentos e caixa. Orçamento de operação: vendas, produção de despesas operacionais. Orçamento de investimentos: bens de capital e outros investimentos. Orçamento de caixa: recebimentos e pagamentos. Demonstrações financeiras projetadas: balanço patrimonial, demonstração do resultado e fluxo de caixa.

    Gestão da Qualidade e Processos

    Evolução do processo da qualidade.Ciclo PDCA.Ferramentas de gerenciamento.Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos.Indicadores de qualidade e produtividade.Ambiente Seis Sigma.Ciclo DMAIC e suas variações.Certificações ISO.Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros.Sistemas integrados de gestão.Métodos específicos de gestão.Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade.Fatores críticos de sucesso.

    Gestão de Vendas

    Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. O processo de venda. Relacionamento baseado em valor. Administração de vendas. Sistemas de informação de vendas - automação da força de vendas. Estrutura e funções de vendas - uma visão estratégica. A busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Onde ocorrem as vendas: o campo de trabalho. Relacionamento comercial. Fatores críticos de sucesso.

    Inovação nas Organizações

    Relação entre processos de inovação, gestão do conhecimento e organizações de aprendizagem. A gestão de transferência de conhecimento. A inovação como instrumento de criação de mercado. Ferramentas de inovação. Abordagem sistemática e a criação de novos conceitos: implementação de ideias; ferramentas de inovação no desenvolvimento de novos produtos. Comunidades de prática: ações, atividades e modos de operações. O impacto das opções estratégicas, cultura.

    Jogo de Negócios

    Aplicações dos conhecimentos aprendidos ao longo do curso em atividades que simulem situações reais do cotidiano da atividade empresarial.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de marketing.Introdução ao marketing estratégico. O marketing estratégico como recurso de competitividade de organizações no atual cenário econômico. Ambiente de marketing.Segmentação de mercado.O mix de marketing frente ao mercado.Produto. Preço.Distribuição.Comunicação e promoção.Criação de valor de mercado. Influência da tecnologia nas estratégias de marketing.Planejamento de marketing e ferramentas de controle.

    Matemática Financeira

    Conceitos financeiros fundamentais.Juros Simples e Juros Compostos.Tipos de Taxas de Juros.Operações de Desconto.Equivalência de taxas e capitais.Calculo do valor presente e valor futuro.Séries de Pagamentos - Séries Uniformes Antecipadas, Postecipadas e Diferidas.Sistemas de amortização: tabela price e sistema de amortização constante.Método de análise de fluxos de caixa.Desconto racional composto e desconto comercial.

    Plano de Negócios

    Desenvolvimento de um projeto integrado de negócios (plano de negócios). O plano de negócio: o ramo e as atividades da empresa. O estudo de mercado. A análise estratégica. O plano de marketing. Projeção de resultados. O plano econômico financeiro. Os aspectos operacionais e logísticos. A estrutura organizacional e os elementos da gestão de pessoas. O sumário executivo. O empresário empreendedor.

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Empreendedorismo

    Perfil do empreendedor e suas motivações. Barreiras exógenas e endógenas ao empreendedorismo. Ambientes organizacionais favoráveis ao empreendedor. Identificação de novos negócios e sua estruturação. Mecanismos de viabilização de negócios. Atuação do Developer; fusões e aquisições de empresas. Avaliação e mitigação dos riscos dos negócios. Considerações sobre o plano de negócio. Modelos de financiamento de um novo empreendimento. Principias fontes e agentes de recursos.
    Investimento

    Até 06/12/2019

    • R$ 39.904,09 à vista ou até 25X de R$ 1.793,98

    Até 31/01/2020

    • R$ 40.702,18 à vista ou até 25X de R$ 1.829,86

    Até 24/03/2020

    • R$ 41.516,22 à vista ou até 25X de R$ 1.866,45
    Processo seletivo

    Informações do processo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que poderá ser realizada presencial ou virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião individual será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Para conhecer os pré-requisitos dos MBAs clique aqui.  

    ATENÇÃO! É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;

    Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.

    As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Contato

      • Admissão e Matrículas

      E-mail: cursospaulista@fgv.br
      Telefone: 0800 772 2778 (MBA)
      Telefone: 11 3799-3455 (PÓS ADM, Curta e Média duração)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

      • WhatsApp

      Atendimento via WhatsApp:  (11) 96497-7378
      (DISPONÍVEL PARA CANDIDATOS INTERESSADOS NOS CURSOS DE MBA)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

    Endereço

    Av. Paulista, 548, Andar Intermediário, Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01310-000