MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
Escolha seu curso

Unidade: FGV Paulista

  • Oferta: 70597
    unidade-1585
    Frequência: Quinzenal
    6ª feira | das 19h às 22h30/sábados (quinzenalmente) | das 8h30 às 18h
    Início:06/04/2019
    Data limite de inscrição: 20/04/2019
    Duração: 23 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso

    A cultura representa uma expressiva parcela de renda na economia brasileira. O MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão proporcionará o aprofundamento e o desenvolvimento de estratégias no campo da gestão cultural.

    • Oferecer uma formação sólida, abrangendo a evolução histórica e econômica do Brasil com aspectos estruturantes da sociedade e da cultura brasileiras;
    • Desenvolver e fortalecer competências e habilidades específicas relacionadas ao empreendedorismo, à produção e à gestão cultural.

     

    Primeira aula: 05/04/2019
    Data de início (aula regular): 06/04/2019

    Informações adicionais
    Eventuais aulas de reposição, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula. 


    Coordenador Acadêmico: Bernardo Borges Buarque de Hollanda
    Público-alvo

    O MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão é recomendado para:

    • produtores culturais e empreendedores criativos;
    • profissionais e gestores que atuam em empresas privadas, fundações, poder público ou organizações do Terceiro Setor, estejam eles à frente de projetos, empreendimentos ou equipamentos culturais ou dedicados à concepção e à gestão de políticas culturais e de programas de patrocínio ou responsabilidade social.
    Programa

    MBA em Bens Culturais: Cultura, Economia e Gestão

    Acervos, Memória e Bens Culturais

    A memória no mundo contemporâneo: temas e projetos. Instituições de memória e guarda de acervo: formatos e missões. Noções de curadoria, coleção e circuito social dos documentos no âmbito da cultura material da sociedade contemporânea. Propostas curatoriais com foco nos problemas práticos de tratamento físico e documental especialmente de documentos iconográficos (fotografias, impressos e pinturas).

    Avaliação de Projetos Culturais

    Cidades Criativas

    Cultura Digital e Redes Sociais

    Cibercultura e cultura: a sociedade em rede e a cultura da internet. Cibercultura, contracultura e a experiência brasileira de apropriação das TIC. Cultura digital e empreendedorismo: talentos digitais. Cultura digital, inovação e direitos.

    Cultura e Finanças

    Financiamentos públicos e privados. Planejamento financeiro, acompanhamento e prestação de contas. Planejamento e análise financeira. Leis de incentivo e outras fontes de recursos.

    Cultura Brasileira

    Direitos Autorais

    Criação intelectual. Direitos autorais. Circulação de obras artísticas. Proteção à imagem.

    Estado Brasileiro

    Desenvolvimento e funcionamento do Estado brasileiro moderno. Primeira República (1889-1930). Era Vargas (1930-1945). Período democrático. Golpe de 1964. Relação entre burocracia e Estado. Oscilações entre ditadura e democracia. Estado unitário e federalismo.

    Economia Criativa

    .

    Gestão Financeira Aplicada à Cultura

    A ótica administrativa, financeira e contábil das gestões cultural e criativa. Instrumentos e ferramentas disponíveis nas áreas contábil e financeira.

    Indústrias Culturais

    Cultura de massas e da indústria cultural no Brasil. Particularidades no quadro internacional. Meios de comunicação e indústrias culturais: impresso, cinema, rádio e televisão. Indicadores e políticas culturais no século XXI.

    Marketing Cultural

    Conceitos e definições de marketing cultural. Estratégia de marketing e de comunicação da marca. Objetivos do marketing cultural. Marketing cultural e projetos culturais. Marketing cultural e organizações corporativas.

    Métodos Qualitativos de Pesquisa

    Métodos quantitativos versus métodos qualitativos de pesquisa. História oral. Observação participante. Entrevistas. Grupos focais.

    Métodos Quantitativos de Pesquisa

    Pesquisas de mercado e estudos avaliativos pela perspectiva quantitativa no campo da cultura. Tipos e parâmetros da amostragem. Elaboração do questionário. Etapas da pesquisa de survey: trabalho de campo, processamento e análise dos dados.

    Patrimônio do Brasil

    Patrimônio material X patrimônio imaterial. Aspectos históricos. Políticas públicas e editais. Projetos.

    Política Brasileira

    Desenvolvimento e funcionamento do Estado brasileiro contemporâneo. Ditadura civil-militar (1964-1984). Redemocratização e Nova República. O Governo Michel Temer (2016-2018). Relações entre Estado e economia e Estado e sociedade. Dinâmica entre os poderes e as instituições governamentais. Nexos entre a política mais ampla e sua dimensão cultural.

    Planejamento de Projetos Culturais

    .

    Sociedade Brasileira

    Cultura de massas e estrutura social no Brasil. Sociedade brasileira, identidade nacional e globalização.
    Investimento

    Até 07/12/2018

    • R$ 31.193,76 à vista ou até 25X de R$ 1.402,38

    Até 01/02/2019

    • R$ 31.817.64 à vista ou até 25X de R$ 1.430,43

    Até 16/04/2019

    • R$ 32.453,99 à vista ou até 25X de R$ 1.459,04
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

Contato