Master em Administração: Varejo

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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial via videoconferência
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  • Frequência: Semanal
    4ª e 5ª das 19h15 às 22h45|MSP320A8-TVAR-T11
    Início:09/09/2020
    Data limite de inscrição: 02/09/2020
    15 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Via Videoconferência
    Sobre o curso
    O varejo vive um momento de transformações profundas. Enquanto a ascensão do comércio online se dá de maneira irreversível, questiona-se fortemente o papel da loja física. Os fabricantes passam a vender diretamente, os aplicativos e celulares interferem no processo decisório e o cliente, imerso nas redes sociais, é influenciado por uma miríade de telas. É fundamental estar preparado para essa realidade omnichannel e nada parece ficar estável como costumava ser. O curso trata ao mesmo tempo de técnicas consagradas no setor e também discute o futuro e as novas tecnologias aplicadas à realidade varejista.

    Você irá adquirir:
    • Visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder de varejo.
    • Conhecimento estratégico sobre os destinos e tendências do varejo, preparando-se melhor para o futuro do setor.
    • Visão holística das atividades empresariais varejistas, com foco na criação de valor para a empresa.

    Primeira aula: 03/09/2020
    Data de início (aula regular): 09/09/2020

    Informações adicionais

    Não será permitido novas matrículas após início do curso.

    Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.

     

    A FGV é uma instituição de excelência e está classificada como o 5º melhor Think Tank do mundo em 2019.

    Seu corpo docente reúne especialistas influenciadores que promovem e fornecem conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico nacional.

    Coordenador Acadêmico: Maurício Gerbaudo Morgado
    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    Master em Administração: Varejo

    Gestão e Operação de Lojas

    Nos diversos pontos de contato e venda que o processo estratégico de criação e comunicação de valor se torna real e disponível para os consumidores. Por essa, razão a gestão e operação de lojas é elemento crucial para a performance varejista. Essa disciplina irá apresentar o conceito de processos e sua aplicação ao varejo, bem como irá abordar aspectos relacionados à gestão do ponto de venda e das ações de melhoria.

    Mix de Produtos, Marcas e Gerenciamento de Categorias no Varejo

    O objetivo da disciplina é apresentar as principais decisões estratégicas do varejista na definição do mix de produtos e gestão de marcas, bem como: conceituar produtos e serviços e as categorias de produtos de consumo, discutir os critérios que auxiliam na adequada definição do mix e na gerência da linha de produtos, apresentar o panorama atual de marcas próprias no Brasil, debatendo as principais oportunidades e desafios do setor e - sensibilizar os participantes sobre a importância da gestão de marcas, tanto no contexto de mix de produtos quanto no contexto corporativo (marca do varejista). Como o gerenciamento de categorias tem se apresentado como uma ferramenta relevante para ajudar organizações varejistas e indústria a melhor entender e atender seus consumidores, suas técnicas e conceitos serão abordados nessa disciplina.

    Sistemas de Informação no Varejo

    Os avanços da tecnologia representam, ao mesmo tempo, oportunidades e desafios. Especificamente no caso do varejo, os sistemas de informação vêm se tornando cada vez mais críticos na busca de mais eficiência e de melhorias no entendimento e atendimento aos consumidores. A disciplina irá abordar os aspectos básicos dos Sistemas de Informações Gerenciais, bem como irá abordar temas específicos aplicados ao varejo, tais como: negócios eletrônicos, varejo multicanal, CRM, gestão do conhecimento e Business Intelligence e integração B2B.

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Economia Empresarial

    Teoria da Oferta e da Demanda. Mercados competitivos e não competitivos. Mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. Políticas monetária e fiscal, e estabilização da economia.

    Gestão Estratégica

    Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Aspectos Jurídicos Aplicados ao Varejo

    As organizações varejistas estão cada vez mais reguladas e fiscalizadas pelo governo e seus diversos órgãos. Essa disciplina abordará os principais tópicos da legislação referentes a tributos, direito do consumidor e legislação trabalhista aplicáveis ao ambiente varejista.

    Comunicação, novas mídias e redes sociais

    A disciplina tem por objetivo apresentar, discutir de forma integrada elementos do marketing varejista e a importância e o papel da propaganda, das relações públicas, da promoção de vendas e das vendas pessoais para as organizações varejistas. Além disso, irá debater os desafios das atividades de trade marketing e da fragmentação e o surgimento de novas mídias e das redes sociais.

    Experimentos e Análise Estatística

    O curso abordará a linguagem da estatística descritiva, tratará de amostragem e experimentos focados na realidade do varejo, tratando dos testes estatísticos para validação de conclusões derivadas dos experimentos. Estatística descritiva. Testes de hipótese. Análise de agrupamentos. Análise fatorial. Regressões.

    E-commerce

    Novas mídias interativas em negócios de varejo. Links patrocinados, estruturação de operações de venda online, redes de relacionamento e comunicação além da integração das novas mídias a programas de relacionamento com os clientes.

    Experiência de Compra e Visual Merchandising

    Esta disciplina irá discutir a experiência de compra em seu sentido mais amplo e como esses conceitos podem ajudar na criação de valor. Essa disciplina irá apresentar e detalhar o processo de decisão do consumidor no varejo e suas implicações, bem como irá apresentar as atividades de pesquisa e informações de marketing aplicadas ao varejo, como instrumentos de compreensão do comportamento do consumidor. Tratará também de inovação, tendências e ingredientes de sucesso no varejo. Além disso, debaterá a importância do formato, layout, atendimento, organização e apresentação dos produtos nos diversos tipos de organizações varejistas.

    Localização Comercial e Análise de Pontos

    O investimento no ponto comercial normalmente é o maior que o varejista pode fazer e é a partir da escolha acertada do local de implantação da loja que o retorno sobre o investimento feito pode acontecer ou não. Nesta disciplina serão estudados os métodos de análise de pontos comerciais, softwares e sistemas de suporte a essa decisão, bem como os impactos de cada alternativa no retorno sobre esse investimento.

    Prática Baseada em Evidência

    A prática baseada em evidências consiste em tomar decisões através do uso consciencioso, explícito e judicioso das melhores evidências disponíveis de múltiplas fontes, para aumentar a probabilidade de um resultado favorável (BARENDS, 2014).
     
    Esta disciplina oferece uma introdução à Prática Baseada em Evidências (PBE), por meio da apresentação de seus fundamentos e diretrizes, seguida por um exercício de aplicação individual e coletiva desse método e culminando em uma reflexão sobre sua aplicação prática nos contextos profissional e acadêmico. Este processo deve ser entendido como uma demonstração individual da capacidade do aluno para aplicar a PBE em seu foco de interesse.
     
    Esta disciplina será complementada com a elaboração de um Trabalho Aplicado que tem como objetivo consolidar e aplicar os conceitos do curso numa situação identificada pelos alunos.

    Precificação no Varejo

    Com o acirramento da concorrência e a proliferação de produtos, o processo de apreçamento torna-se muito mais complexo e crítico para o sucesso das organizações varejistas. Nessa disciplina, serão apresentadas as principais definições de preços e das estratégias de apreçamento, bem como serão discutidas as dimensões econômico-financeira e comportamental do processo de definição e gestão de preços no varejo.

    Técnicas de Segmentação e Previsão

    Segmentação de clientes, incluindo análise de agrupamentos. Entre as técnicas de previsão tratará da regressão simples e múltipla, abordando os impactos das sazonalidades nesses métodos preditivos.
    Investimento

    Até 17/07/2020

    • R$ 40.702,18 à vista ou até 25X de R$ 1.829,86

    Até 09/09/2020

    • R$ 41.516,22 à vista ou até 25X de R$ 1.866,45
    Processo seletivo

    Informações do processo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que poderá ser realizada presencial ou virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reuniã será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Para conhecer os pré-requisitos dos MBAs clique aqui.  

    ATENÇÃO! É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;

    Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.

    As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • HISTÓRICO ESCOLAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO COM CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO (MÍNIMA DE 1.600 HORAS-AULA.

Contato

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      • Admissão e Matrículas

      E-mail: cursositapeva@fgv.br
      Telefone: 0800 772 2778 (MBA)
      Telefone: 11 3799-3455 (PÓS ADM, Curta e Média duração)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

      • WhatsApp

      Atendimento via WhatsApp:  (11) 96497-7378
      (DISPONÍVEL PARA CANDIDATOS INTERESSADOS NOS CURSOS DE MBA)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 20h30.

    Endereço

    Rua Itapeva, 432, 2º andar, Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01332-000