Master em Administração: Varejo

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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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Unidade: FGV Itapeva

  • Oferta: 70763
    unidade-2190
    Frequência: Semanal
    4as e 5as feiras das 19h15 às 22h45
    Início:20/03/2019
    Data limite de inscrição: 13/03/2019
    Duração: 14 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso
    O varejo vive um momento de transformações profundas. Enquanto a ascensão do comércio online se dá de maneira irreversível, questiona-se fortemente o papel da loja física. Os fabricantes passam a vender diretamente, os aplicativos e celulares interferem no processo decisório e o cliente, imerso nas redes sociais, é influenciado por uma miríade de telas. É fundamental estar preparado para essa realidade omnichannel e nada parece ficar estável como costumava ser. O curso trata ao mesmo tempo de técnicas consagradas no setor e também discute o futuro e as novas tecnologias aplicadas à realidade varejista.

    Você irá adquirir:
    • Visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder de varejo.
    • Conhecimento estratégico sobre os destinos e tendências do varejo, preparando-se melhor para o futuro do setor.
    • Visão holística das atividades empresariais varejistas, com foco na criação de valor para a empresa.


    Primeira aula: 13/03/2019
    Data de início (aula regular): 20/03/2019

    Informações adicionais

    Não será permitido novas matrículas após início do curso.

    Eventuais aulas de reposição, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.



     

    Coordenador Acadêmico: Maurício Gerbaudo Morgado
    Público-alvo

    O Master em Administração: Varejo destina-se a varejistas e seus funcionários, interessados em uma visão aprofundada e integrada da administração de empresas comerciais. Também pode ser cursado por fornecedores de produtos e serviços para o varejo e que estejam interessados em compreender a lógica e o funcionamento do setor.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
      *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
      **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.
    Programa

    Master em Administração: Varejo

    Gestão e Operação de Lojas

    Nos diversos pontos de contato e venda que o processo estratégico de criação e comunicação de valor se torna real e disponível para os consumidores. Por essa, razão a gestão e operação de lojas é elemento crucial para a performance varejista. Essa disciplina irá apresentar o conceito de processos e sua aplicação ao varejo, bem como irá abordar aspectos relacionados à gestão do ponto de venda e das ações de melhoria.

    Mix de Produtos, Marcas e Gerenciamento de Categorias no Varejo

    O objetivo da disciplina é apresentar as principais decisões estratégicas do varejista na definição do mix de produtos e gestão de marcas, bem como: conceituar produtos e serviços e as categorias de produtos de consumo, discutir os critérios que auxiliam na adequada definição do mix e na gerência da linha de produtos, apresentar o panorama atual de marcas próprias no Brasil, debatendo as principais oportunidades e desafios do setor e - sensibilizar os participantes sobre a importância da gestão de marcas, tanto no contexto de mix de produtos quanto no contexto corporativo (marca do varejista). Como o gerenciamento de categorias tem se apresentado como uma ferramenta relevante para ajudar organizações varejistas e indústria a melhor entender e atender seus consumidores, suas técnicas e conceitos serão abordados nessa disciplina.

    Sistemas de Informação no Varejo

    Os avanços da tecnologia representam, ao mesmo tempo, oportunidades e desafios. Especificamente no caso do varejo, os sistemas de informação vêm se tornando cada vez mais críticos na busca de mais eficiência e de melhorias no entendimento e atendimento aos consumidores. A disciplina irá abordar os aspectos básicos dos Sistemas de Informações Gerenciais, bem como irá abordar temas específicos aplicados ao varejo, tais como: negócios eletrônicos, varejo multicanal, CRM, gestão do conhecimento e Business Intelligence e integração B2B.

    Sistemas de Informação no Varejo

    Os avanços da tecnologia representam, ao mesmo tempo, oportunidades e desafios. Especificamente no caso do varejo, os sistemas de informação vêm se tornando cada vez mais críticos na busca de mais eficiência e de melhorias no entendimento e atendimento aos consumidores. A disciplina irá abordar os aspectos básicos dos Sistemas de Informações Gerenciais, bem como irá abordar temas específicos aplicados ao varejo, tais como: negócios eletrônicos, varejo multicanal, CRM, gestão do conhecimento e Business Intelligence e integração B2B.

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Economia Empresarial

    A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    Gestão Estratégica

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC)

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.
     

    Aspectos Jurídicos Aplicados ao Varejo

    As organizações varejistas estão cada vez mais reguladas e fiscalizadas pelo governo e seus diversos órgãos. Essa disciplina abordará os principais tópicos da legislação referentes a tributos, direito do consumidor e legislação trabalhista aplicáveis ao ambiente varejista.

    Comunicação, novas mídias e redes sociais

    A disciplina tem por objetivo apresentar, discutir de forma integrada elementos do marketing varejista e a importância e o papel da propaganda, das relações públicas, da promoção de vendas e das vendas pessoais para as organizações varejistas. Além disso, irá debater os desafios das atividades de trade marketing e da fragmentação e o surgimento de novas mídias e das redes sociais.

    Experimentos e Análise Estatística

    O curso abordará a linguagem da estatística descritiva, tratará de amostragem e experimentos focados na realidade do varejo, tratando dos testes estatísticos para validação de conclusões derivadas dos experimentos. Estatística descritiva. Testes de hipótese. Análise de agrupamentos. Análise fatorial. Regressões.

    Experimentos e Análise Estatística

    O curso abordará a linguagem da estatística descritiva, tratará de amostragem e experimentos focados na realidade do varejo, tratando dos testes estatísticos para validação de conclusões derivadas dos experimentos. Estatística descritiva. Testes de hipótese. Análise de agrupamentos. Análise fatorial. Regressões.

    E-commerce

    Novas mídias interativas em negócios de varejo. Links patrocinados, estruturação de operações de venda online, redes de relacionamento e comunicação além da integração das novas mídias a programas de relacionamento com os clientes.

    Experiência de Compra e Visual Merchandising

    Esta disciplina irá discutir a experiência de compra em seu sentido mais amplo e como esses conceitos podem ajudar na criação de valor. Essa disciplina irá apresentar e detalhar o processo de decisão do consumidor no varejo e suas implicações, bem como irá apresentar as atividades de pesquisa e informações de marketing aplicadas ao varejo, como instrumentos de compreensão do comportamento do consumidor. Tratará também de inovação, tendências e ingredientes de sucesso no varejo. Além disso, debaterá a importância do formato, layout, atendimento, organização e apresentação dos produtos nos diversos tipos de organizações varejistas.

    Localização Comercial e Análise de Pontos

    O investimento no ponto comercial normalmente é o maior que o varejista pode fazer e é a partir da escolha acertada do local de implantação da loja que o retorno sobre o investimento feito pode acontecer ou não. Nesta disciplina serão estudados os métodos de análise de pontos comerciais, softwares e sistemas de suporte a essa decisão, bem como os impactos de cada alternativa no retorno sobre esse investimento.

    Prática Baseada em Evidência

    A prática baseada em evidências consiste em tomar decisões através do uso consciencioso, explícito e judicioso das melhores evidências disponíveis de múltiplas fontes, para aumentar a probabilidade de um resultado favorável (BARENDS, 2014).
     
    Esta disciplina oferece uma introdução à Prática Baseada em Evidências (PBE), por meio da apresentação de seus fundamentos e diretrizes, seguida por um exercício de aplicação individual e coletiva desse método e culminando em uma reflexão sobre sua aplicação prática nos contextos profissional e acadêmico. Este processo deve ser entendido como uma demonstração individual da capacidade do aluno para aplicar a PBE em seu foco de interesse.
     
    Esta disciplina será complementada com a elaboração de um Trabalho Aplicado que tem como objetivo consolidar e aplicar os conceitos do curso numa situação identificada pelos alunos.

    Precificação no Varejo

    Com o acirramento da concorrência e a proliferação de produtos, o processo de apreçamento torna-se muito mais complexo e crítico para o sucesso das organizações varejistas. Nessa disciplina, serão apresentadas as principais definições de preços e das estratégias de apreçamento, bem como serão discutidas as dimensões econômico-financeira e comportamental do processo de definição e gestão de preços no varejo.

    Técnicas de Segmentação e Previsão

    Segmentação de clientes, incluindo análise de agrupamentos. Entre as técnicas de previsão tratará da regressão simples e múltipla, abordando os impactos das sazonalidades nesses métodos preditivos.
    Investimento

    Até 07/12/2018

    • R$ 38.354,57 à vista ou até 25X de R$ 1.724,31

    Até 01/02/2019

    • R$ 39.121,66 à vista ou até 25X de R$ 1.758,80

    Até 20/03/2019

    • R$ 39.904,09 à vista ou até 25X de R$ 1.793,98
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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