Master em Administração: Tecnologia de Informação

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Semanal
    4as e 5as feiras das 19h15 às 22h45/MSP32103-TTI-T3
    Início:28/04/2021
    Data limite de inscrição: 23/04/2021
    14 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
    O uso amplo e intenso de Tecnologia de Informação, tanto pelas organizações como pelos indivíduos, exige que as organizações tratem o uso desta tecnologia como um tema corporativo, que envolve todas as áreas. Neste novo ambiente, a função de TI passa a ser da responsabilidade de todas as áreas, em especial da alta gerência, exigindo um novo tipo de competência para a administração de TI como um recurso corporativo de responsabilidade de todos. Desta forma, a competência em negócio e na relação que este tem com a TI, passa a ser imprescindível para o uso bem sucedido desta tecnologia. A competência tecnológica apenas, já não é suficiente. O conhecimento atual e necessário tem que incluir: TI atual, Novas Tecnologias, Negócio e Gestão. O Master em Administração: Tecnologia de informação tem exatamente este objetivo, aprimorar a competência no vínculo entre negócio e TI, com forte base de conhecimento nestas duas áreas.

    Você irá adquirir:
    • As mais atuais teorias e conceitos, de forma prática e aplicada, das dimensões do uso de Tecnologia de Informação, desde a sua identificação pelos direcionadores de mercado e da organização, até o a entrega de valor no desempenho empresarial.

     

    Primeira aula: 22/04/2021

    Data de início (aula regular): 28/04/2021

    Informações adicionais:
    Eventuais aulas de reposição, provas substitutivas, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.
     

    A FGV é uma instituição de excelência e está classificada como o 5º melhor Think Tank do mundo em 2019.

    Seu corpo docente reúne especialistas influenciadores que promovem e fornecem conhecimentos que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico nacional.

    Coordenador Acadêmico: Rosa Maria Moura Albertin
    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    Master em Administração: Tecnologia de Informação

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Economia Empresarial

    Teoria da oferta e da demanda. Mercados competitivos e não competitivos. Mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. Políticas monetária e fiscal, e estabilização da economia.

    Gestão Estratégica

    Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação

    Conceitos relacionados à área de conhecimento de Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação. Direcionadores do Uso de TI (Mercado, Organização, Indivíduo e TI); Uso de TI; Benefícios do Uso de TI; Vínculo com Desempenho Empresarial; Governança e Administração de TI; visando a sua coerência individual e integrada, estimulando a discussão prática e estruturada de sua aplicação nas empresas.

    Governança e Administração de Tecnologia de Informação

    Conceitos relacionados a governança e administração de Tecnologia da Informação. Governança de TI. Relacionamento com governança corporativa; processo de tomada de decisão; decisões de TI; autoridade e responsabilidade; arquétipos de decisores de TI. Administração de TI: planejamento; organização; pessoal; direção; e controle.

    Gestão Integrada de Processos, Projetos e Pessoas

    Gestão integrada de processos, projetos e pessoas. Pilares essenciais. Pessoas, Gestão de RH e Gestão de Pessoas na Mudança. Resultados e Gestão de Resultados.

    Gerenciamento de Projetos de Tecnologia de Informação

    Fundamentos, as boas práticas, as técnicas, as ferramentas e as tendências da gestão de projetos, mais especificamente para os projetos de TIC.

    Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia de Informação

    Tendências tecnológicas, de comportamento e de negócios, para facilitar a condução das inovações e transformações necessárias nas empresas; o processo de empreender, as características comportamentais de um empreendedor e as ferramentas mais adequadas para quem quer desenvolver uma startup, em termos de identificação de oportunidades, avaliação de riscos, planejamento de negócios e obtenção de recursos.

    Negócios na Era Digital e Transformação Digital

    Conceitos de Negócios na Era Digital e Comércio Eletrônico, entendidos como o uso intenso e amplo de Tecnologia de Informação, tanto de interna como externamente, incluindo a infraestrutura pública de comunicação e informação, a Internet. Aplicação em processos de negócio e integração até o redesenho de processos e mudança de escopo, tendo como base os novos modelos de negócio.

    Prática Baseada em Evidência

    A prática baseada em evidências consiste em tomar decisões através do uso consciencioso, explícito e judicioso das melhores evidências disponíveis de múltiplas fontes, para aumentar a probabilidade de um resultado favorável (BARENDS, 2014).
     
    Esta disciplina oferece uma introdução à Prática Baseada em Evidências (PBE), por meio da apresentação de seus fundamentos e diretrizes, seguida por um exercício de aplicação individual e coletiva desse método e culminando em uma reflexão sobre sua aplicação prática nos contextos profissional e acadêmico. Este processo deve ser entendido como uma demonstração individual da capacidade do aluno para aplicar a PBE em seu foco de interesse.
     
    Esta disciplina será complementada com a elaboração de um Trabalho Aplicado que tem como objetivo consolidar e aplicar os conceitos do curso numa situação identificada pelos alunos.

    Sistemas de Informações

    Conceitos de sistemas de informações, no seu conceito mais amplo. Tratamento de processos e informações, nas suas várias formas de uso de tecnologia de informação.

    Tecnologias Emergentes

    Processos de criação e assimilação, quanto às próprias características das tecnologias emergentes no contexto dos negócios. Discussões sobre tecnologias emergentes. Criação, adoção e efetiva utilização de novas tecnologias de informação e comunicação; Desenvolvimento de serviços inovadores com propostas de valor ampliadas; estruturação de novos arranjos de negócio; mudanças propiciadas, entre outras. Construção de cenários, ampliar as perspectivas de análise ao mesmo passo em que se identificam os principais desafios e as oportunidades mais promissoras tanto para as empresas quanto para os indivíduos.

    Tecnologia de Informação, Estratégia e Competitividade

    Processo de alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação com o negócio, gestão de mudança, estratégia de negócio, comportamento organizacional e valor do uso de TI.

    Tecnologia de Informação nas Empresas

    Níveis de uso tecnologia de informação nas empresas, e as consequências inerentes à existência deste uso. Comparações com mercado e setor. Fontes e estrutura para análise interna.

    Uso de Informação e Conhecimento

    Conceitos e técnicas que interferem e auxiliam nos modelos de gestão de conhecimento e de gestão baseado em dados (business analytics) e data science, maximizar valor a partir do gerenciamento da informação, novos modelos de negócios e novos produtos e serviços.
    Investimento

    Até 29/01/2021

    • R$ 40.702,18 à vista ou até 30X de R$ 1.457,13

    Até 22/04/2021

    • R$ 41.516,22 à vista ou até 30X de R$ 1.486,28
    Processo seletivo

    Informações do processo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que poderá ser realizada presencial ou virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Para conhecer os pré-requisitos dos MBAs clique aqui.  

    ATENÇÃO! É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;

    Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.

    As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
      • Admissão e Matrículas

      E-mail: cursositapeva@fgv.br
      Telefone: 0800 772 2778
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

      • WhatsApp

      Atendimento via WhatsApp:  (11) 96497-7378
      (DISPONÍVEL PARA CANDIDATOS INTERESSADOS NOS CURSOS DE MBA)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

      • WhatsApp

      Atendimento via WhatsApp  (11) 94152-3544
      (DISPONÍVEL PARA CANDIDATOS INTERESSADOS NOS CURSOS CURTA E MÉDIA DURAÇÃO (PRESENCIAL E LIVE) PARA AS TURMAS DE SÃO PAULO/SP)
      Atendimento de 2ª a 6ª, das 8h às 17h.

    Endereço

    Rua Itapeva, 432, 2º andar, Bela Vista - São Paulo - SP - CEP: 01332-000