Master em Administração: Tecnologia de Informação

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
Escolha seu curso

Unidade: FGV Itapeva

  • Oferta: 70762
    unidade-2190
    Frequência: Semanal
    4as e 5as feiras das 19h15 às 22h45
    Início:20/03/2019
    Data limite de inscrição: 13/03/2019
    Duração: 14 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso
    O uso amplo e intenso de Tecnologia de Informação, tanto pelas organizações como pelos indivíduos, exige que as organizações tratem o uso desta tecnologia como um tema corporativo, que envolve todas as áreas. Neste novo ambiente, a função de TI passa a ser da responsabilidade de todas as áreas, em especial da alta gerência, exigindo um novo tipo de competência para a administração de TI como um recurso corporativo de responsabilidade de todos. Desta forma, a competência em negócio e na relação que este tem com a TI, passa a ser imprescindível para o uso bem sucedido desta tecnologia. A competência tecnológica apenas, já não é suficiente. O conhecimento atual e necessário tem que incluir: TI atual, Novas Tecnologias, Negócio e Gestão. O Master em Administração: Tecnologia de informação tem exatamente este objetivo, aprimorar a competência no vínculo entre negócio e TI, com forte base de conhecimento nestas duas áreas.


    Você irá adquirir:

    • As mais atuais teorias e conceitos, de forma prática e aplicada, das dimensões do uso de Tecnologia de Informação, desde a sua identificação pelos direcionadores de mercado e da organização, até o a entrega de valor no desempenho empresarial.

     


    Primeira aula: 13/03/2019
    Data de início (aula regular): 20/03/2019

    Informações adicionais

    Não será permitido novas matrículas após início do curso.

    Eventuais aulas de reposição, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.



     

    Coordenador Acadêmico: Alberto Luiz Albertin
    Público-alvo

    O Master em Administração: Tecnologia de Informação é recomendado para:

    • Graduados em Informática ou em área correlata ou profissionais graduados em áreas não correlatas, que possuem experiência profissional em áreas ligadas à Tecnologia da Informação
    • Profissionais que exercem ou pretendem exercer cargos executivos na área de Tecnologia da Informação.

    Pré-requisitos:

    •Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    •Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    Master em Administração: Tecnologia de Informação

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Economia Empresarial

    A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    Gestão Estratégica

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC)

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.
     

    Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação

    Conceitos relacionados à área de conhecimento de Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação. Direcionadores do Uso de TI (Mercado, Organização, Indivíduo e TI); Uso de TI; Benefícios do Uso de TI; Vínculo com Desempenho Empresarial; Governança e Administração de TI; visando a sua coerência individual e integrada, estimulando a discussão prática e estruturada de sua aplicação nas empresas.

    Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação

    Conceitos relacionados à área de conhecimento de Dimensões do Uso de Tecnologia de Informação. Direcionadores do Uso de TI (Mercado, Organização, Indivíduo e TI); Uso de TI; Benefícios do Uso de TI; Vínculo com Desempenho Empresarial; Governança e Administração de TI; visando a sua coerência individual e integrada, estimulando a discussão prática e estruturada de sua aplicação nas empresas.

    Governança e Administração de Tecnologia de Informação

    Conceitos relacionados a governança e administração de Tecnologia da Informação. Governança de TI. Relacionamento com governança corporativa; processo de tomada de decisão; decisões de TI; autoridade e responsabilidade; arquétipos de decisores de TI. Administração de TI: planejamento; organização; pessoal; direção; e controle.

    Gestão Integrada de Processos, Projetos e Pessoas

    Gestão integrada de processos, projetos e pessoas. Pilares essenciais. Pessoas, Gestão de RH e Gestão de Pessoas na Mudança. Resultados e Gestão de Resultados.

    Gerenciamento de Projetos de Tecnologia de Informação

    Fundamentos, as boas práticas, as técnicas, as ferramentas e as tendências da gestão de projetos, mais especificamente para os projetos de TIC.

    Inovação e Empreendedorismo em Tecnologia de Informação

    Tendências tecnológicas, de comportamento e de negócios, para facilitar a condução das inovações e transformações necessárias nas empresas; o processo de empreender, as características comportamentais de um empreendedor e as ferramentas mais adequadas para quem quer desenvolver uma startup, em termos de identificação de oportunidades, avaliação de riscos, planejamento de negócios e obtenção de recursos.

    Negócios na Era Digital e Transformação Digital

    Conceitos de Negócios na Era Digital e Comércio Eletrônico, entendidos como o uso intenso e amplo de Tecnologia de Informação, tanto de interna como externamente, incluindo a infraestrutura pública de comunicação e informação, a Internet. Aplicação em processos de negócio e integração até o redesenho de processos e mudança de escopo, tendo como base os novos modelos de negócio.

    Prática Baseada em Evidência

    A prática baseada em evidências consiste em tomar decisões através do uso consciencioso, explícito e judicioso das melhores evidências disponíveis de múltiplas fontes, para aumentar a probabilidade de um resultado favorável (BARENDS, 2014).
     
    Esta disciplina oferece uma introdução à Prática Baseada em Evidências (PBE), por meio da apresentação de seus fundamentos e diretrizes, seguida por um exercício de aplicação individual e coletiva desse método e culminando em uma reflexão sobre sua aplicação prática nos contextos profissional e acadêmico. Este processo deve ser entendido como uma demonstração individual da capacidade do aluno para aplicar a PBE em seu foco de interesse.
     
    Esta disciplina será complementada com a elaboração de um Trabalho Aplicado que tem como objetivo consolidar e aplicar os conceitos do curso numa situação identificada pelos alunos.

    Sistemas de Informações

    Conceitos de sistemas de informações, no seu conceito mais amplo. Tratamento de processos e informações, nas suas várias formas de uso de tecnologia de informação.

    Tecnologias Emergentes

    Processos de criação e assimilação, quanto às próprias características das tecnologias emergentes no contexto dos negócios. Discussões sobre tecnologias emergentes. Criação, adoção e efetiva utilização de novas tecnologias de informação e comunicação; Desenvolvimento de serviços inovadores com propostas de valor ampliadas; estruturação de novos arranjos de negócio; mudanças propiciadas, entre outras. Construção de cenários, ampliar as perspectivas de análise ao mesmo passo em que se identificam os principais desafios e as oportunidades mais promissoras tanto para as empresas quanto para os indivíduos.

    Tecnologia de Informação, Estratégia e Competitividade

    Processo de alinhamento estratégico da Tecnologia da Informação com o negócio, gestão de mudança, estratégia de negócio, comportamento organizacional e valor do uso de TI.

    Tecnologia de Informação nas Empresas

    Níveis de uso tecnologia de informação nas empresas, e as consequências inerentes à existência deste uso. Comparações com mercado e setor. Fontes e estrutura para análise interna.

    Uso de Informação e Conhecimento

    Conceitos e técnicas que interferem e auxiliam nos modelos de gestão de conhecimento e de gestão baseado em dados (business analytics) e data science, maximizar valor a partir do gerenciamento da informação, novos modelos de negócios e novos produtos e serviços.
    Investimento

    Até 07/12/2018

    • R$ 38.354,57 à vista ou até 25X de R$ 1.724,31

    Até 01/02/2019

    • R$ 39.121,66 à vista ou até 25X de R$ 1.758,80

    Até 20/03/2019

    • R$ 39.904,09 à vista ou até 25X de R$ 1.793,98
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

Contato