Master em Administração: Sustentabilidade

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São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
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Unidade: FGV Itapeva

  • Oferta: 70761
    unidade-2190
    Frequência: Semanal
    4as e 5as feiras das 19h15 às 22h45
    Início:20/03/2019
    Data limite de inscrição: 13/03/2019
    Duração: 14 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso
    Mais do que um conjunto de conceitos e ferramentas, Sustentabilidade é uma forma de fazer e de se pensar negócios. O curso proporciona a você uma formação em gestão para o século XXI, cujo cenário global de crescente consumo per capita, de maior complexidade social e de problemas ambientais em escala, nos coloca o desafio de gerir negócios a partir de um novo paradigma, o da sustentabilidade.

    Você irá adquirir:

    • Conhecimentos sobre gestão estratégica de organizações
    • Conhecimento sobre os conceitos e dilemas da Sustentabilidade com visão crítica, fundamentada e sistêmica
    • Ampla visão sobre os principais debates da sustentabilidade e seus impactos na gestão organizacional e na sociedade
    • Capacidade de identificar, compreender e aplicar técnicas e ferramentas que integram a perspectiva da sustentabilidade a práticas de gestão organizacional
    • Habilidades para analisar alternativas e tomar decisões coerentes com a              complexidade envolvida nas questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável.
    •  Habilidade de incorporar o diálogo como atitude de abordagem relacional e ética


    Primeira aula: 13/03/2019
    Data de início (aula regular): 20/03/2019

    Informações adicionais

    Não será permitido novas matrículas após início do curso.

    Eventuais aulas de reposição, palestras temáticas e outras atividades extracurriculares podem ser realizadas em outro dia da semana e horário que não os definidos para a aula.

     



     

    Coordenador Acadêmico: FERNANDA CASSAB CARREIRA
    Público-alvo
    O Master em Administração: Sustentabilidade é recomendado para profissionais que buscam um modelo de formação inovador, que combina conhecimento teórico e aplicação prática, por meio de aulas que utilizam novos métodos de ensino-aprendizagem que valorizam o conhecimento de quem participa, proporcionam dinâmicas e trabalhos em grupo conectados à realidade de gestão.

    Pré-requisitos:
     
    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
             * Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
     
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
             **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.
    Programa

    Master em Administração: Sustentabilidade

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Economia Empresarial

    A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    Gestão Estratégica

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC)

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.
     

    Comunicação para Sustentabilidade

    História da mídia voltada para sustentabilidade no Brasil e no mundo. Análise crítica da comunicação institucional, sob o ponto de vista da sustentabilidade. Projeções e tendências.

    Diálogo e Processos Colaborativos

    A construção Social da Realidade. Diálogo. Processos Colaborativos.

    Desenvolvimento Sustentável e Estratégias Empresariais

    Empresas e Desenvolvimento Sustentável. Empresas e Desenvolvimento Sustentável. Integração de sustentabilidade na estratégia empresarial.

    Empreendedorismo, Inovação e PMEs

    Inovação para sustentabilidade, condições propícias para inovação em sustentabilidade. Empreendedorismo e sustentabilidade sendo disseminada pelas pequenas empresas.

    Gestão de Cadeias de Valor

    Temas socioambientais relevantes no âmbito das cadeias de valor. A incorporação de sustentabilidade à gestão das cadeias de valor: motivações, conceitos e modelos. A influência dos diversos stakeholders na cadeia de valor. O papel da certificação socioambiental.

    Gestão Organizacional e Mudanças Climáticas

    Mitigação de emissões. Gestão de emissões na cadeia de valor. Adaptação às mudanças climáticas. Estratégias de adaptação às mudanças climáticas. O papel do conhecimento na agenda de adaptação no Brasil.

    Investimento Social Privado: Mobilizando Recursos Privados para Fins de Interesse Público

    ISP: histórico global e no Brasil. O que é, quem faz, conceitos-chave, tipos, temáticas. Principais pesquisas sobre ISP (Censo GIFE e Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC - Comunitas). Tendências e fronteiras do conhecimento e da gestão sobre ISP no Brasil. Alinhamento entre ISP e o negócio. Alinhamento entre o ISP e as políticas públicas e Governança e transparência do ISP no Brasil: principais atores e regulações.

    Mercado Financeiro e Meio Ambiente

    Conceitos de mercado financeiro (crédito, investimentos e seguros). Incorporação de aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa (environmental, social and corporate governance ou ESG, em inglês) no processo de tomada de decisão de gestores.

    Prática Baseada em Evidência

    A prática baseada em evidências consiste em tomar decisões através do uso consciencioso, explícito e judicioso das melhores evidências disponíveis de múltiplas fontes, para aumentar a probabilidade de um resultado favorável (BARENDS, 2014).
     
    Esta disciplina oferece uma introdução à Prática Baseada em Evidências (PBE), por meio da apresentação de seus fundamentos e diretrizes, seguida por um exercício de aplicação individual e coletiva desse método e culminando em uma reflexão sobre sua aplicação prática nos contextos profissional e acadêmico. Este processo deve ser entendido como uma demonstração individual da capacidade do aluno para aplicar a PBE em seu foco de interesse.
     
    Esta disciplina será complementada com a elaboração de um Trabalho Aplicado que tem como objetivo consolidar e aplicar os conceitos do curso numa situação identificada pelos alunos.

    Produção e Consumo Sustentáveis: O Novo Contexto da Agenda Internacional e seus Reflexos no Brasil

    Construção histórica da agenda internacional do desenvolvimento. A Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A sustentabilidade como referência para novos paradigmas de produção e consumo. Reflexos deste novo quadro no ambiente de negócios das empresas brasileiras

    Políticas Públicas e Mudanças Climáticas

    Regime Global Mudança do Clima. Política e Planejamento Nacional sobre Mudança do Clima – Foco em Mitigação. Instrumentos econômicos: Precificação de Carbono. Política de Clima e o caso Brasileiro. Adaptação à Mudança do Clima. Planejamento em Adaptação e casos aplicados.

    Territórios, Empresas e Direitos Humanos

    Desenvolvimento sustentável e direitos humanos na inserção de empresas em territórios.
    Investimento

    Até 01/02/2019

    • R$ 39.121,66 à vista ou até 25X de R$ 1.758,80

    Até 20/03/2019

    • R$ 39.904,09 à vista ou até 25X de R$ 1.793,98
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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