PEC - Modelos Estatísticos para Marketing Quantitativo

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Presencial
Escolha seu curso

Unidade: FGV Itapeva

  • Oferta: 71218
    unidade-2190
    Frequência: Semanal
    2as feiras das 19h30 às 22h45
    Início:11/03/2019
    Data limite de inscrição: 08/03/2019
    Duração: 3 meses
    Carga Horária: 60 horas/aula
  • Sobre o curso
    Na era da ciência de dados, métodos quantitativos e analytics são essenciais para qualquer profissional de marketing. O curso  apresenta a você os fundamentos da estatística multivariada empregados em modelos mercadológicos avançados. A ênfase é na aplicação das técnicas e no estímulo à intuição para o entendimento dos conceitos, evitando-se desenvolvimentos matemáticos. O curso é fortemente no estilo hands-on, com ênfase em aulas no laboratório, onde se utilizarão os softwares Excel e R para análise e discussão dos casos, essencialmente prático, com treinamento do uso das ferramentas em laboratório.

    Você irá adquirir:

    • Conhecimento sobre as principais técnicas utilizadas em marketing quantitativo;
    • Capacidade de entender e criticar análises quantitativas de seus clientes e parceiros de outras áreas da empresa;
    • Habilidades práticas de utilização de ferramentas computacionais de análise de dados;
    • Habilidade para construir modelos de previsão de vendas, churn, fraudes, propensão de compra, bem como segmentação de clientes a partir de uma base de dados;
    • Conhecimento sobre os principais conceitos estatísticos aplicados à pesquisa de campo e modelagem.
    Público-alvo
    Profissionais envolvidos com database marketing, marketing de relacionamento, modelos mercadológicos, inteligência de mercado e data science aplicado ao marketing. Tipicamente, os seguintes grupos de profissionais costumam aproveitar bem o curso:

    a) profissionais de marketing que desejam aplicar conceitos de data science para seus problemas;
    b) profissionais que trabalham em institutos de pesquisa e precisam aprender as várias técnicas estatísticas para lidarem com os dados pesquisados;
    b) profissionais que trabalham em empresas e precisam ser capazes de dialogar com os institutos de pesquisa;
    c) profissionais que fazem suas próprias pesquisas internamente nas empresas e precisam tratar os dados estatisticamente, para a tomada de decisões;
    d) profissionais já formados em Estatística e que precisam se atualizar ou construir uma ponte com a aplicação aos problemas práticos do Marketing.
    Exige-se que o aluno tenha formação superior, preferencialmente nas áreas de Administração, Economia, Comércio Exterior, Engenharia, Matemática, Ciências da Computação ou áreas similares. Todavia, alunos com formação superior em outras áreas também podem se beneficiar com o curso, desde que tenham vivência com problemas de marketing em empresas.
    Não são exigidos conhecimentos prévios em Estatística ou no uso do software estatístico "R".  Todavia, é fundamental que o aluno tenha experiência prática com o uso de Excel (precisa estar familiarizado com o uso de fórmulas, filtros, recursos de ordenação, etc., mas não é necessário conhecimento de VBA).
    Programa

    PEC - Modelos Estatísticos para Marketing Quantitativo

    Surveys, Experimentos e Testes Estatísticos Aplicados em Marketing

    Este módulo será ministrado parte em sala de aula (8h) e parte em laboratório (8h). Em sala de aula, serão discutidas algumas técnicas utilizadas no mercado para coletas de dados apropriadas para surveys e as principais limitações. Também serão discutidos: os principais testes estatísticos utilizados em marketing; conceitos de experimentos e inferência estatística; cálculo de tamanho de amostra, margem de erro e evidências estatísticas. No laboratório, os participantes, com auxílio do computador, realizarão testes estatísticos em bases de dados fornecidas. 

    Previsão Baseada em Análise de Regressão: Técnicas, Escolha de Variáveis e Interpretação dos Resultados

    Este módulo será ministrado parte em sala de aula (10h) e parte em laboratório (10h) e tem como objetivo capacitar os participantes a construir e analisar modelos de previsão de demanda, satisfação e outras variáveis importantes no marketing, utilizando regressão linear simples e múltipla. Neste tópico também se discutirá como construir modelos com sazonalidade e como contemplar eventos nos modelos de previsão. Relações não-lineares também serão abordadas. Os participantes utilizarão bases de dados para construir e analisar modelos de regressão, para fins de previsão, utilizando Excel e outro software com mais recursos.

    Segmentação de Mercado

    Este módulo será ministrado parte em sala de aula (2h) e parte em laboratório (2h). Em sala de aula, serão discutidas técnicas quantitativas de segmentação e de descrição dos segmentos obtidos. No laboratório, os participantes farão segmentação de clientes, com base em ferramentas estatísticas, utilizando diferentes bases de dados: comportamentais e atitudinais.

    Análise de Propensão Baseada em Modelos Discriminantes: Técnicas, Escolha de Variáveis e Otimização

    Este módulo será ministrado parte em sala de aula (6h) e parte em laboratório (6h) e tem como objetivo capacitar os participantes a aplicar, analisar e comparar técnicas estatísticas (regressão logística e árvores de decisão) para avaliação de propensão de compra e churn, dentre outras. Os participantes utilizarão bases de dados para construir e analisar modelos de propensão utilizando softwares estatísticos.

    Discussão de Casos Práticos

    Este módulo será ministrado parte em sala de aula (6h) e parte em laboratório (2h). Serão apresentados casos práticos de marketing quantitativo e os alunos apresentarão análises a partir de problemas reais de suas empresas, utilizando as técnicas trabalhadas no curso. Algumas técnicas estatísticas complementares serão ainda abordadas no final do curso, para aplicação prática pelos participantes.
    Investimento

    Até 15/02/2019

    • R$ 5.321,40 à vista ou até 6x R$ 909,11

    Até 11/03/2019

    • R$ 5.587,47 à vista ou até 6x R$ 954,56
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

Contato