Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas

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São Paulo, SP
Modalidade: Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
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  • Frequência: Semanal
    2ª das 19h às 22h30|MSP32126-ADVPP2021-2
    Início:20/09/2021
    Data limite de inscrição: 15/09/2021
    4 meses
    Carga Horária: 64 horas/aula
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  • Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência

    Advocacy é o conjunto de ações realizadas por organizações da sociedade civil, estrategicamente definidas e articuladas, com o objetivo de influenciar aqueles que possuem poder para decidir, a fim de que promovam mudanças nas políticas públicas municipais, regionais, nacionais e internacionais. Em um momento em que direitos sociais estão em risco de desconstrução, o Advocacy tornou-se uma ferramenta essencial para evitar retrocessos. O curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas proporciona ao estudante ferramental teórico e prático para potencializar a possibilidade de formação de novas agendas no ciclo de políticas públicas, garantindo, assim, maior impacto em ações de Advocacy. Baseado na metodologia de ensino e aprendizagem Problem Based Learning (PBL), o curso leva o aluno a exercitar a elaboração, o planejamento e a execução de um plano de ação de Advocacy e, com isso, capacita-o a contribuir para que mudanças sociais se concretizem.

    Você irá:

    • desenvolver ampla visão sobre como o Advocacy tem sido utilizado no Brasil e no mundo;
    • conhecer a estrutura, o funcionamento e o processo decisório estatal em suas três esferas de competência: municipal, estadual e federal;
    • construir visão estratégica sobre comunicação de causas, o que inclui conhecer os princípios do engajamento e estratégias e táticas para mobilização de públicos;
    • conhecer as ferramentas de planejamento e gestão para ações de Advocacy.
    Coordenador Acadêmico: Andréa Cristina Oliveira Gozetto
    Público-alvo

    O curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas é indicado para profissionais que atuam em organizações da sociedade civil (institutos, fundações, associações de classe, associações setoriais, sindicatos, movimentos sociais, coletivos etc.) que trabalham ou têm interesse em trabalhar com Advocacy.

    Programa

    Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas

    Advocacy e Mudança Social

    Módulo 1: Boas práticas de Advocacy no Brasil • Organização da sociedade civil, apresentação de um case de sucesso Módulo 2: Fundamentos do Advocacy • Conceituação de Advocacy • Advocacy e termos correlatos: incidência política, lobby e ativismo • Tipos de Advocacy • Abordagens de Advocacy • Obstáculos e tendências do Advocacy para transformação social • Legitimidade e representatividade: os desafios do Advocacy Módulo 3: Fundamentos de Políticas Públicas • Campo de administração e políticas públicas • Conceito de políticas públicas e nós conceituais • Tipologias e modelos de análise de políticas públicas • Ciclo de políticas públicas Módulo 4: Definição e forma de construção da Teoria de Mudança • Metodologia para construção do plano de ação; • Teoria de mudança • Definição do problema: necessidades de Bradshaw • Pesquisa • Compreensão do problema • Definição do problema a ser endereçado pelos participantes

    Planejamento Estratégico de Advocacy: Comunicação

    Módulo 1: Identificação do público-alvo • Conceito de stakeholder • Mapeamento, classificação e priorização de stakeholders • Matriz de poder e interesse • Mapa e desenho de rede de influências, planejamento de estratégia de influência Módulo 2: Elaboração da sua mensagem • Teoria da comunicação • Comunicação de causas: estratégias, inovações e desafios de engajar quem pensa diferente • Âmbitos e fluxos da comunicação para mobilização da sociedade civil • Boas práticas de uso da mídia (tradicional e digital) para mobilização da sociedade civil em campanhas de Advocacy Módulo 3: Escolha dos mensageiros • Importância da mensagem para Advocacy • Elementos essenciais da mensagem: como elaborar mensagens que se destacam • Mensagem: legitimidade, representatividade e influência • Técnicas para apoiar a construção da mensagem • Forma de refinar a mensagem para cada tipo de stakeholder • Narrativa central: o que é, para o que serve e componentes • Fases de uma campanha de comunicação de Advocacy Módulo 4: Workshop Final • Etapa em que se coloca em prática tudo o que foi aprendido durante o curso. Os participantes apresentarão um plano de ação de Advocacy e um plano de comunicação para Advocacy e receberão contribuições de profissionais experientes com vistas a aprimorar o trabalho realizado.

    Planejamento Estratégico de Advocacy: estratégias e táticas

    Módulo 1: Abordagens de Advocacy • Pesquisa; Colaboração; Persuasão direta; Construção de base de apoio (coalizões, parcerias); Pressão de rua Módulo 2: Articulação Política • Diferenças na incidência na Câmara dos Deputados e no Senado Federal • Perfis de interlocutores: assessorias, lideranças, secretarias, parlamentares, frentes parlamentares, presidências • Timing da incidência • Elaboração: nota técnica, fact sheet, emendas, substitutivos • Itens a apresentar: pautas propositivas e reativas Módulo 3: Litígio Estratégico • Advocacy no sistema de Justiça: litígio estratégico; litígio estratégico e comunicação amicus curiae; diálogo extrajudicial; audiências públicas • Advocacy em organismos internacionais Módulo 4: Workshop • Etapa em que se coloca em prática tudo o que foi aprendido até então. Os participantes apresentarão o plano de ação de Advocacy que estão construindo e receberão contribuições dos experientes profissionais que têm compartilhado seu conhecimento nessa caminhada. O objetivo do workshop intermediário é propiciar um momento de reflexão sobre os caminhos definidos, com vistas a aprimorar o trabalho realizado.

    Planejamento Estratégico de Advocacy: inteligência política

    Módulo 1: Construção de uma Teoria de mudança • Razões para desenvolver uma estratégia de Advocacy • Pesquisa e Advocacy • Teoria da Mudança: problema x impactos de longo prazo Módulo 2: Escolha de sua prioridade e especificação do seu objetivo de Advocacy • Objetivo de Advocacy e Resultados Intermediários • Exercícios Práticos Módulo 3: Estado e Governo • Estrutura, funcionamento e atribuições do Estado • Estrutura e competência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil • Processo legislativo e implementação de leis e políticas públicas Módulo 4: Mapeamento do processo decisório • Processo decisório estatal • Mapeamento do processo decisório: mapeamento de políticas públicas (identificação, priorização e gerenciamento de temas/issues) • Mapeamento legislativo • Mapeamento de arenas de poder e interlocutores • Métodos e rotinas do monitoramento legislativo
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você terá direito ao certificado no formato impresso, que permite comprovar a conclusão do curso.

    Para isso você solicita a emissão do seu certificado e retira na secretaria, no prazo de até 45 dias após o encerramento do seu curso.

    Investimento

    Até 05/09/2021

    • R$ 5.440,00 à vista ou até 10X de R$ 556,29

    Até 20/09/2021

    • R$ 6.045,00 à vista ou até 10X de R$ 618,16
    Processo seletivo

    Etapas:

    O processo seletivo compreende em análise curricular e, em alguns casos, entrevista com o coordenador.

    Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição e realizar o upload do currículo (link disponível no site "INSCREVA-SE"). A equipe do processo seletivo realizará a análise curricular e informará o resultado ao candidato via email.

    Pré-requisitos deste curso:

    • Não há.

    ATENÇÃO!

    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • A análise de perfil tem previsão de resposta de alguns dias e pode variar de acordo com a demanda e o curso escolhido.

     

    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DE GRADUAÇÃO OU DECLARAÇÃO DA EMPRESA

Contato

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