MBA em Estratégias de Comunicação Digital

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São Paulo, SP
Modalidade: Aulas ao vivo presenciais e por webconferência
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  • Frequência: Semanal
    2ª e 3ª das 19h as 22h e sábado das 08h30 as 18h
    Início:28/03/2022
    Data limite de inscrição: 15/03/2022
    14 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Aulas ao vivo presenciais e por webconferência
    Ao longo da última década, o país viu-se imerso em uma série de transformações causadas ou gestadas em ambientes digitais diversos. A política, a mobilização social, o consumo, a cultura e o mercado de maneira geral foram, profundamente, impactados por esse cenário de mudança radical dos fluxos de informação e das possibilidades de comunicação. Ao mesmo tempo, as transformações comunicativas abriram oportunidades para novos negócios e abordagens estratégicas. Na esteira da disseminação tecnológica, diversas associações, empresas e instituições públicas fortaleceram as suas marcas e a sua atuação tanto na sociedade quanto no mercado a partir do uso inteligente de ferramentas proporcionadas pelas plataformas, recursos e meios digitais.

    Você irá adquirir:
    • Entendimento sobre as recentes mudanças na forma como os brasileiros se informam, consomem e se comunicam, a partir da consolidação da internet e das redes sociais como centrais no ecossistema de comunicação;
    • Conhecimento sobre melhores práticas de monitoramento das redes sociais e de uso do big data aplicadas à gestão da comunicação em ambientes digitais e
    • Ampla visão sobre as estratégias de comunicação contemporâneas junto a instituições públicas e privadas.

    Primeira aula: 21/03/2022
    Data de início (aula regular): 28/03/2022

    Horário das aulas:

    • Presencial: Sábado, das 08h30 às 18h. (Um encontro por disciplina) >> Corresponde a 42% do curso (10 hora/aula);
    • Aulas ao vivo por webconferência: 2as e 3as, das 19h às 22h. >> Corresponde a 42% do curso (10 hora/aula);
    • Aulas online gravadas e disponibilizadas por vídeo: sem hora marcada, para fazer no seu tempo >> Corresponde a 16% do curso (04 hora/aula)

    Criado para proporcionar ao participante uma experiência diferenciada, o MBA Blended combina aulas presenciais com aulas ao vivo por webconferência e atividades assíncronas, proporcionando a qualidade FGV, por meio de uma tecnologia moderna. Há interação com os colegas e professores durante todo o curso, network com professores experientes e um único encontro presencial por disciplina.


    Aulas ao vivo via webconferência através da plataforma Zoom.
    Zoom é uma ferramenta utilizada pelos cursos de mestrado e doutorado da FGV desde 2016. Também é bastante aplicado em escolas internacionais.

    Gravação das aulas ao vivo.
    Para que o aluno tenha a oportunidade de rever as aulas, os links ficarão disponíveis até 100 dias após a realização, o que permitirá aproveitar, ao máximo, os conceitos apresentados e a troca de experiências nas aulas.

     

    ESTAMOS PRONTOS PARA RECEBER VOCÊ EM NOSSAS SALAS!

    Respeitando todos os protocolos de segurança, o MBA FGV volta para sala de aula em formato presencial.

    Em parceria com especialistas, foram definidos protocolos de operação para garantir o máximo de segurança para todos. Mediante eventual alteração das condições epidemiológicas, as medidas serão revistas. Estamos preparados para superar limitações e manter a qualidade FGV.

    Público-alvo
    Recomendado para gestores de comunicação de instituições privadas e públicas, jornalistas, publicitários, relações públicas, cientistas políticos, cientistas sociais, profissionais de campanhas políticas, advogados especializados em Direito na internet e analistas de rede bem como para outros profissionais que queiram expandir os seus conhecimentos de gestão estratégica em comunicação digital.

    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA em Estratégias de Comunicação Digital

    Análise de Dados

    Revisão de probabilidade. Estatística básica. Estatística descritiva.  Estimadores e modelo estatístico. Testes de hipótese. Estimação de intervalos. Análise de variância. Desenho e avaliação de testes A/B e surveys. Fundamentos do modelo de regressão linear. Método dos mínimos quadrados e hipóteses sobre o modelo linear.

    Antropologia das Práticas de Consumo

    Mito, ritual e ideologia. Etnocentrismo. Cultura como sistema de significação. Meios, mediações e comunicação de massa. Consumo, publicidade e Antropologia na contemporaneidade. Pensamento antropológico aplicado ao comportamento do consumidor.

    Comunicação Digital: Teoria e Prática

    Da comunicação de massa à comunicação digital. Novas práticas de comunicação em ambientes digitais. Transformação digital do mercado da comunicação. Plataformas e ecossistema da comunicação digital. Democracia e comunicação política on-line.

    Ciência de Dados

    Conceitos relativos a dados. Dados experimentais e observacionais. Pré-processamento de dados. Modelos não supervisionados e as suas aplicações. Construção de modelos de classificação para solucionar problemas de negócio e pesquisa. Softwares e ferramentas de MD.

    Casos de Estratégia Digital

    Comunicação aplicada a organizações complexas. Agenda setting e desenho de pesquisa com bases públicas. Estratégias digitais de think tanks. Pesquisa aplicada. Comunicação aplicada a startups. Novas organizações de mídia. Produção de conteúdo audiovisual.

    Comunicação Institucional

    Comunicação nas organizações. Política de comunicação integrada em organizações públicas e privadas. Técnicas de comunicação interna e dirigida nas mídias impressa e eletrônica. Instrumentos de assessoria de comunicação. Gestão estratégica da informação.

    Design e Visualização de Dados

    Visualização de dados, sociedade e campo da Comunicação. Literacia em dados (tipos de dados, boas práticas de organização e taxonomia dos gráficos). Literacia visual (Design da Informação, codificação visual e UI/UX). Abordagem centrada no usuário (definição do público, roteiro e storytelling). Produtos de dados (formatos de visualização e prototipação).

    Empreendedorismo Digital

    Marketing digital. Gestão de pessoas. Empreendedorismo e inovação. Modelos de negócio digitais contemporâneos. Consumo no ambiente digital. Empreendedorismo digital e planejamento de negócios. Elaboração de projetos.

    Economia e Indústria Criativa

    Indústria criativa: definição e conceitos. Modelos de negócio e indústria criativa. Economia colaborativa. Políticas públicas e indústria cultural.

    Economia Política da Internet

    Economia Política da Comunicação. Datificação da sociedade, trabalho informacional e novos modelos de negócios digitais. Capitalismo informacional e o fechamento da internet. Plataformização, governança algorítmica e economia da atenção. Contestando o capitalismo de vigilância: movimentos-rede, comunicação de guerrilha e guerras híbridas. Democracia digital. Respondendo a forças disruptivas: autorregulação versus regulação. Respostas corporativas para um ambiente global em mudança.

    Gestão de Business Intelligence em Comunicação

    Integração dos processos empresariais aos modelos de monitoramento e acompanhamento. Elaboração e implantação de indicadores e painéis de controle. Ferramentas de business intelligence e big data. Integração dos níveis tático e operacional à estratégia empresarial. Planejamento estratégico e metodologias de gestão estratégica.

    Internet e Práticas de Consumo

    Globalização, internet e consumo. Web 2.0 e emergência das mídias digitais. Plataformas de colaboração. Pirataria e modificações estruturais. Tendências em publicidade, trabalho e negócios digitais. Big data. Novos modelos de negócio. Reestruturações publicitárias e relações de trabalho. Comunicação centrada no usuário. Gigantes tecnológicas e cenário econômico global.

    Pesquisa Aplicada em Comunicação Digital

    Aplicação prática da ciência: paradigmas, conceitos e fundamentos. Desenho da pesquisa aplicada no campo da Comunicação. Métodos científicos tradicionais e digitais. Comunicação e a divulgação científicas.

    Pesquisa e Análise em Redes Sociais

    Conceito de rede social. Laços fortes e laços fracos. Comunidades e interação virtual. Diferentes tipos de centralidade em rede. Conexão preferencial. Individualismo, cooperação e redes sociais. Principais modelos de análise de redes sociais. Algoritmos, plataformas e aplicativos. 

    Sociologia da Comunicação

    Comunicação como fundamento da sociabilidade. Internet e sociedade. Comunicação e a Sociologia Digital. Comunicação de massa e os novos media. Atalhos informativos: líderes de opinião e comunicação interpessoal on-line. Formação na opinião pública em tempos de mídias sociais. Midiatização.

    Storytelling

    Narrativas, historiografia e produção da história. Mitos, lendas, referências culturais e folclore. Papel simbólico de arquétipos e construções estabelecidas. Universalidade da narrativa, atores e papéis fundamentais dos gêneros narrativos. Sujeitos, engajamentos, motivações e objetos. Estruturas narrativas: conceitos, abordagens teóricas e articulação prática. Técnicas de storytelling e roteiro com dados. Concepção de peças publicitárias e de comunicação institucional. Sistemas de valor social e identidade narrativa. Novos formatos narrativos para mídias digitais. Técnicas de storytelling baseadas em grandes conjuntos de dados.

    Tópicos Avançados em Redes Sociais

    Estruturas de organização e comunicação em redes sociais. Interlocução entre práticas culturais, pontos de vista e relações de poder para a produção, disseminação e recepção de informações no ambiente digital. Desinformação e ameaças à democracia: regulação, identificação e proteção. Fundamentos de linguística aplicada para a pesquisa em redes sociais e análise de big data. Procedimentos e métodos de pesquisa em plataformas digitais.

    Tópicos em Economia para Comunicação

    Conceitos fundamentais de Economia. Concorrência e estrutura de mercado. Falhas de mercado e regulação. Tecnologia da Informação e externalidade de rede. Tópicos especiais para Comunicação.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Blended, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Investimento

    Até 28/03/2022

    • R$ 43.592,03 à vista ou até 30x de R$ 1.560,59
    Processo seletivo

    Informações do processo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que poderá ser realizada presencial ou virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Para conhecer os pré-requisitos dos MBAs clique aqui.  

    ATENÇÃO! É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;

    Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.

    As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

    Atenção: o prazo limite de inscrição é informado no site: candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada,  é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.

    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

Contato

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  • Admissão e Matrículas

    E-mail :

    cursopresencialsp@fgv.br

    Telefone:

    (11) 3799-3455

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    Atendimento:

    Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
    Relacionamento com o Aluno

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    Atendimento via Whatsapp
    Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
    Assistente Virtual
    Disponível 24h.

    Endereço

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