MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
São Paulo, SP
Modalidade: Blended (semipresencial)
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Semanal
    Sábado, 2ª e 3ª por webconferência e 4ª e 5ª presencial
    Início:06/04/2024
    Data limite de inscrição: 04/04/2024
    Duração: 18 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Blended (semipresencial)

    Cursos com aulas presenciais e aulas ao vivo, por meio de computador ou dispositivo móvel, em dias marcados.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação é um programa exclusivo, criado para profissionais que aspiram à liderança no dinâmico mundo da tecnologia da informação. Ele oferece uma fusão entre conhecimentos de gestão de negócios e tecnologia, preparando líderes do futuro para enfrentar desafios contemporâneos, tomar decisões estratégicas, gerir equipes multidisciplinares e implementar novas tecnologias, em ambientes corporativos mutantes.

    Competências-chave a serem desenvolvidas:
    • aplicar técnicas avançadas de IA e algoritmos de machine learning para resolução de problemas complexos de negócios;
    • desenvolver estratégias robustas para proteção de dados e de informações críticas contra ameaças cibernéticas;
    • compreender as leis e regulamentações que impactam o mundo digital;
    • liderar a inovação e implementação de tecnologias disruptivas, como IoT, blockchain, entre outras, visando à melhoria de processos e negócios;
    • compreender os princípios econômicos da economia digital e a sua influência nas estratégias e operações de negócios;
    • desenvolver estratégias para gestão de recursos de TI;
    • usar analytics para análise de dados e orientação de decisões.

     

    Sobre o início das aulas: 

    1ª aula: 02/04/2024
    Data de início (aula regular): 06/04/2024

    Cronograma completo do curso, clique aqui.

    Coordenador Acadêmico: André Baptista Barcaui
    Programa

    MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

    Agilidade nos negócios e projetos

    Introdução à agilidade. Manifesto ágil. Valores e princípios ágeis. Filosofia Lean. Método Kanban. Lead time do fluxo de trabalho. Limitações de WIP. Framework Scrum. Papéis no Scrum. Cerimônias Scrum. Artefatos usados no Scrum. Estimativas ágeis. Gráficos de controle. Scrumban. Lean startup. Objective and key results (OKR). Escalada ágil. Agilidade nos negócios.

    Análise de viabilidade de projetos

    Matemática Financeira. Contextualização do conceito de um projeto de investimento. Aplicação das metodologias na avaliação de projetos de investimento. Análise de cenários e tipos de risco. Identificação das metodologias destinadas à aplicabilidade em projetos com montante de investimento e vida útil iguais e diferentes.

    Direito digital

    Constituição Federal e a tecnologia da informação. Marco Civil da Internet. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Propriedade intelectual e contratos eletrônicos. Privacidade. Direito ao esquecimento.

    Economia digital

    História e evolução da economia. Economia agrícola. Economia industrial. Economia digital. Lei dos retornos crescentes versus lei dos retornos decrescentes (Lei de Marshall). Transformando conhecimento em negócio. Avaliação da performance empresarial na economia digital. Papel da tecnologia. Mudança nas relações de trabalho. Empresas baseadas no conhecimento. Papel da economia digital no mundo. Índice NASDAQ. Papel da economia digital no Brasil.

    Empreendedorismo e gestão da inovação

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Gerenciamento de projetos em TI

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências do gerente de projetos. Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.

    Gestão da segurança da informação

    Visão sistêmica executiva de segurança da informação. Estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Ameaças. Impactos. Análise de riscos, privacidade e outras medidas de gestão de riscos da informação.

    Gestão de competências na era digital

    Conhecimento e verdade. Juízo de fato e juízo de valor. Sentimentos e percepções. Cultura organizacional e o desenvolvimento de competências. Gestão multigeracional. Desenvolvimento de competências, habilidades e adaptabilidade. Níveis de maturidade emocional e gestão. Vulnerabilidade e coragem. Comunicação e competências digitais no uso de ferramentas tecnológicas com princípios éticos. Inovação e criatividade. Flexibilidade e a capacidade de reagir e de nos anteciparmos aos imprevistos. Motivação 3.0.

    Governança corporativa de TI

    Estratégia de negócio e TI. Ambiente de TI. Inovação tecnológica. Estrutura organizacional. Posicionamento de TI estrutura de governanças. Papel da governança. ESG versus TI. Integração das governanças e dos desafios. Modelo ITGI. TI bimodal. Motivadores e desafios da implementação. Papel dos riscos na governança de TI. Aceitar/transferir/mitigar/eliminar. Modelos tradicional, hibrido e ágil. Processos e ciclo de vida. Ligação com o PETI. Domínios. Processos. Níveis de maturidade. Estratégia. Desenho. Transição. Operação. Melhoria contínua. BSC. OKR

    Inteligência artificial e machine learning

    História da IA. Evolução das aplicações de IA. Tipos de IA. Considerações sobre ciência de dados. Introdução ao aprendizado de máquina – machine learning (ML). Categorias de aprendizado. Tipos de algoritmo de ML. Seleção de algoritmo com base no modelo de inteligência artificial (IA) a ser desenvolvido. Aplicações e possibilidades relacionadas a cada tipo de algoritmo. Aplicações de IA em diversas áreas da organização. Tipos e modelos de governança em IA. Governança dos ambientes para ciência de dados. Transparência e auditoria. IA e paradoxo da privacidade de dados. Questão da ética na IA. Interpretação versus inteligibilidade. IA e mercado de trabalho.

    Inteligência competitiva e business analytics

    Visão sistêmica do processo de tomada de decisão empresarial. Papel da análise de dados no apoio à tomada de decisão. Caracterização das relações do BA com business intelligence e data science. Identificação de leads. Sistemas de recomendação de produtos para clientes. Identificação de perfis de clientes e people analytics. Análise dos ambientes interno e externo e de dados e variáveis relevantes para o posicionamento estratégico. Principais bases de dados disponíveis e seu uso. Sistemas de apoio à decisão. Fundamentos e principais ferramentas de análise preditiva, prescritiva e descritiva. Análise de texto e web. Processos de tomada de decisão no contexto do BA. Otimização e simulação. Big data.

    Liderança e gestão de equipes

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Marketing digital

    Fundamentos do marketing e novos paradigmas das organizações. Papel da tecnologia da informação nas atividades do marketing. Etapas de um planejamento estratégico de marketing digital e interfaces com gestão de TI. Construção de um diagnóstico de tecnologia para planejamento de marketing digital. Diagnóstico PMED.

    Modelos de negócios digitais

    Definição e tipos de modelos de negócios digitais. Modelos de negócio business-to-consumer (B2C). Análise do papel dos brokers eletrônicos. Sistemas de pagamento eletrônico. Modelos de negócio business-to-business (B2B). Modelos de negócios de economia compartilhada (sharing economy). Modelos de negócios para dispositivos móveis (m-business).

    Negociação e administração de conflitos

    Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

    Tecnologias emergentes

    Análise de tecnologias de ruptura, seu impacto em modelos de negócios existentes e na criação de novos modelos de negócios. Introdução à tecnologia blockchain. Aspectos tecnológicos das redes e serviços em blockchain. Aplicações empresariais da tecnologia blockchain. Introdução à internet das coisas (IoT). Aspectos tecnológicos da internet das coisas. Aplicações empresariais da internet das coisas. Introdução à tecnologia non-fungible token (NFT). Aspectos tecnológicos dos NFTs. Aplicações empresariais dos NFTs. Introdução à realidade virtual e ao metaverso. Aspectos tecnológicos da realidade virtual e do metaverso. Aplicações empresariais da realidade virtual e do metaverso. Riscos e desafios associados a essas tecnologias emergentes.

    Transformação digital

    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
    Investimento

    Até 06/04/2024

    • R$ 42.336,00 à vista ou até 36x de R$ 1.392,24
    Público-alvo

    O MBA Executivo em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação tem como público-alvo profissionais de TI com experiência em gerenciamento de projetos, análise de negócios, desenvolvimento de software ou suporte ao usuário final, que buscam avançar em suas carreiras para cargos de liderança e gestão em TI. Esses profissionais podem ter formação em Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Software ou áreas relacionadas.
     
    Além disso, o curso também se adequa a profissionais de negócios que desejam aprimorar suas habilidades em tecnologia da informação para desempenhar funções de liderança ou gerenciamento em empresas de TI ou em outras organizações que dependem fortemente da tecnologia para seus processos de negócios.
     
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 2 anos.
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formação.A matrícula neste curso pode requerer, como pré-requisitos de formação e de experiência profissional, tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica, que será realizada virtualmente. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.

    Atenção!

    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
    • Após o preenchimento da ficha e envio do CV o candidato receberá, em até 3 dias úteis, um e-mail com uma indicação de dia, horário e unidade para o encontro, que também poderá ser realizado de forma virtual. Caso queira reagendar é só clicar no link indicado no e-mail de agendamento.
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.

    Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.

    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)