São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
- identificar os principais atores e analisar os principais documentos e acordos utilizados em operações de private equity e venture capital;
- captar recursos, monitorar e gerir investimentos em private equity e venture capital;
- avaliar oportunidade e risco de investimento para tomada de decisão em startups com base nos critérios e boas práticas de mercado;
- aplicar os principais métodos de saída de investimentos, considerando: desafios associados, ganhos potenciais, virtudes e dificuldades de cada um deles;
- montar estratégias completas de gerenciamento de investidas, passando pela entrada, follow-ons, novas rodadas e desinvestimento;
- estruturar fundos e lidar com os desafios de venture capital;
- estruturar uma apresentação para um comitê de investimentos de um fundo.
Sobre o início das aulas:
- 1ª aula: 27/04/2026
- Data de início (aula regular): 28/04/2026
Programa
Investimento
Até 19/12/2025
- R$ 47.979,78 à vista ou até 36x de R$ 1.577,84
Até 06/02/2026
- R$ 48.939,38 à vista ou até 36x de R$ 1.609,39
Até 27/04/2026
- R$ 49.918,16 à vista ou até 36x de R$ 1.641,58
Público-alvo
- profissionais que desejam se tornar investidores, executivos ou sócios de gestoras de private equity ou venture capital;
- empresários e executivos de corporações interessadas em criar os seus programas de corporate venture ou de inovação por meio de startups;
- conselheiros e executivos de fundos de pensão;
- formuladores de políticas públicas;
- sócios e executivos de administradoras de carteiras, gestoras de recursos, family offices e demais profissionais de investimentos;
- consultores, advogados, analistas de investimentos e demais profissionais do mercado financeiro e de capitais;
- executivos de aceleradoras, gestores de incubadoras, fundadores e executivos de startups, investidores-anjo e demais interessados no tema.
- tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos.
- tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
A maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
Certificado
Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Processo seletivo
O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.
Atenção!
- É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
- Após preencher a ficha de inscrição, você já pode agendar sua Reunião de Orientação Acadêmica no dia e horário que preferir.
- É importante que você tenha incluído o link para seu perfil no LinkedIn na ficha ou, alternativamente, enviado seu currículo atualizado (em formato Word ou PDF) para processoseletivo.cursossp@fgv.br
- Se precisar reagendar, basta clicar no link disponível no e-mail de confirmação do seu agendamento.
- As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscrevem próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.
- CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
- DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
- FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
- CERTIFICADO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
- DIPLOMA DO CURSO DE DOUTORADO
- DIPLOMA DO CURSO DE MESTRADO
- DECLARAÇÃO DE TÉRMINO DE CURSO GRADUAÇÃO
- CÓPIA SIMPLES DO CPF - CADASTRO DE PESSOA FÍSICA
- CÉDULA DE IDENTIDADE
- CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO
- FICHA DE INSCRIÇÃO / FICHA DE MATRÍCULA
- HISTÓRICO ESCOLAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO