MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas

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Santo André, SP
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    Quinzenal (2ª e 3ª-feiras) das 19:00h às 23h20
    Início:26/09/2022
    Data limite de inscrição: 26/09/2022
    Duração: 18 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos 100% presenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas proporciona competências em gestão de negócios e pessoas para que você possa desenvolver-se como um líder, atuando em uma nova realidade de mercado.

    Nele você irá adquirir:
    • soft skills para liderança de pessoas e equipes;
    • conhecimento para gerenciar pessoas nos desafios decorrentes das novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas, e
    • habilidades em gestão de negócios.

     

    TURMA NOTURNA: Aulas quinzenais às segundas e terças-feiras

    Aula de abertura: 22 de Agosto de 2022

    Data prevista de início (aula regular): 26/09/2022

    Para receber o VALOR DO INVESTIMENTO e outros detalhes, clique em: RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

    MODALIDADE PRESENCIAL
    ESTAMOS PRONTOS PARA RECEBER VOCÊ EM NOSSAS SALAS!
    Respeitando todos os protocolos de segurança, o MBA FGV volta para sala de aula em formato presencial.

    Em parceria com especialistas, foram definidos protocolos de operação para garantir o máximo de segurança para todos. Estamos preparados para superar limitações e manter a qualidade FGV.

    Coordenador Acadêmico: Ana Ligia Nunes Finamor
    Público-alvo
    MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas destina-se a profissionais graduados em campos do saber diversos, que atuem em qualquer área organizacional e que almejem adquirir ou aprofundar conhecimentos técnicos e competências comportamentais, assim como debater os desafios estratégicos da gestão de recursos humanos.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Programa

    MBA em Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas

    Autoconhecimento e trajetória profissional

    O mundo do trabalho na nova economia. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Autoconhecimento e autogestão da carreira. Âncoras de carreira. Sentidos do trabalho e propósito profissional. Empregabilidade. Competências de carreira. Networking. Gestão de carreira e seus desafios. Plano de desenvolvimento pessoal e de carreira.

    Comunicação interpessoal e corporativa

    Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.

    Ciclo de vida do empregado

    Importância da função RH nas organizações. Líder como parceiro do RH.  Conceito de EVP – percepção de valor do empregado e da marca empregadora. Experiência do empregado em todo o seu ciclo de vida na organização. Fatores que impactam o engajamento do colaborador em relação aos objetivos organizacionais.  

    Desafios da gestão de equipes

    • empregar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios da gestão de equipes e aplicá-lo à solução de um problema relacionado à gestão de recursos humanos;
    • praticar os conhecimentos construídos ao longo do curso em diferentes cenários, reais ou simulados; 
    • planejar decisões e ações no campo da gestão de RH que envolvam a diversidade cultural e outras dimensões da vida organizacional e
    • elaborar uma ação de gestão de RH envolvendo estratégia e inovação.

    Desafios do Negócio

    • Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do negócio à solução de um problema relacionado à liderança, à gestão estratégica de pessoas e aos recursos humanos no âmbito do negócio;
    • recomendar soluções à luz do arcabouço teórico do curso em diferentes cenários, reais ou simulados; 
    • planejar decisões e ações no campo da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos em alinhamento com as características e a atuação de um negócio específico e
    • elaborar um plano de ação que vise à melhoria dos resultados organizacionais, levando em conta a estratégia e a necessidade de inovação do negócio.

    Desafios Organizacionais

    • Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios organizacionais à solução de um problema relacionado à liderança, à gestão estratégica de pessoas e aos recursos humanos no âmbito do negócio;
    • recomendar soluções à luz do arcabouço teórico do curso em diferentes cenários, reais ou simulados; 
    • planejar decisões e ações no campo da liderança, da gestão de pessoas e dos recursos humanos em alinhamento com as características e a atuação de um negócio específico e
    • elaborar um plano de ação que vise à melhoria dos resultados organizacionais, levando em conta a estratégia e a necessidade de inovação do negócio.

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Economia Comportamental e Tomada de Decisão

    Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.

    Empreendedorismo e gestão da inovação

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégias de marketing

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Estrutura e Processos Organizacionais

    Conceito de organização. A organização e os seus pilares. Estruturas organizacionais e relações hierárquicas. Desenho das estruturas organizacionais. Estratégia versus estrutura. Organizações e ambiente externo. Processos organizacionais. Mapeamento de processos. Transformações organizacionais. Estruturas organizacionais, processos e fator humano. 

    Environmental, social e corporate governance

    Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

    Finanças para Não Financeiros

    Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

    Gestão Estratégica de Pessoas

    Conceito e características da gestão estratégica de pessoas. Gestão estratégica de pessoas e ambiente organizacional. Subsistemas de recursos humanos e estratégia organizacional. Profissionais de RH. Sistemas de trabalho de alto desempenho.

    Liderança de Equipes de Alto Desempenho

    Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.

    Mudança e cultura organizacional

    Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança. 

    Negociação e administração de conflitos

    Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

    Relações de Trabalho

    Relações de trabalho na transição para a Quarta Revolução Industrial. Flexibilização das relações de trabalho: diferentes formas de contratação e vínculo entre o indivíduo, o trabalho e as organizações. Relações sindicais e formas contemporâneas de mediação e antecipação de conflitos na esfera do trabalho. Individualização e precarização do trabalho. Gestão de pessoas e aspectos legais. Saúde ocupacional, assédio moral e sexual.


    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo
    • Preencher a ficha de inscrição.
    • Enviar currículo profissional e acadêmico ou perfil do Linkedin para análise da Coordenação.
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição.
    • Após a aprovação do perfil, agendar a reunião de apresentação do curso e finalização da matrícula.

    * O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    * As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial.

    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)
    • CÉDULA DE IDENTIDADE, CPF OU CNH