MBA em Gestão: Tecnologia da Informação

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Santo André, SP
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    Quinzenal (4ª e 5ª-feiras) das 19h às 23h20
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 05/06/2024
    Duração: 24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Frequência: Quinzenal
    Quinzenal (aulas aos sábados) das 08h às 17h40
    Início:04/05/2024
    Data limite de inscrição: 04/05/2024
    Duração: 24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔

    A evolução das telecomunicações é visível e cada vez mais latente na atualidade, principalmente em grandes empresas que costumam acompanhar as mudanças tecnológicas do mercado. O MBA em Gestão: Tecnologia da Informação apresenta conceitos e técnicas associados à gestão estratégica que vão capacitar você a identificar e implementar soluções de TI a partir de uma visão integrada e alinhada às demais áreas da empresa.
     
    Você vai adquirir:

    • visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
    • conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder na sua empresa ou no próprio negócio;
    • capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;
    • autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira e
    • visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder.

    TURMA DIURNA: Aulas quinzenais aos sábados

    Data prevista de início (aula regular): 04 de Maio de 2024

    Para receber o VALOR DO INVESTIMENTO e outros detalhes, clique em: RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

    Coordenador Acadêmico: Luiz Antonio Joia, Isnard Marshall Junior
    Programa

    MBA em Gestão: Tecnologia da Informação

    Agilidade nos negócios e projetos

    Introdução à agilidade. Manifesto ágil. Valores e princípios ágeis. Filosofia Lean. Método Kanban. Lead time do fluxo de trabalho. Limitações de WIP. Framework Scrum. Papéis no Scrum. Cerimônias Scrum. Artefatos usados no Scrum. Estimativas ágeis. Gráficos de controle. Scrumban. Lean startup. Objective and key results (OKR). Escalada ágil. Agilidade nos negócios.

    Direito digital

    Constituição Federal e a tecnologia da informação. Marco Civil da Internet. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Propriedade intelectual e contratos eletrônicos. Privacidade. Direito ao esquecimento.

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Empreendedorismo e gestão da inovação

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégias de marketing

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Economia dos negócios

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

    Finanças corporativas

    Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
    econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

    Governança corporativa de TI

    Estratégia de negócio e TI. Ambiente de TI. Inovação tecnológica. Estrutura organizacional. Posicionamento de TI estrutura de governanças. Papel da governança. ESG versus TI. Integração das governanças e dos desafios. Modelo ITGI. TI bimodal. Motivadores e desafios da implementação. Papel dos riscos na governança de TI. Aceitar/transferir/mitigar/eliminar. Modelos tradicional, hibrido e ágil. Processos e ciclo de vida. Ligação com o PETI. Domínios. Processos. Níveis de maturidade. Estratégia. Desenho. Transição. Operação. Melhoria contínua. BSC. OKR

    Gestão de projetos

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

    Gestão da segurança da informação

    Visão sistêmica executiva de segurança da informação. Estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Ameaças. Impactos. Análise de riscos, privacidade e outras medidas de gestão de riscos da informação.

    Inteligência artificial e machine learning

    História da IA. Evolução das aplicações de IA. Tipos de IA. Considerações sobre ciência de dados. Introdução ao aprendizado de máquina – machine learning (ML). Categorias de aprendizado. Tipos de algoritmo de ML. Seleção de algoritmo com base no modelo de inteligência artificial (IA) a ser desenvolvido. Aplicações e possibilidades relacionadas a cada tipo de algoritmo. Aplicações de IA em diversas áreas da organização. Tipos e modelos de governança em IA. Governança dos ambientes para ciência de dados. Transparência e auditoria. IA e paradoxo da privacidade de dados. Questão da ética na IA. Interpretação versus inteligibilidade. IA e mercado de trabalho.

    Inteligência competitiva e business analytics

    Visão sistêmica do processo de tomada de decisão empresarial. Papel da análise de dados no apoio à tomada de decisão. Caracterização das relações do BA com business intelligence e data science. Identificação de leads. Sistemas de recomendação de produtos para clientes. Identificação de perfis de clientes e people analytics. Análise dos ambientes interno e externo e de dados e variáveis relevantes para o posicionamento estratégico. Principais bases de dados disponíveis e seu uso. Sistemas de apoio à decisão. Fundamentos e principais ferramentas de análise preditiva, prescritiva e descritiva. Análise de texto e web. Processos de tomada de decisão no contexto do BA. Otimização e simulação. Big data.

    Jogo de negócios

    Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

    Liderança e gestão de equipes

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Modelos de negócios digitais

    Definição e tipos de modelos de negócios digitais. Modelos de negócio business-to-consumer (B2C). Análise do papel dos brokers eletrônicos. Sistemas de pagamento eletrônico. Modelos de negócio business-to-business (B2B). Modelos de negócios de economia compartilhada (sharing economy). Modelos de negócios para dispositivos móveis (m-business).

    Negociação e administração de conflitos

    Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

    Transformação digital

    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

    Tecnologias emergentes

    Análise de tecnologias de ruptura, seu impacto em modelos de negócios existentes e na criação de novos modelos de negócios. Introdução à tecnologia blockchain. Aspectos tecnológicos das redes e serviços em blockchain. Aplicações empresariais da tecnologia blockchain. Introdução à internet das coisas (IoT). Aspectos tecnológicos da internet das coisas. Aplicações empresariais da internet das coisas. Introdução à tecnologia non-fungible token (NFT). Aspectos tecnológicos dos NFTs. Aplicações empresariais dos NFTs. Introdução à realidade virtual e ao metaverso. Aspectos tecnológicos da realidade virtual e do metaverso. Aplicações empresariais da realidade virtual e do metaverso. Riscos e desafios associados a essas tecnologias emergentes.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Clique aqui e saiba mais sobre o Módulo Internacional

    Público-alvo
    O MBA em Gestão: Tecnologia da Informação é recomendado para:
    • graduados em informática ou em área correlata com curso superior de duração plena (mais de quatro anos);
    • profissionais graduados em áreas não correlatas que possuem experiência profissional em áreas ligadas à tecnologia da informação e
    • profissionais que exercem ou pretendem exercer cargos executivos na área de tecnologia da informação e desejam compreender as transformações que o setor vem impondo à área de management na economia digital.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos;
    • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de conclusão de graduação. A matrícula neste curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo
    • Preencher a ficha de inscrição.
    • Enviar currículo profissional e acadêmico ou perfil do Linkedin para análise da Coordenação.
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição.
    • Após a aprovação do perfil, enviar a documentação e finalizar a matrícula.

     

    * O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    * As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial.

    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)