MBA em Gestão: Tecnologia da Informação

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Santo André, SP
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    Quinzenal (aulas aos sábados) das 08:00h às 17h40
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 17/06/2023
    Duração: 22 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos 100% presenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔

    A evolução das telecomunicações é visível e cada vez mais latente na atualidade, principalmente em grandes empresas que costumam acompanhar as mudanças tecnológicas do mercado. O MBA em Gestão: Tecnologia da Informação apresenta conceitos e técnicas associados à gestão estratégica que vão capacitar você a identificar e implementar soluções de TI a partir de uma visão integrada e alinhada às demais áreas da empresa.
     
    Você vai adquirir:

    • visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
    • conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder na sua empresa ou no próprio negócio;
    • capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;
    • autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira e
    • visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder.

    TURMA NOTURNA: Aulas quinzenais às quartas e quintas-feiras

    Data de início (aula regular): 17 de Junho

    Para receber o VALOR DO INVESTIMENTO e outros detalhes, clique em: RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

    Coordenador Acadêmico: Luiz Antonio Joia, Isnard Marshall Junior
    Programa

    MBA em Gestão: Tecnologia da Informação

    Projeto Integrado de Negócios

    Desenvolvimento de um Plano de Negócios - trabalho final. O plano de negócio: o ramo e as atividades da empresa. O estudo de mercado. A análise estratégica. O plano de marketing. A análise econômica-financeira. A estrutura organizacional e os elementos de benchmarks e motivadores.

    Agilidade nos Negócios e Projetos

    Introdução à agilidade. Framework Scrum. Framework Kanban. XP, modelos híbridos. Escalada ágil e agilidade nos negócios.

    Direito Digital

    Constituição Federal e a Tecnologia da Informação. Marco Civil da Internet. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Propriedade Intelectual e Contratos Eletrônicos. Privacidade. Direito ao Esquecimento.

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Empreendedorismo e gestão da inovação

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégias de marketing

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Economia dos negócios

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

    Finanças corporativas

    Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
    econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

    Governança Corporativa de TI

    Estratégia de Negócios e estratégia de TI.  Princípios da governança corporativa e de TI: suas diferenças e aplicabilidades. Principais modelos de governança de TI e guias de mercado: ITIL, COBIT, CMMI, BSC.

    Gestão de projetos

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

    Gestão da Segurança da Informação

    Visão sistêmica executiva de segurança da informação. Estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Ameaças. Impactos. Análise de Riscos, Privacidade e outras medidas de gestão de riscos da informação.

    Inteligência Artificial e Machine Learning

    Introdução à Inteligência Artificial. Aspectos tecnológicos da Inteligência Artificial. Aplicações empresariais da Inteligência Artificial. Introdução à tecnologia de Machine Learning. Aspectos tecnológicos de Machine Learning. Aplicações empresariais de Machine Learning. Riscos e desafios associados a essas tecnologias.

    Jogo de negócios

    Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

    Liderança e gestão de equipes

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Transformação digital

    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

    Alinhamento Estratégico de TI

    A mudança no ambiente de negócios: a Sociedade da Informação. Reengenharia de processos de negócios. O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios. O papel da informação e o comportamento organizacional. A informação na definição e execução de estratégias e na integração da estratégia às ações. Gestão de Mudança organizacional. Alinhamento estratégico de TI. Aplicação estratégica de ERP e CRM.

    Inteligência Competitiva e Business Analytics

    Definição e importância de Inteligência Competitiva. O ciclo da inteligência. Planejamento. Coleta de dados e informações. Analise de dados e informações. Disseminação dos resultados. Inteligência competitiva em Fusões e Aquisições. Benchmarking e Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação da Inteligência Competitiva. Custo/beneficio associado. Big Data, Business Analytics. Ética. Tendências Futuras.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Clique aqui e saiba mais sobre o Módulo Internacional

    Público-alvo
    O MBA em Gestão: Tecnologia da Informação é recomendado para:
    • graduados em informática ou em área correlata com curso superior de duração plena (mais de quatro anos);
    • profissionais graduados em áreas não correlatas que possuem experiência profissional em áreas ligadas à tecnologia da informação e
    • profissionais que exercem ou pretendem exercer cargos executivos na área de tecnologia da informação e desejam compreender as transformações que o setor vem impondo à área de management na economia digital.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos e
    • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de conclusão de graduação. A matrícula neste curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo
    • Preencher a ficha de inscrição.
    • Enviar currículo profissional e acadêmico ou perfil do Linkedin para análise da Coordenação.
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição.
    • Após a aprovação do perfil, agendar a reunião de apresentação do curso e finalização da matrícula.

    * O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    * As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial.

    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)