MBA em Gestão: Business Process

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Santo André, SP
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    Quinzenal (2ª e 3ª-feiras) das 19h às 23h20
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 22/04/2024
    Duração: 24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Business process é um método usado para organizar e otimizar os processos de uma empresa, promovendo a melhoria da organização como um todo. O MBA em Gestão: Business Process promove ampla discussão sobre conceitos e técnicas associados à Gestão de Processos. Você será capacitado para identificar e implementar soluções na sua empresa a partir de uma visão integrada e alinhada estrategicamente com todos os demais processos organizacionais.
     
    Você vai adquirir:
    • conhecimento dos conceitos e das técnicas associados à gestão de processos, de modo que consiga identificar e implementar soluções para a sua empresa, a partir de uma visão integrada e alinhada estrategicamente com todos os processos organizacionais;
    • visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
    • conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder na sua empresa ou no próprio negócio;
    • capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;
    • autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
    • visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder.

    TURMA NOTURNA: Aulas quinzenais às segundas e terças-feiras

    Data prevista de início (aula regular): 22 de Abril de 2024

    Para receber o VALOR DO INVESTIMENTO e outros detalhes, clique em: RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

    Coordenador Acadêmico: Luiz Antonio Joia, Isnard Marshall Junior
    Programa

    MBA em Gestão: Business Process

    Direito Digital

    Constituição Federal e a Tecnologia da Informação. Marco Civil da Internet. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Propriedade Intelectual e Contratos Eletrônicos. Privacidade. Direito ao Esquecimento.

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Empreendedorismo e gestão da inovação

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégias de marketing

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Economia dos negócios

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

    Finanças corporativas

    Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
    econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

    Gestão de projetos

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

    Jogo de negócios

    Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

    Liderança e gestão de equipes

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Transformação digital

    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

    Análise e Desenho de Processos

    Planejamento e desenvolvimento do levantamento de dados. Técnicas de Mapeamento de Processos: técnicas de entrevistas e levantamento (entrevistas individuais, duplas e cruzadas). Técnicas Participativas de Mapeamento (JAD e Reuniões Focais). Acompanhamento de Processos (fichas, físico, por média de volume e tempo e virtual). Validação de levantamento de dados. Definição de níveis de detalhamento de processos. Contexto de Mapeamento e Análise de Processos. Elementos da Análise de Processos: Estratégia, Cultura, Contexto, Envolvidos e Partes Interessadas, Competências, Capacidade. Participantes no Desenho de Processos. Análise de Gap: Comparando AS IS e TO BE. Oportunidades de Melhoria: Redundância; Capacidade, Competência, Gargalos, Retrabalho, Potenciais Automações etc.. Dimensionamento de Recursos e Processos: Fatores influentes e técnicas. Conceitos de Agregação de Valor.

    Arquitetura Organizacional e BPMO

    Divisão e coordenação do trabalho organizacional. Resumo das Escolas de Pensamento Organizacional: das estruturas burocráticas às organizações em rede. Tipologias de Estruturas Organizacionais: Estruturas Funcionais, Estruturas Divisionais, Estruturas Multidivisionais (M), Estruturas em Holding (H), Estruturas Matriciais, Estruturas por Projetos, Estruturas Relacionais (Virtuais), Estruturas Orientadas a Processos e Estruturas Híbridas. Modelagem Estrutural. Funções versus processos versus estrutura organizacional. Gestão DE e Gestão POR Processos. BPMO: definição, objetivos e níveis de maturidade.

    Desempenho e Transformação de Processos

    Conceitos de Indicadores de Desempenho. Atributos de medição (tempo, custo, responsividade, qualidade etc.). Desenvolvendo Indicadores. Implantando Pontos de Controle. Sensor, precisão e nível de erro aceitável. Modelos de Controle, Reporte e Painéis de Controle. Tipos de Melhoria: Incremental e Ruptura. Gestão de Mudança. Questões: Paralisia de análise. Expectativas e ansiedade por resultados. Cultura Organizacional e a Mudança Organizacional. Processos de Mudanças. Métodos de Gestão de Expectativas. A mudança como processo e como resultado. O papel da liderança. Comunicação como ferramenta. Técnicas de integração e formação de equipes.

    Gestão de Custos em Processos

    Classificação de gastos (custo e despesas). Conceitos de custeio: fixo, variável, direto, indireto, unitário, médio. Custo de estoque. Custeio Contábil versus Custeio Gerencial. Modelos de custeio de operações: industrial, serviços e comércio. Custos Baseados em Atividades. Orçamento baseado em atividades. Análise de processos: custos comprados e vendidos.

    Gestão da Qualidade em Processos

    História da Qualidade: Deming, Juran e outros. Conceito de Qualidade, Produtividade, Eficiência e Eficácia. Método de controle de rotina. Qualidade Total - TQC. Processos de 5 S. Métodos de Solução de Problemas: Conceito de problema e oportunidade de melhoria. Brainstorming. Pareto. Histograma. Folhas de verificação e controle. Ishikawa - diagrama de causa e efeito. Método GUT. 5W2H. Controle Estatístico de Processos. 6 Sigma e DMAIC. Lean; Benchmarking. Processos de Certificação.

    Gestão de Riscos em Processos

    Conceitos de Gerenciamento de Riscos. A percepção do risco e a qualificação de riscos. Riscos de Processos: físicos, ambientais, financeiros etc.. Categorização e Priorização de Ações de Mitigação de Riscos. Modelos de Governança Corporativa: COBIT; SOX etc.. Processos de Auditoria de Riscos. Processos decisórios considerando riscos. Implantando controles sobre riscos corporativos.

    Práticas de Gestão de Processos

    Desenvolvimento de um Projeto Aplicado de Intervenção em um Processo a partir dos conceitos de Gestão de Processos (não exclusivamente) apresentados ao longo do curso. Criação de um plano de gestão de processos: identificação de problema, desenvolvimento de alternativas de solução e planejamento da solução para redesenho e/ou melhoria do processo, considerando-se como premissa para tal iniciativa, a estratégia empresarial, assim como ambientes internos e externos à organização em questão.

    Tecnologia da Informação para Gerenciamento de Processos

    Histórico da Tecnologia de Informação e Processos. A mudança no ambiente dos negócios. Áreas de conhecimento da tecnologia de informações. Metodologia para gestão estratégica da informação e inovação de processos. Sistemas Integrados de Gestão: MRPs; ERP, CRM, e outros componentes. Aplicação de tecnologia em processos: Banco de Dados, Gestão de Documentos, Mapeamento, Automação, Simuladores, BI: Indicadores e Painel de Controle. Conceitos de Automação de Processos: Regras de Negócio e Motores de Processos. Entendendo Acrônimos: J2EE; BPEL, XML, .NET, EDI; BPO, SOA, EAI etc.. Estudo e Análise de Casos de uso de TI em Processos.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Clique aqui e saiba mais sobre o Módulo Internacional

    Público-alvo
    O MBA em Gestão: Business Process é recomendado para:
    • profissionais que atuam ou pretendem atuar na área da gestão de processos, em funções gerenciais ou executivas de empresas públicas ou privadas;
    • empreendedores que almejam implementar soluções nas suas empresas, a partir de uma visão integrada e alinhada estrategicamente com todos os processos organizacionais.
    Pré-requisitos do curso: 
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos.
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo
    • Preencher a ficha de inscrição.
    • Enviar currículo profissional e acadêmico ou perfil do Linkedin para análise da Coordenação.
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição.
    • Após a aprovação do perfil, enviar a documentação e finalizar a matrícula.

     

    * O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    * As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial.

    • CÉDULA DE IDENTIDADE
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)