MBA em Estratégias de Comunicação Digital

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Osasco, SP
Modalidade: Aulas ao vivo presenciais e por webconferência
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  • Frequência: Quinzenal
    LIVE (4ª e 5ª-feiras) das 19:00h às 23h20 / PRESENCIAL (sábados) das 08:00h às 17h40 - Quinzenal
    Início:27/10/2021
    Data limite de inscrição: 27/10/2021
    18 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Aulas ao vivo presenciais e por webconferência
    Ao longo da última década, o país viu-se imerso em uma série de transformações causadas ou gestadas em ambientes digitais diversos. A política, a mobilização social, o consumo, a cultura e o mercado de maneira geral foram, profundamente, impactados por esse cenário de mudança radical dos fluxos de informação e das possibilidades de comunicação. Ao mesmo tempo, as transformações comunicativas abriram oportunidades para novos negócios e abordagens estratégicas. Na esteira da disseminação tecnológica, diversas associações, empresas e instituições públicas fortaleceram as suas marcas e a sua atuação tanto na sociedade quanto no mercado a partir do uso inteligente de ferramentas proporcionadas pelas plataformas, recursos e meios digitais.

    Você irá adquirir:
    • Entendimento sobre as recentes mudanças na forma como os brasileiros se informam, consomem e se comunicam, a partir da consolidação da internet e das redes sociais como centrais no ecossistema de comunicação;
    • Conhecimento sobre melhores práticas de monitoramento das redes sociais e de uso do big data aplicadas à gestão da comunicação em ambientes digitais e
    • Ampla visão sobre as estratégias de comunicação contemporâneas junto a instituições públicas e privadas.

     

    MBA FGV Blended

    Aulas presenciais e ao vivo do longo das disciplinas: conheça o formato https://youtu.be/HzyoxPye3OU

    – Aulas ao vivo via Zoom: quartas e quintas-feiras das 19h às 23h20
    – Encontros presenciais em Santo André: sábados das 8h às 17h40

    Data de início: Outubro de 2021

    Para receber o VALOR DO INVESTIMENTO e outros detalhes, clique em: RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

    Público-alvo
    Recomendado para gestores de comunicação de instituições privadas e públicas, jornalistas, publicitários, relações públicas, cientistas políticos, cientistas sociais, profissionais de campanhas políticas, advogados especializados em Direito na internet e analistas de rede bem como para outros profissionais que queiram expandir os seus conhecimentos de gestão estratégica em comunicação digital.

    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA em Estratégias de Comunicação Digital

    Análise de Dados

    Revisão de probabilidade. Estatística básica. Estatística descritiva.  Estimadores e modelo estatístico. Testes de hipótese. Estimação de intervalos. Análise de variância. Desenho e avaliação de testes A/B e surveys. Fundamentos do modelo de regressão linear. Método dos mínimos quadrados e hipóteses sobre o modelo linear.

    Antropologia das Práticas de Consumo

    Mito, ritual e ideologia. Etnocentrismo. Cultura como sistema de significação. Meios, mediações e comunicação de massa. Consumo, publicidade e Antropologia na contemporaneidade. Pensamento antropológico aplicado ao comportamento do consumidor.

    Comunicação Digital: Teoria e Prática

    Da comunicação de massa à comunicação digital. Novas práticas de comunicação em ambientes digitais. Transformação digital do mercado da comunicação. Plataformas e ecossistema da comunicação digital. Democracia e comunicação política on-line.

    Ciência de Dados

    Conceitos relativos a dados. Dados experimentais e observacionais. Pré-processamento de dados. Modelos não supervisionados e as suas aplicações. Construção de modelos de classificação para solucionar problemas de negócio e pesquisa. Softwares e ferramentas de MD.

    Casos de Estratégia Digital

    Comunicação aplicada a organizações complexas. Agenda setting e desenho de pesquisa com bases públicas. Estratégias digitais de think tanks. Pesquisa aplicada. Comunicação aplicada a startups. Novas organizações de mídia. Produção de conteúdo audiovisual.

    Comunicação Institucional

    Comunicação nas organizações. Política de comunicação integrada em organizações públicas e privadas. Técnicas de comunicação interna e dirigida nas mídias impressa e eletrônica. Instrumentos de assessoria de comunicação. Gestão estratégica da informação.

    Design e Visualização de Dados

    Visualização de dados, sociedade e campo da Comunicação. Literacia em dados (tipos de dados, boas práticas de organização e taxonomia dos gráficos). Literacia visual (Design da Informação, codificação visual e UI/UX). Abordagem centrada no usuário (definição do público, roteiro e storytelling). Produtos de dados (formatos de visualização e prototipação).

    Empreendedorismo Digital

    Marketing digital. Gestão de pessoas. Empreendedorismo e inovação. Modelos de negócio digitais contemporâneos. Consumo no ambiente digital. Empreendedorismo digital e planejamento de negócios. Elaboração de projetos.

    Economia e Indústria Criativa

    Indústria criativa: definição e conceitos. Modelos de negócio e indústria criativa. Economia colaborativa. Políticas públicas e indústria cultural.

    Economia Política da Internet

    Economia Política da Comunicação. Datificação da sociedade, trabalho informacional e novos modelos de negócios digitais. Capitalismo informacional e o fechamento da internet. Plataformização, governança algorítmica e economia da atenção. Contestando o capitalismo de vigilância: movimentos-rede, comunicação de guerrilha e guerras híbridas. Democracia digital. Respondendo a forças disruptivas: autorregulação versus regulação. Respostas corporativas para um ambiente global em mudança.

    Gestão de Business Intelligence em Comunicação

    Integração dos processos empresariais aos modelos de monitoramento e acompanhamento. Elaboração e implantação de indicadores e painéis de controle. Ferramentas de business intelligence e big data. Integração dos níveis tático e operacional à estratégia empresarial. Planejamento estratégico e metodologias de gestão estratégica.

    Internet e Práticas de Consumo

    Globalização, internet e consumo. Web 2.0 e emergência das mídias digitais. Plataformas de colaboração. Pirataria e modificações estruturais. Tendências em publicidade, trabalho e negócios digitais. Big data. Novos modelos de negócio. Reestruturações publicitárias e relações de trabalho. Comunicação centrada no usuário. Gigantes tecnológicas e cenário econômico global.

    Pesquisa Aplicada em Comunicação Digital

    Aplicação prática da ciência: paradigmas, conceitos e fundamentos. Desenho da pesquisa aplicada no campo da Comunicação. Métodos científicos tradicionais e digitais. Comunicação e a divulgação científicas.

    Pesquisa e Análise em Redes Sociais

    Conceito de rede social. Laços fortes e laços fracos. Comunidades e interação virtual. Diferentes tipos de centralidade em rede. Conexão preferencial. Individualismo, cooperação e redes sociais. Principais modelos de análise de redes sociais. Algoritmos, plataformas e aplicativos. 

    Sociologia da Comunicação

    Comunicação como fundamento da sociabilidade. Internet e sociedade. Comunicação e a Sociologia Digital. Comunicação de massa e os novos media. Atalhos informativos: líderes de opinião e comunicação interpessoal on-line. Formação na opinião pública em tempos de mídias sociais. Midiatização.

    Storytelling

    Narrativas, historiografia e produção da história. Mitos, lendas, referências culturais e folclore. Papel simbólico de arquétipos e construções estabelecidas. Universalidade da narrativa, atores e papéis fundamentais dos gêneros narrativos. Sujeitos, engajamentos, motivações e objetos. Estruturas narrativas: conceitos, abordagens teóricas e articulação prática. Técnicas de storytelling e roteiro com dados. Concepção de peças publicitárias e de comunicação institucional. Sistemas de valor social e identidade narrativa. Novos formatos narrativos para mídias digitais. Técnicas de storytelling baseadas em grandes conjuntos de dados.

    Tópicos Avançados em Redes Sociais

    Estruturas de organização e comunicação em redes sociais. Interlocução entre práticas culturais, pontos de vista e relações de poder para a produção, disseminação e recepção de informações no ambiente digital. Desinformação e ameaças à democracia: regulação, identificação e proteção. Fundamentos de linguística aplicada para a pesquisa em redes sociais e análise de big data. Procedimentos e métodos de pesquisa em plataformas digitais.

    Tópicos em Economia para Comunicação

    Conceitos fundamentais de Economia. Concorrência e estrutura de mercado. Falhas de mercado e regulação. Tecnologia da Informação e externalidade de rede. Tópicos especiais para Comunicação.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Blended, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo
    • Preencher a ficha de inscrição.
    • Enviar currículo profissional e acadêmico ou perfil do Linkedin para análise da Coordenação.
    • Realizar o pagamento da taxa de inscrição.
    • Após a aprovação do perfil, agendar a reunião de apresentação do curso e finalização da matrícula.

    * O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    * As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial.

    • CÉDULA DE IDENTIDADE, CPF OU CNH
    • CURRÍCULO ACADÊMICO E PROFISSIONAL
    • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
    • FOTO RECENTE 3 X 4 (COLORIDA)

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