MBA Executivo em Economia e Gestão: Estratégia de Mercado

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Campinas, SP
Modalidade: Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
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  • Aulas ao vivo, temporariamente, por webconferência
    Sobre o curso
    O atual ambiente de negócios caracteriza-se por uma extrema volatilidade resultante de dramáticas mudanças:  novas tecnologias, como inteligência artificial (AI, em inglês), internet das coisas (IoT, em inglês), fog computing e big data. Esses exemplos já se fazem presentes, permitindo vislumbrar as perspectivas para os impactos decorrentes das mudanças.

    As modificações previstas para o ambiente de negócios, exemplificadas anteriormente, demandam abordagens inovadoras para se alcançar o sucesso na exploração de mercados. Ignorar esse fato resulta no desaparecimento de empresas e de carreiras.

    Somente levando em consideração as mudanças do ambiente de negócios, será possível garantir resultados satisfatórios em termos de participações de mercados e de retornos dos investimentos realizados.

    Você irá adquirir:
     

    • Entendimento sobre o valor percebido pelo cliente-alvo de uma solução oferecida (produto, serviço ou ideia) para sanar um problema empresarial ou para melhorar o desempenho de uma organização no mercado;
    • Conhecimento sobre os aspectos e conceitos importantes relativos à visão estratégica de marketing, que objetiva perseguir a geração de vantagens competitivas sustentáveis em ambientes instáveis, quer pela agressiva concorrência, quer pela rápida obsolescência de negócios e de carreiras;
    • Entendimento sobre o prolongamento do próprio ciclo de vida executiva, por meio da real agregação de valor no desenvolvimento de mercados.

     

    Coordenador Acadêmico: MARCELO GOMES DE ALMEIDA PRADO
    Público-alvo

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos

     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Programa

    MBA Executivo em Economia e Gestão: Estratégia de Mercado

    Workshop – Preparação e Discussão de Caso Específico III

    Método da discussão de caso para os conceitos vistos nas disciplinas do módulo “Operacionalização de Mercados”.

    Workshop: Preparação e Discussão de Caso Específico II

    Método da discussão de caso para os conceitos vistos nas disciplinas do módulo “Estratégias de Mercados”.

    Workshop: Preparação e Discussão de Caso Específico I

    Método de discussão de caso para os conceitos vistos nas disciplinas do módulo “Aspectos Gerais de Mercados”.

    Estratégias: targeting, segmentação de mercado e nichos

    Estratégias de targeting, segmentação e nicho. Impacto no retorno sobre o capital investido. Eficácia e eficiência na exploração de arenas competitivas.

    Estratégias competitivas e modelo VRIO

    Conceitos de estratégia. Proposição de valor e vantagem competitiva. Modelo VRIO (valor, raridade, imitabilidade e organização). Adequação dos modelos organizacionais (perfil do mercado, possibilidades de integração, diversificação corporativa e construção de alianças.

    Precificação de produtos e serviços: estratégias e políticas

    Estratégia de desnatação (skimming) e penetração. Estratégias intermediárias. Análise da elasticidade preço/demanda. Políticas (geografia do preço e descontos).

    Produtos e serviços: estratégias, gerenciamento, administração de portfolios e planos de contingência

    Produtos e serviços como soluções de problemas organizacionais. Formas de satisfação de necessidades e desejos dos clientes. Estratégias para o ciclo de vida. Administração de portfólios. Aspectos críticos do gerenciamento de produtos de serviços. Planos de contingência.

    Responsabilidade social e ética

    Responsabilidade social da empresa. Sustentabilidade. Ética nos negócios e stakeholders..Ética nas avaliações. Assédio moral e sexual.

    Ambiente de Negócios e Processos de Compras em Mercados Organizacionais (B2B) e de Consumo (B2C)

    Modelos de compra empregados em mercados organizacionais (B2B) e de consumo (B2C). Conceito de centro de compras (buying center). Modelos de comportamento do consumidor. Dissonância cognitiva. Exemplos de aplicações dos principais tipos de venda.

    Ambiente Legal: Contratos, Direito do Consumidor, Registros e Patentes

    Princípios Gerais dos Contratos. Direito do Consumidor. CONAR e a regulamentação da publicidade. Visão panorâmica da propriedade intelectual. Registro de marcas. Concorrência desleal. Patentes e segredos: como proteger a inovação.

    Estratégias de Branding – Integrando Propaganda e Promoção

    Integração propaganda-promoção: razões. Construção de marcas. Motivações para compra e consumo.

    Estratégias de Relacionamento: Construção, Fidelização, Cocriação, Cauda Longa e Key Accounts

    Relacionamento com clientes: cultura organizacional. Cocriação e geração de valor. Cauda longa e aplicação em e-business. Desenvolvimento de relacionamentos com clusters de clientes B2B e B2C. Key accounts e ações estratégicas. Análise da lucratividade do relacionamento com clientes especiais no mercado B2B.

    Liderança no Ambiente Corporativo

    Liderança e motivação: predição de comportamentos humanos individuais e sociais em situações de trabalho. Neurociência. Modelo da Unidade Comportamental. Liderança para resultados. Processos de motivação, de decisão/comunicação e de ação. Construção de relacionamentos e comunicação interpessoal. Job burnout. Papel da liderança, no alinhamento estratégico organizacional, na escolha de competências gerenciais. Gestão de pessoas. Gestão do conhecimento.

    Negociação Estratégica

    Competências e condições para a negociação eficaz. Processo de negociação. Tipos de negociação. Táticas e abordagens para otimização de acordos.

    Inovações: Tipos, Ciclos de Vida e Estratégias

    Características da empresa inovadora. Perfil de um projeto inovador. Avaliação de viabilidade. Indicadores de desempenho. Processo de desenvolvimento de novas ofertas aos mercados-alvo da empresa. Ciclos de vida dos diferentes tipos de inovação.

    Estratégias Digitais

    Estratégias de comunicação em meios digitais. Criação. Execução. Análise de resultados.

    Estratégias de Vendas: Diretas, Indiretas (B2B e B2C): Dimensionamento, Gerenciamento e Trade Marketing

    Estratégias de vendas diretas e indiretas. Marketing. Mercado. Gestão da força de vendas. Estrutura de canais. Função de vendas na organização. Trade marketing.

    Inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento

    Inteligência competitiva como ferramenta profissional de suporte à decisão. Uso em ambientes voláteis (previsão e resposta a ações competitivas). Monitoramento estratégico competitivo. Gestão do conhecimento.
    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Documento de identidade
    • CPF
    • 2 (dois) retratos recentes 3 x 4 (colorida) ou em versão digital
    • Diploma do curso de graduação (ou de Pós-Graduação) e respectivo Histórico Escolar

Contato

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