Talentos e engajamento: uma relação tão delicada
As interfaces entre talentos e engajamento estabelecem uma relação altamente delicada, se compreendida e tratada em sua magnitude. A concepção do que se denominará, na organização, de talento e de engajamento, e os canais de observação e acompanhamento das manifestações exteriorizadas, são essenciais para que se analise essa relação.
Engajar uma força de trabalho requer primordialmente o conhecimento dessas pessoas. Os processos, a liderança e o ambiente são elementos da gestão de talentos e de engajamento, vinculada diretamente à performance organizacional.
O engajamento é um estado desejável tendo (atendendo a) um propósito organizacional. O engajamento de talentos destaca as questões de comportamento individual (atitude observável), de fenômenos grupais, de constructos (formação mental oriunda da percepção de impressões ao longo do tempo) e de suas formas de medição.
Os motivadores do engajamento contêm propósito e valores: orgulho da empresa, a confiança, a integridade, a natureza do trabalho, a natureza dos relacionamentos com colegas de trabalho, bem-estar físico e mental, ter voz, ser ouvido, e oportunidades de crescimento.
Um propósito mútuo resulta da clareza sobre a organização e o que ela representa. Orgulho e autoestima significam criar uma cultura de comunidade, um sentimento de pertencimento.
Buscar o engajamento de talentos trata de desenvolvimento, reconhecimento, cultura e apoio da liderança, atentando para os sintomas (manifestação exteriorizada) de quem se encontra sempre em transição: o profissional e a própria organização.
Conheça nossos cursos na área de Liderança e Pessoas, clique aqui e saiba mais.
*A FGV Educação Executiva não emite certificados para participação em palestras.
Palestrantes
- Luis Adonis CorreiaLuis Adonis Correia é especialista em processos de transformação e desenvolvimento organizacional, com atuação multicultural em projetos na América Latina, América do Norte, África e Europa. Exerceu posições de liderança em RH, Comunicação e consultoria em multinacionais. É consultor de change management da EY. Graduado em Engenharia de Produção, com pós-graduação em Administração de Empresas e especialização em Recursos Humanos. É professor e conferencista convidado em universidades no Brasil e no exterior. Autor de artigos, ensaios e livros.
- Denize DutraDoutoranda em Administração de Empresas, Mestre em Administração Publica - EBAPE - FGV. Pós-graduada em Gestão Empresarial e em Educação. Psicóloga Organizacional com 36 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas. Certificação Internacional em Coaching Integrado pelo ICI. Já atuou em diversas organizações brasileiras públicas e privadas e também em empresas em Portugal, Moçambique e Cabo Verde. Consultora do Projeto Delfim para a Comunidade Europeia e Professora Convidada da Universidade de Coimbra. Conferencista em eventos nacionais e internacionais, já publicou diversos artigos sobre Gestão e Desenvolvimento de Pessoas no Brasil e no exterior e organizadora e coautora do livro Recursos Humanos: transformando pela gestão, da editora FGV e outros dois livros.