Desafios e oportunidades para o Setor Elétrico brasileiro

Desafios e oportunidades para o Setor Elétrico brasileiro
Local: FGV BOTAFOGO
Endereço: Praia de Botafogo 190, RJ. Auditório 537, 5º andar.
Data: 21 Março 2019

A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015 impactou sobremaneira o planejamento da matriz Energética das principais economias mundiais. A geração de energia elétrica por fontes renováveis implica em uma série de minuciosas questões que impõe aos agentes do setor elétrico novos desafios operacionais e regulatórios. No Brasil, as questões ambientais tem levado à redução da capacidade de regularização plurianual dos reservatórios, ampliando assim os desafios operacionais decorrentes da intermitência das fontes eólica e solar. Adicionalmente, mudanças abruptas no arcabouço regulatório têm dado sinas de insegurança jurídica para os agentes do setor, levando ao aumento dos níveis de inadimplência e à judicialização dos contratos. Neste contexto, o Sistema Elétrico Brasileiro ainda apresenta deficiências para absorver tecnologias emergentes como a Smart Grid, IoT, a Geração Distribuída e a eletrificação da frota. É importante que agentes do setor e sociedade compreendam as mudanças que ocorrem nesse setor, refletindo tanto sobre os impactos nos seus modelos de negócio quanto nas oportunidades de uso mais eficiente dos recursos energéticos, promovendo redução dos custos finais ao consumidor e o desenvolvimento de um ambiente sustentável nos aspectos econômicos, ambientais e sociais.

Essa palestra é oferecida pelo curso MBA Executivo em Administração de Negócios do Setor Elétrico clique e saiba mais.

*Programe-se para chegar no horário, pois as vagas serão preenchidas pelos inscritos por ordem de chegada.

*É proibido o acesso às instalações da FGV com trajes de banho, bermudas e similares.

*Espaço sujeito a lotação.

21 mar 2019

• Amaro Olímpio Pereira Junior
    Economista formado pela Universidade Federal Fluminense, com mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como consultor técnico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e como Professor Visitante da Universidade de Grenoble, na França. Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, pesquisador do CentroClima/COPPE/UFRJ e diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético – ILUMINA. Tem experiência em modelagem energética e ambiental, além de atuar nas áreas de regulação dos setores de energia, em análises da inserção de novas tecnologias das diferentes fontes de energia e nas questões relacionadas a mudanças climáticas.
  • Pedro Américo Moretz-Sohn David
    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974) e mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1995 e 2005). Desde 2006 trabalha em planejamento energético para a EPE - Empresa de Pesquisa Energética.

FGV BOTAFOGO
Praia de Botafogo 190, RJ. Auditório 537, 5º andar.