MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde

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Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    Sábados das 08h30 às 18h10(Aula Inaugural: 03/08/2023)
    Início:05/08/2023
    Data limite de inscrição: 05/08/2023
    Duração: 20 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos 100% presenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde apresenta e discute as práticas contemporâneas de gestão dos sistemas e serviços de saúde, desenvolvendo as competências gerenciais indispensáveis para melhoria constante da qualidade dos serviços oferecidos nos estabelecimentos de assistência à saúde.
    Você irá adquirir:
    • conhecimento sobre como construir visão inovadora e estratégica sistêmica;
    • entendimento sobre valorizar os talentos humanos;
    • conhecimento sobre habilidade negocial;
    • entendimento sobre como melhorar a qualidade e a segurança dos serviços prestados;
    • visão estratégica relacionada a maximizar resultados.

     

     

    Coordenador Acadêmico: Tania Regina da Silva Furtado
    Programa

    MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde

    Aspectos Jurídicos e Compliance em Saúde



    Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica. Judicialização da saúde.


    Contabilidade para Executivos em Saúde

    Contabilidade. Balanço Patrimonial. Regimes de Contabilidade. Demonstração do Resultado. Análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras.

    Empreendedorismo em Saúde

    Conceito de empreender: motivação e conceitos. Perfil do empreendedor: empreendedor organizacional e empreendedor social. Identificação de novos negócios e sua estruturação: da ideia ao mercado. Desenvolvendo um novo modelo de negócios. Fontes de recursos para novos negócios e avaliação de riscos.  Plano de negócios.

    Finanças Corporativas em Saúde

    Papel e as funções do administrador. Visão financeira dos demonstrativos contábeis. Ciclos operacional e financeiro para o mercado de saúde. Fluxo de caixa. Alavancagem e risco operacional, financeiro e combinado.

    Governança Corporativa e Sustentabilidade em Saúde

    Governança Corporativa na Saúde. Implementação da Governança Corporativa em Saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social.

    Gestão de Custos em Saúde

    Contextualização no ambiente de organizações e serviços de saúde. Classificação de gastos. Métodos usuais de custeio na área da saúde. Gerenciamento de custo, volume, lucro. Formação de preço com base no Mark-up.

    Gestão de Facilities em Organizações de Saúde

    Gestão de Facilities nas organizações de Saúde. Infraestrutura física. Serviços de Apoio à Assistência. Gestão da Hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e Controle dos serviços de facilities.

    Gestão de Pessoas em Organizações de Saúde

    Contexto e Texto. Preparando a organização para as transformações organizacionais. Cultura organizacional e gestão de pessoas. Liderança: conceitos, estilos e principais desafios. Formação e desenvolvimento de equipes. Desenvolvimento de pessoas.

    Gestão de Projetos em Saúde

    Conceito e metodologia para a elaboração de projetos. Natureza dos projetos em saúde. Planejamento e controle dos projetos em organizações de saúde. Ciclo de vida de um projeto. Metodologias ágeis.

    Gestão de Serviços em Saúde

    Serviços Assistenciais. Gestão do cuidado. Governança Clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.

    Mercado e Operadoras de Saúde

    Saúde Suplementar. Evolução dos planos privados de saúde no Brasil. Características e objetivos básicos das operadoras de saúde. Gestão do relacionamento com prestadores de serviços. Precificação e formas de remuneração.

    Marketing em Saúde

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Marketing para a tomada de decisões organizacionais em nível estratégico. Mix de marketing para serviços. Comportamento do cliente de serviços. Processo e jornada do cliente. Comunicação integrada e métricas de análise de satisfação do cliente.

    Negociação e Administração de Conflitos em Organizações de Saúde

    Negociação: aspectos conceituais. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução em Organizações de Saúde. Planejamento de uma negociação envolvendo organizações de saúde.

    Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações de Saúde

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva no Setor Saúde. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC) em Organizações de Saúde.

    Qualidade, Segurança e Experiência do Paciente

    Gestão da Qualidade e Qualidade em Saúde. Avaliação externa da qualidade. Melhoria da qualidade em saúde. Segurança do Paciente. Perspectiva do Paciente.

    Supply Chain Management e Logística em Organizações de Saúde

    Conceitos de logística integrada e supply chain management. Aspectos da logística reversa. Previsão de demanda e gestão de estoques hospitalares. Qualificação de fornecedores, aquisição armazenagem, transporte e dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em Saúde.

    Sistemas de Saúde no Brasil

    Histórico. Desenvolvimento e modelos de análise de sistemas de saúde. Sistemas de saúde no mundo. Estrutura e organização dos sistemas de saúde. SUS e organização dos sistemas de saúde. Tendências e reflexões sobre sistemas de saúde.

    Transformação Digital e Inovação em Saúde

    Transformação digital. Tecnologia e informação em saúde. Segurança da informação e legislação. Inovação. Inovação em Saúde.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento:

    > Condições especiais para ex-alunos.

    > Empresas parceiras (10%).

    Condições não cumulativas.

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 06/07/2023

    • R$ 36.280,00 à vista ou até 30x de R$1.391,86.

    Até 05/08/2023

    • R$ 38.220,00 à vista ou 30x de R$ 1.466,29.
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais de nível superior que desejam aprimorar seus conhecimentos, compartilhar experiências e construir networking entre os participantes.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 

    *Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.