MBA em Gestão: Tecnologia da Informação

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Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Presencial
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Unidade: FGV Botafogo

  • Oferta: 70330
    unidade-1582
    Frequência: Quinzenal
    Sábado (Quinzenal) das 08h30 às 18h10
    Início:22/03/2019
    Data limite de inscrição: 30/07/2019
    Duração: 23 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Sobre o curso

    A evolução das telecomunicações é visível e cada vez mais latente na atualidade, principalmente em grandes empresas que costumam acompanhar as mudanças tecnológicas do mercado. O MBA em Gestão: Tecnologia da Informação apresenta conceitos e técnicas associados à gestão estratégica que vão capacitá-lo a identificar/implementar soluções de TI a partir de uma visão integrada e alinhada às demais áreas da empresa.

    Você irá adquirir:

    • Visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa
    • Conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio
    • Capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios
    • Autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira
    • Visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder.
    Coordenador Acadêmico: Luiz Antonio Joia
    Público-alvo

    O MBA em Gestão: Tecnologia da Informação é recomendado para:

    • Graduados em Informática ou em área correlata com curso superior de duração plena (mais de 4 anos)
    • Profissionais graduados em áreas não correlatas que possuem experiência profissional em áreas ligadas à Tecnologia da Informação
    • Profissionais que exercem ou pretendem exercer cargos executivos na área de Tecnologia da Informação e desejam compreender as transformações que o setor vem impondo à área de Management na Economia Digital.

    Pré-requisitos:

    • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
      *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
      **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

    Programa

    MBA em Gestão: Tecnologia da Informação

    Projeto Integrado de Negócios

    Desenvolvimento de um Plano de Negócios - trabalho final. O plano de negócio: o ramo e as atividades da empresa. O estudo de mercado. A análise estratégica. O plano de marketing. A análise econômica-financeira. A estrutura organizacional e os elementos de benchmarks e motivadores.

    Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual

    Economia do conhecimento. Conhecimento tácito e explícito. Conhecimento tácito e explícito. Gestão Estratégica do Conhecimento. Formas de transmissão do Conhecimento na empresa. Formas do conhecimento na empresa. A espiral do conhecimento. Tecnologias para Gestão do Conhecimento. Metodologias para projetos de Gestão do Conhecimento. Capital Intelectual. Taxonomia do capital intelectual. Mensuração de Intangíveis. Inovação tecnológica. Empreendendorismo.

    Alinhamento Estratégico de TI

    A mudança no ambiente de negócios: a Sociedade da Informação. Reengenharia de processos de negócios. O uso do TI como arma competitiva e de alavancagem de negócios. O papel da informação e o comportamento organizacional. A informação na definição e execução de estratégias e na integração da estratégia às ações. Gestão de Mudança organizacional. Alinhamento estratégico de TI. Aplicação estratégica de ERP e CRM.

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Desenvolvimento de Carreira

    Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal - Business Model You.

    Economia Empresarial

    A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Gestão Estratégica

    A evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. A formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. O balanced scorecard (BSC)

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Gestão da Segurança da Informação

    Visão sistêmica da segurança da informação. Políticas e estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Análise de Riscos. Certificados Digitais. Criptografia. Infra-estrutura de Chaves Públicas (ICP). Planos de Contingência e de recuperação de desastres.

    Jogos de Negócios

    Análise estrutural da indústria e de cenários econômicos globais. Estratégias Competitivas. Elaboração de Plano Estratégico. Gestão Estratégica de Marketing. Gestão de Recursos Financeiros. Gestão de Produção. Gestão de Recursos Logísticos. Gestão de Recursos Humanos. Análise de Ricos e tomada de decisões Tático-Operacionais. Negociação empresarial. `Feedback` de desempenho individual e/ou Coletivo.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.
     

    Governança Corporativa de Tecnologia da Informação

    Governança de TI e Planejamento Estratégico. Estruturação da área de T.I. Centralização versus Descentralização. Quando comprar x quando fazer (Modelos Make or Buy). Modelos de Terceirização de sistemas (Outsourcing). Relacionamento com usuários e com a alta direção. O papel das Fábricas de Software. Métricas de Qualidade e Confiabilidade na Gestão de TI. Certificações CMM, CMMi, ITIL, Cobit, ISO 9000-3. Contratos de SLA. O papel do CIO (Chief Information Officer).

    Inteligência Competitiva, Big Data e Business Analytics

    Definição e importância de Inteligência Competitiva. O ciclo da inteligência. Planejamento. Coleta de dados e informações. Análise de dados e informações. Disseminação dos resultados. Inteligência competitiva em Fusões e Aquisições. Benchmarking e Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação da Inteligência Competitiva. Custo x benefício associado. Ética. Tendências Futuras. Big Data, Business Analytics.

    Modelos de Negócios Digitais

    Definição do Comércio Business-to-Consumer (B2C). Definição dos fatores que determinam os modelos de negócios de marketing eletrônico para o varejo. Análise do papel dos brokers eletrônicos. Sistemas de Pagamento Eletrônico. Descrever o Comércio Eletrônico do tipo Business-to-Business (B2B). Modelo de Arquitetura para B2B no Comércio Eletrônico. Características de mercados orientados ao fornecedor. Características de mercados orientados ao cliente (e-Procurement). Analisar a importância da Logística e da Reengenharia de Suprimentos em B2B. Economia Compartilhada.

    Tecnologias da Informação Emergentes

    Análise de tecnologias de ruptura e seu impacto em modelos de negócios existentes, assim como na criação de novos modelos de negócios. Competências para a inovação tecnológica. Radar de tecnologias emergentes: WLANs, RFID, Agentes Inteligentes, Convergência Digital, Internet of Things, Big Data. Avaliação estratégica de inovações tecnológicas.
    Investimento

    Consulte nosso atendimento: condições especiais para Ex alunos FGV (15%) e Empresas Parceiras (10%).
    Ex aluno MBA ou Pós ADM FGV (30%).
    Condições não cumulativas.
     

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito - compra recorrente (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 31/01/2019

    • R$ 31.520,00 à vista ou até 26x de R$ 1.369,06.

    Até 21/03/2019

    • R$ 32.466,00 à vista ou até 26x de R$ 1.410,15.

    Até 22/03/2019

    • R$ 33.612,00 à vista ou até 26x de R$ 1.459,92.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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