MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores

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Rio de Janeiro, RJ
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    Sábados das 08h30 às 18h10- (Aula Inaugural: 09/11/2023)
    Início:11/11/2023
    Data limite de inscrição: 11/11/2023
    Duração: 18 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
  • Frequência: Semanal
    2a e 3a das 18h30 às 22h00 (Aula Inaugural: 04/03/2024)
    Início:05/03/2024
    Data limite de inscrição: 05/03/2024
    Duração: 17 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos 100% presenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores tem sido atualizado com frequência para oferecer, a gestores e líderes atuais ou potenciais, conhecimentos e habilidades no relacionamento com pessoas e autoconhecimento. Abrange desde aspectos filosóficos e reflexivos até o pragmatismo de metodologias para inovação e mudanças, ESG, transformação digital, economia comportamental, behavioral sciences, nudge, mindfulness, neurociência aplicada, storytelling, empowerment, diversidade e inclusão, entre outros. Os aspectos clássicos também são abordados, entre eles: comportamento, comunicação, empatia, motivação, liderança, equipes, delegação, empowerment, feedback, resistência, resiliência, negociação, administração de conflitos e diversos outros.

    Competências-chave a serem desenvolvidas:
    • Autoconhecimento, conhecimento de perfis comportamentais e comunicação integrada, considerando peculiaridades pessoais, etárias, sociais e culturais;
    • Reconhecer as grandes linhas de pensamento filosófico e como influenciaram e influenciam o desenvolvimento social e organizacional;
    • Compreender o processo de tomada de decisão nos seus aspectos comportamentais e técnicas diversas;
    • Realizar a gestão da mudança (change management) e conexões com stakeholders, cultura organizacional, projetos e estratégia;
    • Realizar a gestão de pessoas em todos os aspectos relacionais, empáticos e de desenvolvimento.

     

    ESTAMOS PRONTOS PARA RECEBER VOCÊ EM NOSSAS SALAS!

    O MBA FGV volta com as aulas 100% presenciaisNo início do curso ainda haverá estrutura remota, onde os alunos poderão participar da aula presencialmente ou por webconferência (plataforma Zoom). Consulte nosso atendimento para detalhes da sua turma.

     

    Para conhecer nossos Professores Clique aqui.

    Coordenador Acadêmico: Edmarson Bacelar Mota
    Programa

    MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores

    Autoconhecimento e trajetória profissional

    O mundo do trabalho na nova economia. Novos vínculos e formas de trabalho na sociedade digital. Carreira tradicional e novos modelos de carreira. Autoconhecimento e autogestão da carreira. Âncoras de carreira. Sentidos do trabalho e propósito profissional. Empregabilidade. Competências de carreira. Networking. Gestão de carreira e seus desafios. Plano de desenvolvimento pessoal e de carreira.

    Coaching e mentoring


    Coaching e mentoring como ferramentas de engajamento e desenvolvimento de equipes. Diferenças, semelhanças e limitações do coaching e do mentoring. Ferramentas e funções do coaching e do mentoring aplicados à gestão de pessoas. Aplicações de coaching e mentoring na organização para fomentar aprendizado, autonomia, processo sucessório e resultados sustentáveis. Técnicas essenciais aos processos de coaching e mentoring.

    Comunicação integrada

    Processo de comunicação. Interferências nos resultados organizacionais. Restrições à compreensão da mensagem. Escuta consciente e confirmação de compreensão da mensagem. Assertividade. Comunicação com diferentes perfis comportamentais. Comunicação não violenta. Percepção de estados emocionais. Expressão corporal. Comunicação integrada organizacional: o que é, características e canais de comunicação.

    Economia Comportamental e Tomada de Decisão

    Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.

    Empreendedorismo e gestão da inovação

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Ética e sustentabilidade

    Ética, moral e valores. Ética empresarial e ética profissional. Código de conduta e comitê de ética. Responsabilidade e integridade pessoal. Desafios e dilemas éticos. Desenvolvimento sustentável. Responsabilidade socioambiental e cidadania corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva. Balanço social. Triple bottom line.

    Filosofia para Gestores

    Surgimento da Filosofia no pensamento ocidental. Transformações históricas do saber filosófico: Filosofia grega, Filosofia moderna e Filosofia contemporânea. Desafios e dilemas filosóficos da atual sociedade tecnológica. Perspectivas e tendências para o mundo dos negócios. Filosofia como instrumento para o desenvolvimento de gestores.

    Gestão da diversidade e da inclusão

    Diversidade e inclusão: conceitos essenciais. Vieses inconscientes e estereótipos. Preconceito e discriminação. Importância e benefícios da diversidade e da inclusão. Lidando com as diferenças. Inclusão nas organizações. Boas práticas e programas de diversidade e de inclusão.

    Gestão de equipes e talentos

    Diferentes perspectivas em torno da noção de talento. Dinâmicas de identificação, atração, desenvolvimento, acompanhamento e retenção de talentos. Gestão da singularidade e empowerment. Construção e desenvolvimento de equipes. Gestão de equipes virtuais, autogerenciáveis e em redes colaborativas. Gestão de grupos ágeis e squads. Espiral de desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

    Governança corporativa e compliance

    Princípios essenciais de governança: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Conceito de stakeholder. Conceito de ESG (environmental, social and corporate governance). Arquitetura de governança. Teoria da Agência e conflitos de interesse. Boas práticas de governança corporativa. Gestão e programas de compliance. Governança, compliance e geração de valor para a organização. Relatório GRI.

    Liderança, poder e influência

    Movimento em torno da liderança: principais abordagens e fundamentos. Liderança como relação de poder e influência. Liderança versus gerenciamento. Das competências gerenciais às competências em liderança. Liderança e construção de ambiências organizacionais de alto desempenho. Pipeline e formas de desenvolvimento da liderança. Liderança de si e dos outros.

    Mudança e cultura organizacional

    Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança. 

    Negociação e administração de conflitos

    Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

    Neurociência aplicada à gestão

    Neurociência: contribuições à gestão dos elementos humanos das organizações. Neurociência Cognitiva e comportamento social: atenção, inteligência emocional, inteligência social e soft skills. Aplicações da Neurociência Sociocognitiva ao desenvolvimento de pessoas. Neurociências, relações interpessoais e dinâmicas comunicacionais. Metodologias, abordagens e desafios da Neurociência aplicada à liderança e à gestão de pessoas.

    Projetos e metodologias ágeis

    Histórico e conceituação de projeto e gerenciamento de projetos. Relação entre estratégia e projetos. Ciclo de vida e grupos de processos de gerenciamento de projetos. Gerenciamento de portfólio e programas. Escritório de projetos. Estruturas organizacionais, os seus impactos em projetos e o seu gerenciamento. Papel do gerente de projeto e principais competências necessárias à sua atuação. Plano de gerenciamento do projeto: Canvas, PM Visual, Método Cascata e metodologias ágeis – Scrum.

    Saúde corporativa e mindfulness

    Temas globais que impactam a gestão da saúde nas organizações. Motivadores do tema da gestão da saúde nas organizações e os seus impactos. Conceitos biopsicossocial e espiritual. Autogestão das dimensões biológica e psicológica. Resiliência e gestão da energia para gestão do estresse pessoal. Gestão da energia para superar o estresse. Conceito, objetivos e fundamentos do mindfulness. Vivências e uso do mindfulness no mundo corporativo. Classificação e práticas de mindfulness. Como apresentar o mindfulness e as suas práticas nas organizações.

    Storytelling e outras práticas de comunicação

    Técnicas de apresentação: estrutura, conteúdo e planejamento. Obstáculos internos e externos relacionados a apresentações em público. Storytelling: conceitos, técnicas e aplicabilidade. Condução de reuniões presenciais e virtuais. Marketing pessoal e relacionamento com a mídia e as redes sociais.   
    Investimento

    Consulte nosso atendimento:

    > Condições especiais para ex-alunos.

    > Empresas parceiras (10%).

    Condições não cumulativas.

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 19/10/2023

    • R$ 36.280,00 à vista ou até 30x de R$1.391,86.

    Até 11/11/2023

    • R$ 38.220,00 à vista ou até 30x de R$ 1.466,29.
    Público-alvo
    O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores destina-se a profissionais de todas as formações acadêmicas, perfis e experiências, e que percebam o desenvolvimento humano integrado e permanente não só como um elemento propulsor de um convívio social e profissional mais efetivo, mas também como um impulsionador estratégico para o sucesso tanto pessoal quanto profissional, considerando os desafios de um mercado cada vez mais exigente e competitivo.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos.
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    • O processo seletivo é composto por entrevista e análise curricular, podendo ser presencial ou virtual, conforme a escolha e disponibilidade do candidato.
    • Na etapa final da inscrição é necessário agendar a entrevista, considerando a opção desejada.
    • A entrevista é o momento para entender como o curso contribuirá para seus objetivos profissionais, alinhando expectativas entre o candidato e a FGV.
    • Cédula de identidade
    • Foto digital recente no formato 3x4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
    *Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.