MBA Executivo em Administração: Clínicas e Hospitais

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Niterói, RJ
Modalidade: Blended (semipresencial)
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  • Frequência: Mensal
    08:30 as 18:10 horas
    Início: Imediato
    Data limite de inscrição: 30/12/2023
    Duração: 24 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Blended (semipresencial)

    Cursos com aulas presenciais e aulas ao vivo, por meio de computador ou dispositivo móvel, em dias marcados.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Em 2015, foi aprovada uma lei que permite a entrada de capital estrangeiro na área da Saúde, gerando novas demandas para hospitais, operadoras e laboratórios. MBA Executivo em Administração: Clínicas e Hospitais visa preparar as lideranças do setor para enfrentar esse cenário de constante mudanças. Com o curso, você irá compreender as variáveis que influenciam decisões estratégicas e aprenderá a otimizar recursos escassos, maximizando resultados e atendendo clientes, pacientes e usuários com excelência, qualidade e segurança.

    Você irá adquirir:

    • Habilidades para liderança de alta performance
    • Visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da Saúde
    • Técnicas para mediar conflitos e lidar com as mudanças no setor
    • Capacidade para desenvolvimento de equipes
    • Competência para trabalhar com planos de ação e resultados
    • Capacidade de manter ambiente produtivo de trabalho centrado na responsabilidade ética e social.
    Coordenador Acadêmico: Maria Laiz Athayde Marcondes Zanardo
    Programa

    MBA Executivo em Administração: Clínicas e Hospitais

    Aspectos Jurídicos em Saúde

    A Saúde na Constituição. Responsabilidade Civil em Saúde. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Flexibilização dos Contratos de Trabalho. Judicialização no Setor Saúde. Direitos Básicos do Consumidor.

    Auditoria em Saúde

    Avaliação dos controles internos. Auditoria contábil e financeira. Auditoria dos sistemas de informação. Auditoria operacional dos processos de saúde. Auditoria em unidades assistenciais. Auditoria de qualidade dos serviços. Relatórios de auditoria em saúde.

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Gerenciamento de Casos e Medicina Baseada em Evidências

    A Medicina baseada em evidências.  O processo de tomada de decisão. Os protocolos. Análise Econômica em Saúde.

    Gestão da Informação, Inovação e Internet das Coisas em Saúde

    A importância da Tecnologia da Informação e dos sistemas de informação gerencial em saúde (SIG). Os fatores críticos de sucesso na escolha, implantação e gestão dos SIGs. TI em saúde na segurança do paciente, gestão de processos críticos e processo decisório. Inovação e transformação digital em saúde

    Gestão de Custos em Saúde

    O aumento do valor de qualquer organização de saúde, assim como o fortalecimento de sua sustentabilidade, através do gerenciamento eficiente dos recursos disponíveis. Abordagem holística e estratégica dos sistemas de custeio: (i) Absorção, (ii) Variável e (iii) ABC, com uso intenso de seus componentes constitutivos.

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Gestão do Espaço Físico em Clinicas e Hospitais

    A legislação pertinente, a otimização dos espaços e dos fluxos. aliados aos mais modernos conceitos, que buscam a sinergia entre as necessidades técnicas específicas da área e o ambiente que acolha adequadamente o cliente/paciente/usuário.

    Gestão dos Serviços em Saúde

    A participação dos serviços em uma Organização de Saúde.
    Especificidade do serviço e sua contribuição para as diretrizes estratégicas em Saúde.
    Avaliação quanto à terceirização/ quarteirização.
    Contratação de serviços.
    Equilíbrio custo/ benefício.
    Indicadores de desempenho para serviços.

    Gestão Estratégica

    Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

    Logística Aplicada à Saúde

    Abordagem Sistêmica da Logística em Saúde. Qualificação de Fornecedores e Aquisição de Materiais e medicamentos. Gerência de Estoques. Movimentação e Dispensação de Estoques. Ações de melhoria da eficiência logística em Saúde.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Negociação e Gestão de Conflitos em Clínicas e Hospitais

    A negociação como instrumento de gestão e liderança de equipes. Características do bom negociador. Os ambientes de negociação e os principais tipos e abordagens. O processo, planejamento e preparação de negociações. A peculiaridade da Gestão dos Conflitos em Clínicas e Hospitais.

    Plano de Negócios em Saúde

    Aspectos que envolvem um plano de negócios em saúde. Necessidades na área de saúde. Valor e benefícios do negócio. Análise estratégica. Mercado, competidores e plano de Marketing. Planos: Econômico–financeiro e de Operações. A estrutura organizacional. Indicadores de sucesso do projeto. O sumário executivo. Requisitos do trabalho acadêmico, fundamentação, consistência e normas, elementos pré-textuais, referências.

    Qualidade e Acreditação em Saúde

    Qualidade e a Acreditação dos serviços de saúde. Ferramentas de avaliação, monitoramento e controle. Acreditação em saúde. Principais barreiras ao processo de acreditação.

    Responsabilidade Ética e Social

    O papel da responsabilidade social, da ética e dos valores pessoais e profissionais para o sucesso das organizações de saúde. Código de Ética como reflexo da cultura organizacional. Responsabilidade social. Avaliação da cidadania corporativa – Balanço Social.

    Sistemas Integrados de Operadoras de Saúde

    A Saúde Suplementar. Evolução dos planos privados de saúde no Brasil. Características e Objetivos Básicos das Operadoras de Saúde. Gestão do relacionamento com prestadores de serviços.

    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais que:
    • exercem ou pretendem exercer funções de liderança em clínicas, hospitais, laboratórios, operadoras de saúde e indústrias farmacêuticas e de equipamentos/materiais médico-hospitalares;
    • desejam abrir serviços ou unidades de negócio nas áreas descritas acima.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 

    *Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.