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Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Semipresencial (Blended)
Início: 27/03/2026
Data limite de inscrição: 27/03/2026
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 16 meses)
Frequência: Mensal
Presencial: 5ª, 6ª das 18h às 22h20 e Sábado das 08h30 às 18h10 | Ao Vivo: 2ª e 3ª das 19h às 23h20
Lidere com excelência a gestão de cooperativas de crédito no Brasil.
 
O MBA com ênfase em Cooperativas de Crédito capacita profissionais para tomar decisões estratégicas, liderar com responsabilidade e promover soluções sustentáveis que elevam a qualidade da gestão em cooperativas de crédito.
 
Formar líderes preparados para transformar o cooperativismo de crédito.
 
Com o MBA com ênfase em Cooperativas de Crédito, você será capaz de tomar decisões éticas e estratégicas, aplicar boas práticas de mercado e promover inovação sustentável nas cooperativas, ampliando sua atuação com impacto social e econômico.
 
Aprimore suas habilidades
Desenvolva novas competências gerenciais.
 | Tomar decisões com base na evolução histórica do cooperativismo de crédito
 | Aplicar princípios éticos do cooperativismo na gestão de cooperativas de crédito
 | Promover a intercooperação entre ramos do sistema cooperativista nacional
 | Analisar cenários com base em dados do cooperativismo de crédito mundial e brasileiro
 | Integrar gestão bancária e relações humanas com foco em ESG e legislação do setor

Programa

MBA com ênfase em Cooperativas de Crédito

Análise das Demonstrações Contábeis

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Cooperativismo de Crédito e Sistema Financeiro Nacional

Cooperativa de crédito. Sistemas cooperativos. Serviços das cooperativas de crédito para pessoas físicas e jurídicas: pix, imóveis, equipamentos, veículos, seguros, pagamentos e recebimentos, open finance, cartões, consórcios, conta corrente, investimentos financeiros e previdência, regularização de dívidas, programas de pontos. Serviços especiais ofertados por cooperativas de crédito ao setor público. Órgão regulador. Sistema Financeiro Nacional. Mercado financeiro.

Economia dos Negócios

Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Equilíbrio e falhas de mercado. Elasticidade e as suas aplicações. Comportamento do produtor e oferta competitiva: tecnologia e custos de produção, escolha de insumos, escala e escopo. Outras estruturas de mercado (monopólios, oligopólios e defesa da concorrência). Poder de mercado e discriminação de preços. Impacto de políticas governamentais no bem-estar e peso morto (impostos e subsídios, controle de preços, comércio internacional, tarifas e cotas de importação). Macroeconomia: conjuntura econômica brasileira e indicadores macroeconômicos. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação e índices de preço. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. 

ESG e Gestão Sustentável de Cooperativas

Conceitos de ESG e a sua aplicação: dimensões ambiental, social e de governança. Governança cooperativa e responsabilidade social cooperativa. Economia circular. Gestão de riscos socioambientais e econômicos. Gestão da diversidade e inclusão. Mudanças climáticas e transição energética. Cooperação para o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Características do cooperativismo em redes. Educação cooperativa e cultura da cooperação. Economia solidária e cooperativismo. Boas práticas de cooperativas em face dos atuais desafios de gestão sustentável.

Estratégia Corporativa e de Negócios

Desafios da gestão estratégica: conceito, diferenciação entre concepção e implementação de estratégias, evolução do conceito e tipos de estratégia. Fundamentos do negócio: missão, visão e valores. Diagnóstico empresarial: diagnóstico interno, externo/análise de indústria (5 forças), posicionamento estratégico e cadeia de valor, projeção de cenários e SWOT. Estruturação das estratégicas: competitivas, definição de objetivos, de metas, de indicadores de desempenho empresarial associados a estratégias planejadas, balanced scorecard, objectives and key results (OKRs), plano de ação e priorização. Ferramentas para plano de ação e priorização: 5W2H e GUT. Estratégias de crescimento: estratégia corporativa, consolidação, verticalização e diversificação, internacionalização, pipelines, ecossistemas, plataformas e novos modelos de negócio.

Estratégias de Marketing

Fundamentos de marketing e análise de mercado: introdução ao marketing, análise do ambiente de marketing e pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor e segmentação de mercado: fatores que influenciam o comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, estratégias e critérios de segmentação, seleção do mercado-alvo, posicionamento de marca. Mix de marketing e práticas digitais: produtos e serviços, preço, praça e promoção. Marketing digital: conteúdo, influência e visibilidade em redes sociais e buscadores. Planejamento, implementação e tendências em marketing: plano de marketing, implementação e controle. Tendências de consumo, tendências em e-commerce, marketing de influência, realidade aumentada/virtual, metaverso. Tecnologias emergentes: inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas (IoT).

Finanças Corporativas

Matemática Financeira: conceitos, operações com fluxos de caixa e aplicações práticas. Decisões de investimento: métodos de avaliação e fluxo de caixa. Risco e custo de oportunidade. Estrutura de capital e custo de capital, e alavancagem financeira. Avaliação de empresas e criação de valor: conceitos fundamentais de valuation. Técnicas de avaliação de empresas. Integração de critérios ESG nas decisões financeiras: introdução e decisões financeiras corporativas.

Funcionamento de Cooperativas e Ramos de Atuação

Desenvolvimento de cooperativas e a sua natureza jurídica. Procedimentos formais para a constituição de cooperativas. Organização do quadro social de cooperativas. Estratégias operacionais e organizacionais do sistema cooperativo. Rotinas e práticas de cooperativas. Definição dos ramos oficiais do cooperativismo no Brasil. Cooperativas agropecuárias. Cooperativas de consumo. Cooperativas de crédito. Cooperativas de infraestrutura. Cooperativas de saúde. Cooperativas de trabalho, produção de bens e serviços. Cooperativas de transporte.

Gestão de Projetos e Criação de Valor

Fundamentos do gerenciamento de projetos: alinhamento entre estratégia corporativa e métodos de avaliação e seleção de projetos. Ciclos de vida de projetos e abordagens gerenciais. Planejamento de projetos: termo de abertura do projeto (TAP). Identificação e qualificação básica das partes interessadas. Framework preditivo por processos. Plano de gerenciamento do projeto (PGP): escopo, cronograma, riscos, recursos, aquisições, custos e qualidade. Planejamento de projetos na abordagem gerencial adaptativa: visão básica, atores, cerimônias, artefatos e Scrum em ação. Tendências do gerenciamento de projetos: relevância do ESG (Environmental, Social e Governance), da transformação digital (TD) e da inteligência artificial (IA) em projetos.

Gestão de Risco de Crédito

Conceitos e objetivos do crédito. Importância econômica e social do crédito. Inadimplência: situação atual e tendências. Importância da segmentação. Tipos de funding. Taxas de juros: Over Selic, CDI e TJLP. Formação do preço do crédito: conceitos de custo de oportunidade e spread. Riscos dos demonstrativos contábeis. Riscos operacionais. Riscos externos. Riscos do segmento de varejo: micro e pequenas empresas, pessoas físicas. Credit scoring e behaviour scoring. Sinais de créditos problemáticos.

Gestão de Riscos Operacionais e Compliance

Controladoria e riscos em cooperativas de crédito. Regulações de mercado: Basel II e Normas do Banco Central. Conceito de risco operacional. Gestão de processos e reconhecimento de riscos e controles. Gestão de compliance na governança corporativa. Definição de planos de contingência e continuidade com base em riscos.

Gestão de Serviços e Produtos Financeiros

Principais produtos e serviços financeiros. Fontes de receita da cooperativa. Modelo comercial. Proposta de valor. Gestão comercial. Eficiência na gestão comercial. Fidelização. Novo modelo de negócio virtual. Transformação dos serviços financeiros: open finance, finanças descentralizadas, tokenização da economia, papel do Bacen nessa transformação. Gestão comercial na cooperativa rural e na cooperativa urbana. Como crescer “sem deixar de ser” cooperativa: econômico versus social.

Introdução ao Cooperativismo e seus Princípios

Definições de cooperativismo. Síntese histórica do cooperativismo no mundo e no Brasil. Contexto da origem do cooperativismo: a Revolução Industrial na Inglaterra. Sociedade dos probos de Rochdale. Primeiras cooperativas no mundo e no Brasil no século XIX. Surgimento da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Lei de Política Nacional de Cooperativismo (Lei nº 5.754, de 16 de dezembro de 1971). Criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop). Tipos/ramos das cooperativas. Números do cooperativismo no mundo e no Brasil. Princípios e valores do cooperativismo. Pioneiros de Rochdale. Livre e aberta adesão dos sócios. Gestão e controle democrático dos sócios. Participação econômica do sócio. Autonomia e independência. Educação, treinamento e informação. Parceria entre as cooperativas (intercooperação). Interesse pela comunidade. Princípio extraoficial da comunicação. Cinco valores da governança cooperativa expressos no Manual de Boas Práticas de Governança Cooperativa: autogestão, senso de justiça, transparência, educação e sustentabilidade.

Investimentos e Planejamento Financeiro

Sistema Financeiro Nacional. Formação da taxa de juros: taxa Selic e taxa DI. Tipos de rendimentos: pré, flutuante e pós com juros. Marcação a mercado. Tipos de investimento: renda fixa e renda variável. Principais títulos. Fundos de investimento. Noções preliminares de gestão dos riscos nos investimentos: Liquidez, capital e mercado. Evolução do mercado financeiro. Tendências do mercado financeiro adaptadas às cooperativas de crédito. Conceito de planejador financeiro e a sua aplicabilidade no cooperativismo de crédito.

Jogo de Negócios

Introdução: Apresentação do cenário e das regras do jogo. Objetivos. Formação das equipes.
Preparação: análise do cenário e da situação inicial da empresa/negócio. Definição de objetivos e estratégias. Organização das equipes. Realização de testes preparatórios para o início da simulação.
Simulação: tomada de decisão e análise dos resultados, da concorrência e das variações de cenários. Reavaliação dos objetivos e das estratégias.
Fechamento: análise crítica do desempenho das empresas. Lições aprendidas.

Legislação Aplicável ao Cooperativismo


Legislação aplicável ao cooperativismo. Políticas públicas e cooperativismo. 11 características das cooperativas previstas pela Lei nº 5.764, de 16 de dezembro de 1971. Direito Cooperativo. Direito Constitucional e sua relação com princípios do cooperativismo. Direito do consumidor aplicável às cooperativas e prevenção de passivos trabalhistas. Direito de Propriedade, proteção de dados e implicações cooperativistas. Direito Societário aplicado às Cooperativas. Direito e relações comerciais internacionais.


Liderança de Equipes de Alto Desempenho

Teorias de liderança: traços e características, comportamentais, contingenciais e situacionais, contemporâneas, críticas e pós-modernas. Liderança transacional e transformacional.  Gestão de equipes de alto desempenho: papéis da liderança, delimitação dos papéis dos membros, estratégias de comprometimento e team building. Avaliação. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes nas organizações: pipeline de liderança, líder-coach e desafios da primeira gestão. Competências do líder eficaz: delegação e empowerment.

Smart Business: Decisões Estratégicas com IA e Digitalização

Técnicas de inteligência artificial. Aprendizado de máquina. IA generativa. Tendências emergentes: engenharia de prompt, RAG, RAG com grafos, MCP e agentização. IA e estratégia de negócios: criação de valor com IA. Modelos de negócios digitais e plataformas. Fatores críticos de sucesso na adoção estratégica da IA. Processo decisório e IA: tomada de decisão orientada a dados, analytics descritivo, preditivo e prescritivo, inteligência de negócios (BI) e dashboards estratégicos. Ética, vieses algorítmicos e governança de dados. IA aplicada à estratégia de crescimento: automação inteligente e eficiência operacional. Gestão de talentos em organizações inteligentes. Governança corporativa aplicada à IA. Regulamentações e tendências. 

Investimento

Consulte nosso atendimento:

  • Condições especiais para ex-alunos.
  • Empresas parceiras (10%).

Condições não cumulativas.

Formas de Pagamento:
Boleto Bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Mastercard).
A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão. Todo parcelamento incide juros de 1,0% a.m.

Até 10/12/2025

  • R$ 32.590,00 à vista ou até 30x de R$ 1.627,04

Até 04/02/2026

  • R$ 33.549,00 à vista ou até 30x de R$ 1675,76

Até 27/03/2026

  • R$ 34.545,00 à vista ou até 30x de R$ 1.726,40

Público-alvo

| Profissionais que atuam ou desejam atuar em cooperativas de crédito que buscam aprofundar seus conhecimentos em gestão estratégica, ética e sustentabilidade.

Pré-requisito(s):

| Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
| Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
 
*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: entrevista

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Identidade/CPF.
  • Foto digital 3x4 (colorida).
  • Diploma do curso de graduação*.

 

* Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 
* Cursos superiores sequenciais de formação complementar não correspondem a diploma de graduação. 

Contato

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