Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 04/07/2025
Data limite de inscrição: 04/07/2025
Carga Horária: 432 horas/aula
(Duração: 18 meses)
Frequência: Mensal
Aula Mensal: 6º feira 19h às 22:20h // Sáb. 08h às 12:20h – 13:20h às 17:40h // Dom. 08h às 13:20h
O programa do MBA em Administração: Gestão de Saúde visa especializar profissionais que possuem competências mais complexas, isto é, com um conjunto de conhecimentos, habilidades e valores exigidos pelo mercado de trabalho.
 
São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • relacionar os sistemas de saúde brasileiros, público e privado, aos demais sistemas do mundo;
  • analisar o mercado de Saúde, pensando e agindo estrategicamente para enfrentar as transformações pelas quais o setor de Saúde passa;
  • lidar com incertezas e ambiguidades, bem como com novas e inesperadas situações;
  • liderar e trabalhar em equipe, transformando-a em de alto rendimento;
  • incorporar os conceitos de marketing e aplicá-los para geração de valor à organização;
  • gerar uma cultura organizacional propicia à inovação;
  • mitigar conflitos e produzir negociações satisfatórias para os envolvidos;
  • tomar decisões mais acertadas com base em conhecimento e utilização de tecnologias, ferramentas e técnicas gerenciais contemporâneas;
  • reconhecer as melhores práticas em gestão de projetos, tornando-os exitosos;
  • interpretar as principais legislações que regem o setor de Saúde;
  • identificar padrões elevados de qualidade e segurança do paciente que ofereçam uma excelente jornada ao paciente e seus familiares, primando pela obtenção dos melhores desfechos clínicos.
Coordenador Acadêmico:

Programa

MBA em Administração: Gestão de Saúde

Análise das demonstrações contábeis

Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

Aspectos jurídicos e compliance em Saúde

Direito à saúde na Constituição Federal. Responsabilidades. Vínculos contratuais. Compliance. Reflexos jurídicos da evolução tecnológica e temas controversos em direito médico. Judicialização da saúde. 

Estratégia competitiva em saúde

Ambiente de negócios no setor de Saúde. Formulação de estratégia competitiva em saúde. Elaboração do plano estratégico em organizações de saúde. Referenciais estratégicos. Identificação estratégica de negócio. Análise dos ambientes interno e externo e suas correlações. Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho estratégico. Implantação e controle da proposta de valor e do plano de ação estratégico em saúde.

Empreendedorismo em saúde

Definição, princípios e objetivos de empreendedorismo. Perfil do empreendedor: empreendedor organizacional e empreendedor social. Paixão e orientação empreendedora. Visão empreendedora e intraempreendedorismo. Identificação de novos negócios em saúde e o processo de estruturação. Estratégias empreendedoras no setor de Saúde. Fontes de financiamento. Riscos, barreiras e causas de fracasso

Finanças corporativas em saúde

Papel e funções do administrador. Visão financeira dos demonstrativos contábeis. Ciclos operacional e financeiro para o mercado de saúde. Fluxo de caixa. Alavancagem e risco operacional, financeiro e combinado. Avaliação de empresas (valuation) no contexto das fusões e aquisições na saúde.

Governança corporativa e sustentabilidade em saúde

Governança corporativa em saúde. Implementação da governança corporativa em saúde. Responsabilidade social e reparação social. Interação da responsabilidade social e governança. Sustentabilidade e desenvolvimento social.

Gestão de custos em saúde

Sistemas de custeamento como ferramenta de gestão em empresas na área da saúde. Empresa como sistema de atividades em uma cadeia de valores: gestão e classificação dos custos. Tipos de custos: fixos, variáveis, diretos e indiretos. Formação do preço de venda (produtos e serviços) e aplicação de pricing. Métodos de custeio: Variável (Direto), por Absorção e ABC Costing (custeio baseados em atividades). Análise do custo, volume, lucro em empresas no segmento da saúde.

Gestão de facilities em organizações de saúde

Gestão de facilities nas organizações de saúde. Infraestrutura física. Serviços de apoio à assistência. Gestão da hospitalidade em organizações de saúde. Monitoramento e controle dos serviços de facilities.

Gestão de projetos em saúde

Conceito e metodologia para a elaboração de projetos empresariais. Natureza dos projetos em saúde. Ciclo de vida de um projeto. Planejamento e controle dos projetos em organizações de saúde. Metodologias ágeis aplicáveis ao ambiente de saúde.

Gestão de serviços em saúde

Serviços assistenciais. Gestão do cuidado. Governança clínica. Evidências científicas para a tomada de decisão. Gestão do resultado.

Liderança e gestão de equipes

Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

Mercado e operadoras de saúde

Mercado de Saúde Suplementar. Empresa operadora de planos de saúde e odontológicos. Operadora exclusivamente odontológica. Regulação da saúde suplementar. Operadoras e prestadores de serviços: tipos de contratação, custeio, reajuste de preços, sinistralidade e controle das despesas assistenciais. Gerenciamento da rede de prestadores. Verticalização. Modelos de remuneração de prestadores de serviços das operadoras.

Marketing em saúde

Conceitos e definições básicas de marketing. Cenários e ambientes de marketing. Comportamento do consumidor em saúde. Mix de marketing de serviços: pessoas, processo, evidencia física. Estratégias de precificação. P (Praça) - conceitos estratégicos de marketing. Especificidades da comunicação de marketing no setor de Saúde. Segmentação de mercado e público-alvo. Mix de marketing com foco na saúde. Estratégias de relacionamento, satisfação e agregação de valor. Marketing digital. Outbound versus inbound marketing. Estratégias de marketing na era digital. Novas tecnologias e suas aplicabilidades em saúde.

Negociação e administração de conflitos

Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.

Qualidade, segurança e experiência do paciente

Gestão da qualidade em saúde. Melhoria da qualidade em saúde. Avaliação da qualidade em saúde. Segurança do paciente. Experiência do paciente.

Supply chain management e logística em organizações de saúde

Logística integrada e supply chain management. Indicadores de desempenho logístico (KPI).  Estratégias das cadeias de suprimentos em saúde. Green supply chain em saúde. Strategic sourcing em saúde. Dispensação de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Impactos das inovações tecnológicas na supply chain management em saúde.

Sistemas de saúde no Brasil

Histórico. Processo saúde-doença e respectivas concepções. Desenvolvimento e modelos de análise de sistemas de saúde. Sistemas de saúde no mundo. Estrutura e organização dos sistemas de saúde. SUS e organização dos sistemas de saúde e integração de serviços complementares e suplementares. Tendências e reflexões sobre sistemas de saúde.

Transformação digital e inovação em saúde

Transformação digital. Tecnologia e informação em saúde. Segurança da informação e legislação. Inovação. Inovação em Saúde.

Módulo Internacional

Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

* O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

Clique aqui e saiba mais sobre o Módulo Internacional

Investimento

Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.

Público-alvo

O curso MBA em Administração: Gestão de Saúde é direcionado a diretores, gestores, coordenadores e profissionais de nível superior que desejam aprimorar seus conhecimentos em gestão de saúde, compartilhar experiências e construir networking entre os participantes.
Pré-requisitos:
  • tempo mínimo de conclusão de graduação: três anos.
  • tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
  • desejável conhecimento de língua inglesa.
Ter uma maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
A matrícula neste curso pode requerer, como pré-requisitos de formação e de experiência profissional, tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.

Certificado

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Processo seletivo

com processo seletivo: análise curricular + palestra

processo seletivo com análise curricular e palestra

  • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato e palestra obrigatória;
  • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis e variar de acordo com a demanda e o curso escolhido;
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
  • Cédula de identidade
  • Foto recente 3 x 4 (colorida)
  • Diploma do curso  de graduação*
  • Histórico escolar de graduação

*Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

Contato

Cursos similares

Presencial MBA
Gestão de Setores Específicos
O MBA em Gestão: Incorporação e Construç...
Semipresencial (Blended) MBA
Gestão de Setores Específicos
Desenvolver ações e estratégias para um negó...
Semipresencial (Blended) MBA
Gestão de Setores Específicos
O MBA em Gestão: Incorporação e Construç...
Presencial MBA
Gestão de Setores Específicos
O programa do MBA Executivo em Administração: Gestão...
Live Curta e Média Duração
Gestão de Setores Específicos
O curso Formação Executiva em Gestão de Escrit...
Live Curta e Média Duração
Gestão de Setores Específicos
O curso Gestão de Escritórios de Arquitetura e Interiores...
Live Curta e Média Duração
Gestão de Setores Específicos
Na era digital, ter uma conta em plataformas como LinkedIn, Instagram ou...
Online Curta e Média Duração
Gestão de Setores Específicos
O curso Gestão Estratégica de Esportes proporciona o...
Online Curta e Média Duração
Gestão de Setores Específicos
As mudanças climáticas estão remodelando os mercados...

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.