MBA em Gestão: Digital Transformation

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Vitória, ES
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    às sextas-feiras das 18h30 às 22h50 e aos sábados das 8h às 12h20.
    Início:28/04/2023
    Data limite de inscrição: 28/04/2023
    Duração: 25 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos 100% presenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O programa do MBA em Gestão: Digital Transformation está estruturado em disciplinas que desenvolvem competências nas áreas de gestão e tecnologias da informação e comunicação aplicadas à transformação digital. Por meio de estudos de casos, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos apresentados em sala, aliando teoria à prática.
     
    Você vai adquirir:
    • capacidade de identificar as transformações digitais que estão ocorrendo no mundo de negócios atualmente;
    • habilidade em avaliar os desafios associados à digitalização dos negócios e das empresas;
    • capacidade de relacionar a tecnologia da informação e comunicação (TIC) à gestão estratégica das empresas;
    • competências para planejar novos modelos de negócios baseados nas novas tecnologias da informação e comunicação e
    • conhecimentos para elaborar processos de negócios inovadores associados à cadeia de valores das empresas, por meio do uso de tecnologias emergentes.
    Coordenador Acadêmico: Luiz Antonio Joia, Isnard Marshall Junior
    Programa

    MBA em Gestão: Digital Transformation

    Direito Digital

    Constituição Federal e a Tecnologia da Informação. Marco Civil da Internet. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Propriedade Intelectual e Contratos Eletrônicos. Privacidade. Direito ao Esquecimento.

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Empreendedorismo e gestão da inovação

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégias de marketing

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Economia dos negócios

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

    Finanças corporativas

    Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade
    econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

    Gestão de projetos

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.

    Jogo de negócios

    Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.

    Liderança e gestão de equipes

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Marketing Digital

    Fundamentos do marketing e os novos paradigmas das organizações. O papel da tecnologia da informação nas atividades do marketing. Etapas de um planejamento estratégico de marketing digital e as interfaces com a gestão de TI. Construção de um diagnóstico de tecnologia para o planejamento de marketing digital.

    Transformação digital

    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

    Gestão da Segurança da Informação

    Visão sistêmica da segurança da informação. Políticas e estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Análise de riscos. Certificados digitais. Criptografia. Infraestrutura de chaves públicas (ICP). Planos de contingência e de recuperação de desastres. Engenharia social.

    Economia Digital

    História e evolução da economia. A economia agrícola. A economia industrial. A economia digital. A lei dos retornos crescentes versus a lei dos retornos decrescentes (lei de Marshall). Transformação do conhecimento em negócio. Avaliação de performance empresarial na economia digital. O papel da tecnologia. A mudança nas relações de trabalho. Empresas baseadas no conhecimento. O papel da economia digital no mundo. O índice NASDAQ. O papel da economia digital no Brasil.

    Alinhamento Estratégico da Transformação Digital

    Definição de transformação digital. Estratégias de transformação digital. Fatores-chave de sucesso para transformação digital. Cultura, estrutura organizacional e transformação digital. Implantação da transformação digital em empresas. Alinhamento estratégico da transformação digital. Nível de maturidade da digitalização de empresas.

    Business case de Transformação Digital

    Elaboração de um business case de transformação digital. Análise de contexto. Identificação do problema (patologias). Alternativas de solução: definição de modelos de negócios e processos de negócio. Definição das tecnologias para transformação digital. Plano de implementação da transformação digital. Análise financeira da transformação digital.

    Gestão da Mudança para Transformação Digital

    Bases teóricas e conceituais da mudança organizacional. Mudança organizacional incremental e radical; transformação voluntária e reativa, e princípios de intensidade e de velocidade das mudanças planejadas. Mudança organizacional associada à transformação digital na perspectiva organizacional, dos grupos e dos indivíduos. Gestão de mudanças em transformação digital e cultura, liderança, aprendizagem e inovação organizacionais. O fenômeno da resistência às mudanças associadas à transformação digital.

    Inteligência Competitiva, Big Data e Business Analytics

    Definição e importância de inteligência competitiva e business analytics. Ciclo da inteligência. Planejamento. Coleta de dados e informações. Análise de dados e informações. Disseminação dos resultados. Inteligência competitiva e business analytics em fusões e aquisições. Benchmarking e inteligência competitiva. Custo-benefício associado. Ética e privacidade. GDPR. Tendências futuras.

    Tecnologias da Informação e Comunicação Emergentes

    Análise de tecnologias de ruptura e seus impactos em modelos de negócios existentes e na criação de novos modelos de negócios. Apresentação das tecnologias blockchain, smart tags e RFID, internet of things (IoT), inteligência artificial e machine learning, veículos autônomos, drones, robôs e 5G.

    Módulo Internacional

    Para potencializar a formação acadêmica com uma experiência internacional, todos os alunos de MBA e Pós-Graduação da FGV têm a opção de participar de módulos internacionais nas instituições parceiras. As universidades, em parceria com a FGV, desenham programas customizados exclusivos para a FGV nos formatos Live e Presencial.

    Após a conclusão do Módulo Internacional, os alunos poderão solicitar o apostilamento de Extensão Internacional no seu certificado de Especialização pela FGV.

    * O Módulo Internacional é opcional e o seu valor não está incluído no preço do MBA ou Pós-Graduação.

    Clique aqui e saiba mais sobre o Módulo Internacional

    Investimento
    Para obter informações sobre o valor de investimento e formas de parcelamento, consulte diretamente a nossa unidade.
    Público-alvo
    O MBA em Gestão: Digital Transformation é recomendado para:
    • profissionais que tenham interessem em desenvolver projetos de transformação digital nas suas empresas e
    • empreendedores que almejam inovar o seu próprio negócio.

    Pré-requisitos do curso: 
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 

    *Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.