MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

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Brasília, DF
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    T10 (2022.1) - 2ª e 3ª das 19h às 23h20 - Quinzenal
    Início:30/05/2022
    Data limite de inscrição: 30/05/2022
    21 meses
    Carga Horária: 480 horas/aula
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  • Aulas ao vivo, presenciais ou por webconferência
    MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios tem por missão desenvolver uma visão global e sistêmica das atividades empresariais e foca em formar executivos e empreendedores que saibam como criar valor para suas empresas. O objetivo principal do curso é preparar nossos alunos para assumir posições de destaque na direção das empresas e a serem donos do seu próprio negócio.

    O curso busca motivar os participantes a serem protagonistas, liderando pelo exemplo, respeitando e valorizando a diversidade e o meio ambiente, buscando criar uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para o desenvolvimento social.
    São competências do curso:
    • Identificar, implantar e utilizar tecnologias para aumento da eficiência operacional e conquista de mercados;
    • Aperfeiçoar a capacidade de identificar oportunidades de novos negócios;
    • Mapear e desenvolver o valor dos ativos intangíveis da organização;
    • Desenvolver a capacidade para construir modelos de negócios inovadores;
    • Aperfeiçoar as habilidades comportamentais e de relacionamento;
    • Ampliar a visão sistêmica sobre redes empresariais e a análise do ambiente de negócios para propor e implementar estratégias geradoras de valor para a empresa 
    • Analisar e decidir sobre os usos mais eficientes dos recursos da empresa para maximizar a criação de lucro para os acionistas e os benefícios para a sociedade.

    Aula Inaugural: 16/05/2022 às 19h00

    1ª Disciplina: 30/05/2022 

     

    ESTAMOS PRONTOS PARA RECEBER VOCÊ EM NOSSAS SALAS!

    Respeitando todos os protocolos de segurança, o MBA FGV volta para sala de aula em formato híbrido, onde os alunos poderão escolher se participarão da aula presencialmente ou por webconferência (plataforma Zoom).

    Em parceria com especialistas, foram definidos protocolos de operação para garantir o máximo de segurança para todos. Consulte nosso atendimento para detalhes do calendário presencial do seu curso. Mediante eventual alteração das condições epidemiológicas, as medidas serão revistas. Estamos preparados para superar limitações e manter a qualidade FGV.

    Coordenador Acadêmico: MARCUS VINICIUS QUINTELLA CURY
    Público-alvo
    O MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios é recomendado para: empresários, executivos, consultores e empreendedores, graduados em qualquer área de conhecimento.
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 5 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 5 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. A matrícula nesse curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

    Análise das demonstrações contábeis

    Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

    Análise de Projetos de Investimento

    Determinação dos fluxos de caixa do acionista e do projeto/empresa: depreciação, imposto de renda e serviços da dívida. Comparação entre projetos e análise incremental. Determinação e aplicação da taxa de desconto adequada: CAPM e WACC. Aplicação dos critérios para seleção de projetos: VPL e TIR. Análise sob risco e incerteza.

    Cenários Econômicos e Tendências

    Análise de cenários macroeconômicos e seus efeitos sobre os negócios. Mensuração da atividade econômica. Moeda (cripativos, moedas virtuais e outras) e sistema financeiro. Inflação e índice de preços. Modelo macroeconômico básico. Balanço de pagamentos. Avaliação das principais tendências dos negócios. Análise de séries históricas das estatísticas econômicas. Avaliação da situação atual com base em indicadores econômicos. Técnicas de correlações para identificar tendências. Técnicas para a criação de cenários baseadas em aspectos econômicos e estratégicos. Processo para a escolha de cenários mais prováveis e seus impactos na estratégia da empresa.

    Estratégias para o Crescimento da Empresa

    Evolução da estratégia empresarial. Principias pensadores da estratégia. Estratégia aplicada aos negócios: manutenção de Market Share. Criação de barreiras de entrada. Aumento de Market Share. Lançamento de novos produtos e novos serviços. Scale-up. Internacionalização da empresa/negócio. Aquisições (M&A). Alianças estratégicas. Inovação em Produtos e Serviços. Inovação no Modelo de Negócio. Empresas Exponenciais. Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho estratégico. Objetivos, metas e Objectives and key results (OKR’s).

    Environmental, social e corporate governance

    Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

    Fusões e Aquisições

    Decisão estratégica de crescimento através de aquisições, vantagens e desvantagens. Modelos de aquisição, fusão e consolidação de empresas. Escolha do mercado alvo para aquisição. Estudo preliminar da lista de potenciais empresas alvo para a aquisição (Long List). Estudo detalhado das empresas para escolha das mais sinérgicas (Short List). Estudo da abordagem a cada uma das empresas escolhidas. Definição da estratégia de aproximação. Encontros preliminares, conhecendo uns aos outros. Acordo de confidencialidade. Métodos para avaliação de empresa (Valuation), múltiplos, fluxo de caixa descontado, valor de mercado, valor contábil. Proposta para aquisição (Deal Sheet) com o percentual do capital a ser adquirido. Pré-negociação. Fechamento preliminar do negócio. Auditoria na empresa a ser adquirida (Due Diligence). Negociação final. Fechamento do negócio. Integração da empresa adquirida, comunicação ao mercado, pessoas, sistemas, processos, infraestrutura, carteira de clientes, fornecedores, associação classista, governo nas diversas esferas.




    Finanças Empresariais

    Visão geral das finanças para gestores empresariais. Valor do dinheiro no tempo. Juros simples e Juros compostos. Taxas de juros efetivas e equivalentes. Risco e retorno. Custo de oportunidade e taxa mínima de atratividade. Estrutura de capital. Custo do capital próprio e de terceiros: Modelo CAPM e Custo Médio Ponderado do Capital (WACC). Fluxos de caixa em moeda constante e corrente. Fluxos de caixa do acionista e do projeto/empresa. Métodos para tomada de decisão de projetos de investimentos: Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR).

    Gestão de Ativos Intangíveis


    Empresas mais valiosas com base em seus ativos intangíveis. Identificação e qualificação dos principais ativos intangíveis nas organizações. Principais ativos intangíveis e sua importância estratégica na criação de valor para as empresas. Cultura da empresa. Capital intelectual. Capital Social. Confiança que a empresa tem de todos os seus públicos. Redes organizacionais nas quais a empresa está inserida. Tecnologias aplicadas em seus processos. Marca. Patentes. Pontos comerciais. Processos. Pulverização de clientes. Pulverização de fornecedores. Políticas Governamentais para o setor. Ética da empresa. Grau de maturação dos produtos ou serviços. Relações Institucionais. Direitos de uso. Localização industrial, comercial, administrativa. Passivos intangíveis. Cadeia qualitativa dos credores como pessoas. Natureza humana e sua dinâmica e seus impactos na gestão do negócio. Valor contábil e valor econômico dos ativos intangíveis. Dificuldades para mensuração. Administração dos ativos intangíveis. Estratégias e ações direcionadas para criar valor para a empresa através da gestão dos ativos intangíveis: identificar, qualificar, criar métricas de desempenho.

    Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços

    Ambiente de negócios. Comportamento de compra do consumidor. Análise da concorrência. Custos e sua importância na formação do preço. Classificações dos custos e despesas. Métodos de custeio por absorção e variável. Determinação da margem de contribuição. Análise do break-even-point. Mensuração da margem de segurança e grau de alavancagem operacional. Avaliação do mark-up. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Formação de preço baseado no custo, na percepção de valor do cliente e na concorrência. Impacto do custo financeiro na determinação do preço de venda a prazo. Aspectos estratégicos na formação do preço.

    Gestão da Cadeia de Valor

    Cadeia de valor das organizações. Como valor é criado em cada etapa da cadeia. Identificar as redes organizacionais onde as empresas estão inseridas. Mapeamento e otimização dos processos de negócio da empresa. Cadeia de suprimentos. Operações. Canais de vendas e distribuição. Redes de assistência técnica e manutenção. Logística reversa aplicada aos processos de troca e reciclagem. Visão sistêmica sobre processos. Componentes do planejamento da demanda. Melhores práticas da gestão e integração entre vendas e operações - Sales & Operations Management – S&OP. Cadeia de valor no eCommerce.

    Gestão de Marketing e Mídias Sociais

    Gestão de marketing como ferramenta competitiva. Alinhamento entre estratégias da empresa, ações de marketing, vendas, produção e distribuição. Marketing de serviços, do varejo, da indústria e do terceiro setor. Desenvolvimento do marketing mix: produto/serviço, preço, promoção e canais de distribuição. Merchandising, marketing direto, trade marketing. Estratégias de marca (Branding). Valor da marca (Brand Equity). Estratégias de precificação (Pricing). Estratégias de gestão de portfólio. Estratégias de distribuição. Monitoramento da concorrência. Comunicação Omnichannel. Outbound versus inbound marketing. Customer relationship management (CRM). Comportamento do consumidor. Jornada do usuário, User Experience. Marketing nas mídias digitais e no e-commerce: estratégias, ações e métricas. Life time value. Investimento em marketing versus custo de aquisição e rentabilização de clientes. 

    Gestão de Vendas


    Alinhamento das ações de vendas com os objetivos estratégicos da organização. Alinhamento entre as ações de marketing de vendas e as operações. Softwares de Gestão de Vendas e transformação digital. Funil de vendas. Jornada do cliente, Indicadores de Performance. Importância do planejamento de vendas. Ações focadas na venda pessoal; vendas on-line (e-commerce, app, marketplaces e redes sociais); vendas através de canais de distribuição. Indicadores, Previsão, Metas e Orçamento de Vendas, Recrutamento, seleção, treinamento e integração da força de venda. Remuneração dos vendedores, política de incentivo e meritocracia. Materiais e recursos tecnológicos de apoio à venda.

    Liderança em Ambientes Competitivos


    Conceituação de liderança e seus desdobramentos. Tendências em Liderança e Gestão de Pessoas aplicada à Negócios Competitivos. Liderando colaboradores, prestadores de serviços, terceirizados. Liderando pessoas e equipes de alto desempenho: any time, any where. Competências, Habilidades e Atitudes de um Líder Visionário. Inteligência Emocional e Percepção. Como ampliar habilidades comportamentais na Gestão de Pessoas. Ética aplicada ao cargo, às equipes e ao Negócio: Inspiração, Confiança, Resultados. Riscos de comportamentos antiéticos. Confiança X Reputação. Importância da Comunicação Eficaz. Gestão de conflitos. Como liderar equipes heterogêneas. Cinco Disfunções das Equipes. Identificação e desenvolvimento talentos através da Metodologia 70:20:10. Liderando pelo Exemplo.

    Negócios Digitais


    Transformação digital e seus impactos nos negócios e na vida das pessoas. Tecnologia e mudança de comportamento pessoal e social. Trabalho any time, any where. Novos modelos de negócios baseados em Data Science, Analytics,?Blockchain, Criptomoedas, Inteligência Artificial, Machine Learning, 5G, IOT, Wearables, Realidade Virtual, Realidade Aumentada e universo do Games.?Tecnologia aplicada à indústria 4.0, aos sistemas de logística, ao comércio, aos serviços e ao sistema financeiro (Fintechs). Potenciais riscos do universo de negócios digitais: Cyber segurança. Lei geral de proteção de dados. Impactos das Fake News na sociedade.

    Negócios Internacionais

    Principais fluxos de negócios internacionais e seus impactos na economia. Comércio internacional brasileiro. Histórico, evolução e principais setores exportadores e importadores. Práticas e legislação do comércio internacional. Regulamentação do Comércio Internacional. Regulamentação do Comércio Internacional em um ambiente digital e interconectado. Gestão de Operações de Exportação e Importação. Tributação no Comércio Exterior Brasileiro. Gestão de Operações de Câmbio. Logística Internacional. O risco Brasil e a geração de receitas em moedas fortes; A importância estratégica da internacionalização dos negócios. Redução do “Risco Brasil” e outras vantagens que fundamentam o aumento dos negócios internacionais. Adoção das melhores práticas de compliance. Estratégias para internacionalização de empresas e negócios. Participação em feiras internacionais no Brasil; Participação em feiras e congressos internacionais no exterior; A exportação / importação através de Trading Companies; Seleção do mercado-alvo no exterior; Busca de representantes comerciais no país objetivo;


    Workshop: Plano de Negócios

    Plano de Negócios e suas aplicações. Principais tópicos de um Plano de Negócios. Empreendimento. Oportunidade de Negócio. Proposta de Valor. Mercado. Modelo de Negócios. Plano de Marketing. Fundadores. Recursos necessários e seus usos. Informativos Financeiros. Cronogramas. Apresentação e defesa da viabilidade, técnica, econômica e mercadológica do plano.

    Visão Sistêmica e Dinâmica dos Negócios

    Visão Sistêmica dos negócios e suas interações com os diversos setores. Redes empresariais e suas conexões; Fornecedores, prestadores de serviços, efetividade dos canais de distribuição, redes de manutenção e assistência técnica, entidades classistas, concorrentes. Redes organizacionais em serviços. Dinâmica dos negócios e cadeia de valor:  indústrias, varejo, serviços e agronegócio. Principais fluxos dos negócios na indústria: Supply Chain, produção, distribuição, financeiros, assistência técnica. Principais fluxos dos negócios no varejo: cadeia de fornecedores, estocagem, cadeia de distribuição; lojas próprias, franquias, licenciamento, concessão e vendas online, fluxos financeiros. Principais fluxos dos negócios no setor de serviços, entrega de valor, como também a transição de produto para serviço na temática do fim da posse: características dos serviços: serviços puros, serviços prestados através de produtos, serviços online.

    Workshop: Estruturação de Negócios

    Oportunidades de novos negócios; Lançar novos produtos ou serviços, criar filiais, desenvolver fornecedores, desenvolver canais de vendas e distribuição, internacionalizar o negócio, realizar alianças estratégicas, desenvolver ecommerce, criar start-ups, corporate ventures. Definição da Proposta de Valor (Value Proposition). Definição do Modelo de Negócios. stakeholders do negócio. Negociar com os stakeholders. Obtenção dos recursos financeiros e operacionais para o negócio. Criar a equipe e a infraestrutura para iniciar e operar o negócio. Operar e rentabilizar o negócio: Time to Market, Time to Break-even, Time to Pay-back.

    Workshop: Orçamento Empresarial

    .

    Workshop: Planejamento Estratégico

    .
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Investimento

    Até 10/03/2022

    • R$ 35.664,00 à vista ou até 36x de R$ 1.172,83.

    Até 03/06/2022

    • R$ 36.988,00 à vista ou até 36x de R$ 1.216,37.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

Contato

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  • Admissão e Matrículas

    E-mail :

    cursos.bsb@fgv.br

    Telefone:

    (61) 3799-8090

    Atendimento:

    segunda à sexta-feira de 10h às 19h
    Relacionamento com o Aluno

    Telefone:

    (61) 3799-8100

    Whatsapp:

    (61) 3799-8100

    Atendimento:

    de segunda a sexta de 9h às 18h
    Atendimento via Whatsapp
    Atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.
    Assistente Virtual
    Disponível 24h.

    Endereço

    Av. L2 Norte, Q.602, 602, Módulos A,B e C, Asa Norte - Brasília - DF - CEP: 70830-020