MBA Executivo em Economia e Gestão: Previdência Complementar

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Brasília, DF
Modalidade: Presencial
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    T08 (2022.2) - 4ª e 5ª das 19h às 23h20 - Quinzenal
    Início:20/07/2022
    Data limite de inscrição: 20/07/2022
    Duração: 22 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo, presenciais ou por webconferência

    A Previdência Complementar foi criada para permitir que o trabalhador receba um recurso adicional, funcionando como um mecanismo que possibilite que ele acumule reservas para que, no futuro, possa desfrutar de uma complementação na sua aposentadoria. O MBA Executivo em Economia e Gestão: Previdência Complementar promove ampla discussão sobre questões relacionadas à regulação da previdência complementar e avalia os diversos tipos de práticas de gestão no setor. Além disso, você passará a conhecer todas as particularidades das entidades fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

    Você irá adquirir:

    • Visão estratégica sobre práticas de gestão no campo da Previdência Complementar.
    • Vasto conhecimento sobre a situação e evolução do comportamento do passivo/ativo das EFPC.
    • Entendimento sobre questões relacionadas à blindagem, de modo a não comprometer a solvência das EFPC.

    Aula Inaugural: 14/07/2022 às 19h00

    1ª Disciplina: 20/07/2022 

     

    ESTAMOS PRONTOS PARA RECEBER VOCÊ EM NOSSAS SALAS!

    Respeitando todos os protocolos de segurança, o MBA FGV volta para sala de aula em formato híbrido, onde os alunos poderão escolher se participarão da aula presencialmente ou por webconferência (plataforma Zoom).

    Em parceria com especialistas, foram definidos protocolos de operação para garantir o máximo de segurança para todos. Consulte nosso atendimento para detalhes do calendário presencial do seu curso. Mediante eventual alteração das condições epidemiológicas, as medidas serão revistas. Estamos preparados para superar limitações e manter a qualidade FGV.

    Coordenador Acadêmico: Gilvan Cândido da Silva
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais que exercem a função de funcionários públicos, executivos, membros de conselho deliberativo/fiscal, gerentes das EFPC, participantes, assistidos e demais funcionários de empresas patrocinadoras.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA Executivo em Economia e Gestão: Previdência Complementar

    Contabilidade de EFPC

    Gestão Contábil: princípios contábeis aplicados às EFPC's. Balanço Patrimonial Consolidado. Demonstração da Mutação do Patrimônio Social - DMPS. Demonstração do Plano de Gestão Administrativa - DPGA. Demonstração do Ativo Líquido - DAL. Demonstração da Mutação do Ativo Líquido - DMAL. Demonstração das Provisões Técnicas - DPT. Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis. Pareceres obrigatórios. Gestão Orçamentária: conceito, objetivo, produtos e informações geradas; planejamento, implementação, elaboração, acompanhamento e controle; relatórios orçamentários sintéticos e analíticos; Tipos de Orçamento. Metodologia para elaboração da peça orçamentária.

    Asset and Liability Management (ALM) em EFPC

    Marcação de ativos e passivos: precificação de passivo e de ativo e solvência. Marcação de títulos da carteira de investimentos: marcação a vencimento e marcação a mercado, registro e avaliação contábil dos títulos. Estudo de adequação da taxa de juros: aderência das hipóteses atuariais e financeiras do plano de benefícios; duração do passivo; Estrutura a Termo de Taxa de Juros Média; Taxa de Juros Parâmetro; ALM: objetivo, definições, fronteira eficiente, portfólio de variância mínima e portfólio de mercado.

    Governança em EFPC

    Princípios, regras e práticas de governança e gestão das EFPC´s. Estrutura de Governança. Conflitos de interesses e Governança. Processos e Controles. Relatório de Controles Internos.

    Estatistica

    Concorrência Perfeita X Monopólio. Análise de Poder de Mercado. Análise de Atos de Concentração Horizontal. Análise de atos de integração vertical. O papel dos ativos específicos e dos custos de transação. Efeitos de Condutas Potencialmente Anticompetitivas: Venda Casada, Exclusividade, Restrições Territoriais, Fixação de Preço de Revenda. Economia dos Cartéis.

    Fundamentos de Atuária

    Modelos de risco individual, distribuições de sobrevivência e tábuas de mortalidade, seguros de vida, anuidades, prêmio e reserva sobre o prêmio, valores garantidos, teorias de risco coletivo, modelos de seguros, métodos de financiamento e teorias de população. Avaliação atuarial.

    Fiscalização em EFPC

    Responsabilidades pela Supervisão e Fiscalização das EFPC´s: PREVIC e Patrocinadora. Responsabilidade objetiva e subjetiva. Processo Administrativo: apuração de responsabilidade e aplicação de penalidade por infração à legislação no âmbito EFPC.

    Fundamentos de Finanças

    Fundamentos de Finanças. Decisão de investimento em condições de risco. Teoria do portfólio. Modelo de precificação de ativos CAPM. Value-at-Risk. Mercado de ações e de renda fixa. Métodos de Avaliação de Investimentos. Aplicação dos Recursos Garantidores das EFPC.

    Fundamentos da Previdência Complementar

    Gestão Contábil: princípios contábeis aplicados às EFPC's. Balanço Patrimonial Consolidado. Demonstração da Mutação do Patrimônio Social - DMPS. Demonstração do Plano de Gestão Administrativa - DPGA. Demonstração do Ativo Líquido - DAL. Demonstração da Mutação do Ativo Líquido - DMAL. Demonstração das Provisões Técnicas - DPT. Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis. Pareceres obrigatórios. Gestão Orçamentária: conceito, objetivo, produtos e informações geradas; planejamento, implementação, elaboração, acompanhamento e controle; relatórios orçamentários sintéticos e analíticos; Tipos de Orçamento. Metodologia para elaboração da peça orçamentária.

    Gestão de Plano de Benefícios

    Reserva Matemática de Benefícios Concedidos, Reserva Matemática de Benefícios a Conceder e Reserva Matemática a Constituir. Balanço Atuarial: Exigível Operacional, Exigível Contingencial, Patrimônio de Cobertura do Plano; Equilíbrio Técnico. Procedimentos observados nos casos de déficit ou superávit: precificação de ativos e passivos; exigências observadas para a apuração do resultado; destinação do superávit; equacionamento do déficit.

    Gestão e Supervisão Baseada em Risco

    Gestão de Riscos. Riscos associados à gestão previdenciária. Medidas de Risco. Terceirização de processos. Supervisão Baseada em Riscos. Pilares da supervisão. Experiência Internacional: normas internacionais de gestão de risco.

    Modelos de Planos de Benefícios

    Planos de Benefícios: Definido (BD); Contribuição Definida (CD); Contribuição Variável (CV). Fator Atuarial: Conceito e hipóteses atuariais: biométricas, demográficas, econômicas e financeiras. Benefícios de risco: doença, invalidez e morte. Institutos Obrigatórios: portabilidade, benefício proporcional diferido, resgate, auto patrocínio.

    Auditoria em EFPC

    Auditoria Interna e/ou externa, missão, conceitos, estruturas e principais diretrizes de governança para uma eficaz atuação e cumprimento dos seus objetivos. Demonstrar a importância e necessidade atual de uma eficaz gestão e controle da área de auditoria para mitigar os riscos de auditoria e dos riscos da organização.

    Economia Empresarial

    A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.

    Políticas de Investimentos

    Res. CMN Nº 3.792. Mercados Ineficientes: anomalias de mercado. Conceito e Tipos de Ativos de Renda Fixa e Ações. Eficiência de Mercado e Administração de Carteiras. Carteira Ótima. Análise e Avaliação de Performance de Carteiras: índices, análise de estilos e análise de atribuição. Fundos de investimento e Hedge Funds. Estratégias de Administração de Carteiras. Estratégias Passivas e Ativas. Estratégias de Gestão.

    Riscos Jurídicos

    Exame das questões judiciais controvertidas. Interpretação da prescrição quinquenal e de fundo de direito. Entendimento sobre a incorporação de parcelas nos benefícios. Discussão da Súmula 321 do STJ que trata da aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor à relação jurídica entre as EFPC´s e seus participantes. Entendimento dos Tribunais Superiores sobre CSLL. PIS/COFINS e Planos econômicos e sua adequação às EFPC's. Análise dos reflexos da decisão do STF de reconhecimento da competência da Justiça Comum para julgar matéria previdenciária; Exame do passivo trabalhista remanescente; Estudo dos aspectos contratuais e seus efeitos no contencioso das EFPC´s; Administração do passivo judicial e perícias atuariais; Atualização das jurisprudências em curso; Estudo de casos práticos; e introdução a princípios de direito preventivo.

    Cenários Econômicos e Tendências

    Planejamento com cenários: Caracterização e aplicações. Tendências: as forças motrizes do ambiente empresarial. Cenários Econômicos. Alinhamento Estratégico: monitorando e eliminando gaps.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.

    Mercados Financeiros e de Capitais

    Mercado Financeiro. Mercado de Capitais. Renda Fixa e Renda variável. Escolas Fundamentalista e Grafista. Estratégias de Investimento, índices e carteiras.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Investimento

    Ex-aluno FGV possui condição especial, consulte a unidade.

    Empresas Parceiras (10%).

    *Condições não cumulativas.

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 26/05/2022

    • R$ 31.159,00 à vista ou até 36x de R$ 1.024,68.

    Até 07/07/2022

    • R$ 32.098,00 à vista ou até 36x de R$ 1.055,56.

    Até 29/07/2022

    • R$ 33.289,00 à vista ou até 36x de R$ 1.094,72.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.