MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde

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Brasília, DF
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Quinzenal
    T13 (2022.2) - Sábado das 8h às 17h40 - Quinzenal
    Início:08/10/2022
    Data limite de inscrição: 08/10/2022
    Duração: 21 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos 100% presenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔

    Em 2015, foi aprovada uma lei que permite a entrada de capital estrangeiro na área da Saúde, gerando novas demandas para hospitais, operadoras e laboratórios. O MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde com ênfase em Clínicas e Hospitais visa preparar as lideranças do setor para enfrentar esse cenário de constante mudanças.

    Com o curso, você irá compreender as variáveis que influenciam decisões estratégicas e aprenderá a otimizar recursos escassos, maximizando resultados e atendendo clientes, pacientes e usuários com excelência, qualidade e segurança.

    Você irá adquirir:

    • Habilidades para liderança de alta performance
    • Visão abrangente e de longo prazo relativa às demandas da Saúde
    • Técnicas para mediar conflitos e lidar com as mudanças no setor
    • Capacidade para desenvolvimento de equipes
    • Competência para trabalhar com planos de ação e resultados
    • Capacidade de manter ambiente produtivo de trabalho centrado na responsabilidade ética e social.

    TURMA CONFIRMADA.

    Aula Inaugural: 07/10/2022 às 19h00

    1ª Disciplina: 08/10/2022 

     

    ESTAMOS PRONTOS PARA RECEBER VOCÊ EM NOSSAS SALAS!

    Respeitando todos os protocolos de segurança, o MBA FGV volta para sala de aula em formato híbrido, onde os alunos poderão escolher se participarão da aula presencialmente ou por webconferência (plataforma Zoom).

    Em parceria com especialistas, foram definidos protocolos de operação para garantir o máximo de segurança para todos. Consulte nosso atendimento para detalhes do calendário presencial do seu curso. Mediante eventual alteração das condições epidemiológicas, as medidas serão revistas. Estamos preparados para superar limitações e manter a qualidade FGV.

    Coordenador Acadêmico: Adriana Maria André
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais que:
    • exercem ou pretendem exercer funções de liderança em clínicas, hospitais, laboratórios, operadoras de saúde e indústrias farmacêuticas e de equipamentos/materiais médico-hospitalares;
    • desejam abrir serviços ou unidades de negócio nas áreas descritas acima.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA Executivo em Administração: Gestão de Clínicas, Hospitais e Indústrias da Saúde

    Contabilidade Financeira

    A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis.

    Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

    Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.

    Gestão Estratégica

    Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).

    Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento

    Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.

    Marketing

    Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.

    Negociação e Administração de Conflitos

    Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.

    Plano de Negócios em Saúde

    Aspectos que envolvem um Plano de Negócios. Valor do Negócio. Pontos importantes para a efetividade do PN. O Estudo de Mercado. A Análise Estratégica. O Plano de Marketing. O Plano Econômico-financeiro. O Plano Operacional. A Estrutura Organizacional. O Sumário Executivo. A Postura do Empreendedor.

    Gestão de Custos em Saúde

    O aumento do valor de qualquer organização de saúde. O fortalecimento de sua sustentabilidade, através do gerenciamento eficiente dos recursos disponíveis. Abordagem holística e estratégica dos sistemas de custeio: (i) Absorção, (ii) Variável e (iii) ABC, com uso intenso de seus componentes constitutivos.

    Gestão Sustentável das Organizações de Saúde

    Conceituação de Gestão Sustentável (GNS) das organizações de saúde. Gestão voltada para os stakeholders e criação de valor para o negócio. Cinco passos para uma GNS: ética, governança corporativa, responsabilidade e investimento social privado, responsabilidade e inovação ambiental, pessoas sustentáveis.

    Medição de Valor em Saúde

    Criação de valor para o paciente. Histórico, conceitos e objetivos. As Estratégias para a Transformação de Valor (Porter). Organização, Mensuração, Integração, Pacotes. Reflexões Sobre o Modelo. Avaliação, Viabilidade, Revisão e Racionalização de processos.

    Gestão Baseada em Evidências em Saúde

    A Gestão das decisões em Saúde deve ser baseada na melhor evidência científica disponível combinada com a avaliação crítica, a experiência clínica dos profissionais de saúde e decisões compartilhadas com o paciente. As informações, os fatos, as revisões da literatura científica, a casuística, a experiência construída e a infraestrutura de cada serviço de saúde. Definição e fontes de informação em Medicina Baseada em Evidências. Ciclo de ação na implantação de novos protocolos clínicos. Avaliações econômicas em saúde.

    Gestão da Informação, Inovação e Internet das Coisas em Saúde

    A importância da Tecnologia da Informação e dos sistemas de informação gerencial em saúde (SIG). Os fatores críticos de sucesso na escolha, implantação e gestão dos SIGs. TI em saúde na segurança do paciente, gestão de processos críticos e processo decisório. Inovação e transformação digital em saúde

    Gestão do Suprimento de Bens e Serviços em Saúde

    O gerenciamento do suprimento de bens e serviços (em Saúde) com foco no nível de serviço acordado com os clientes internos e na redução do custo total. A agregação de valor para o negócio com a gestão das cadeias de suprimento. A estruturação organizacional da atividade. Melhores práticas na atividade de contratação. Gestão da Demanda e Estoques. Qualificação e Desenvolvimento de Fornecedores. Gestão da Logística interna.

    Gestão dos Serviços: a experiência dos Pacientes na Saúde

    A operacionalização dos serviços dentro da estratégia de uma organização de saúde. Instrumentalização dos serviços. Compreensão e monitoramento da experiência do paciente. Aplicação de ferramentas para gestão da experiência integrando as disciplinas de estratégia, qualidade e marketing.

    Orçamento para Organizações de Saúde

    O sistema orçamentário. As premissas básicas e estratégicas. Orçamento de investimentos. Orçamento operacional. Execução orçamentária. Planos para correção dos desvios insatisfatórios.

    Planos de Saúde: Regulação e Mercado

    Saúde Suplementar. Regulação. Mercado. Planos privados de assistência à saúde. Operadoras de planos de saúde. Gestão de despesas assistenciais. Gestão do relacionamento com prestadores de serviços. Outras peculiaridades da gestão de operadoras de planos de saúde em mercado regulado.

    Qualidade e Compliance em Saúde

    Histórico e evolução da Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde no contexto mundial e nacional. Tipos de Auditoria, Compliance, Ferramentas e Indicadores. Gestão da Qualidade em Saúde. Acreditação de Serviços, Certificação de Produtos, Serviços e Operadoras na Área da Saúde

    Visão da Área Jurídica, Mediação e Arbitragem em Saúde

    Assessor Jurídico. Fundamentos Legais. Judicialização da Saúde. Responsabilidade Civil. Relação Médico-Paciente. Contratos. Terceirização e quarteirização de Serviços. Mediação e Arbitragem em Saúde.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Investimento

    Ex-aluno FGV possui condição especial, consulte a unidade.

    Empresas Parceiras (10%).

    *Condições não cumulativas.

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 06/10/2022

    • R$ 32.098,00 à vista ou até 36x de R$ 1.055,56.

    Até 31/10/2022

    • R$ 33.289,00 à vista ou até 36x de R$ 1.094,72.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 

    *Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.