MBA em Saneamento

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Brasília, DF
Modalidade: Presencial
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    T01 (2022.1) - 4ª e 5ª das 19h às 23h20 - Quinzenal
    Início:27/04/2022
    Data limite de inscrição: 27/04/2022
    19 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Aulas ao vivo, presenciais ou por webconferência
    A instituição do novo marco regulatório do Saneamento em 2020 (Lei n° 14.026, de 15 de julho de 2020) visa aumentar a atração de investimentos para o setor, incentivando concessões, privatizações e parcerias público-privadas. A titularidade dos serviços continuará municipal, o que desencadeia um amplo mercado que inclui colaboradores das empresas, das agências regulatórias e dos tribunais de contas, além de potenciais investidores e analistas de mercado. 
    Você irá adquirir:       
    • conhecimento sobre o setor de saneamento, regulação econômica e gestão aplicada a estes tipos de companhias, seus aspectos institucionais, jurídicos e regulatórios e
    • conhecimento sobre a modelagem e gestão de projetos, revisões tarifárias, desenhos de contratos e mercados com aplicações em empresas de água e saneamento;
    • entendimento sobre bases de dados (Data Science), governança e gestão de riscos com aplicações nas empresas de água e saneamento.

    Aula Inaugural: 26/04/2022 às 19h00

    1ª Disciplina: 27/04/2022 

     

    ESTAMOS PRONTOS PARA RECEBER VOCÊ EM NOSSAS SALAS!

    Respeitando todos os protocolos de segurança, o MBA FGV volta para sala de aula em formato híbrido, onde os alunos poderão escolher se participarão da aula presencialmente ou por webconferência (plataforma Zoom).

    Em parceria com especialistas, foram definidos protocolos de operação para garantir o máximo de segurança para todos. Consulte nosso atendimento para detalhes do calendário presencial do seu curso. Mediante eventual alteração das condições epidemiológicas, as medidas serão revistas. Estamos preparados para superar limitações e manter a qualidade FGV.

    Coordenador Acadêmico: Edson Daniel Lopes Gonçalves
    Público-alvo
    Recomendado para profissionais que são colaboradores de agências regulatórias, profissionais das empresas de água e saneamento, órgãos de controle e analistas de mercado, tanto de empresas estatais como de empresas privadas, incluindo:
    • servidores de agências regulatórias estaduais, municipais, intermunicipais e da ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico); 
    • servidores de secretarias do tesouro, também nos três níveis; 
    • analistas de bancos comerciais, de investimento, de fomento e de gestoras de recursos responsáveis pela cobertura de setores regulados e de infraestrutura.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA em Saneamento

    Avaliação de Políticas Públicas e Governança Regulatória

    Planejamento de avaliação. Modalidades de avaliação de políticas públicas. Intervenção no domínio econômico como uma política pública. Estudos de caso e experimentos. Introdução a modelos econométricos e estatísticos para avaliação de políticas. Análise de Impacto Regulatório (AIR). Contexto da gestão regulatória no Brasil. Metodologias de análise. Governança regulatória – análise de stakeholders.

    Aspectos Técnicos, Operacionais e Comerciais da Prestação dos Serviços de Saneamento

    Relação de recursos hídricos com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Composição, aspectos legais e boas práticas dos sistemas de água e esgoto. Gestão patrimonial da infraestrutura. Gestão comercial dos serviços.

    Análise de Viabilidade Econômico-Financeira de Projetos de Saneamento

    Avaliação econômico-financeira de projetos. Elaboração do fluxo de caixa de projetos. Análise de risco. Investimentos. EVTEAs - estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

    Contabilidade, Compliance e Controle em Empresas Reguladas

    Contabilidade Regulatória x Societária. Indicadores financeiros e operacionais/impacto nas tarifas. Compliance regulatório. Princípios de auditoria contábil para empresas reguladas. Governança Corporativa. Contabilidade Gerencial e Engenharia de Custos. Contabilidade e auditoria de PPP´s.

    Contratos de Concessões e Parcerias Público-Privadas

    Concessões e parcerias público-privadas (PPP). Ciclo de processo de concessões e PPPs. Sociedade de propósito específico. Estruturação financeira de projetos de investimento. Economia e modelagem de PPPs. Avaliação de riscos e desenho de contratos.

    Direito Administrativo

    Direito Administrativo atual. Administração pública dialógica. Direito da Regulação. Bens públicos e serviços públicos. Contratos administrativos. Direito aplicado à regulação do serviço público: nova lei das agências reguladoras Lei nº 13.848/19. Serviços públicos delegados: concessões, autorizações, permissões e parcerias público-privadas. Licitações, convênios e credenciamento. Gestão de contratos de serviços públicos. Agências reguladoras. Competência normativa. Novo padrão de legalidade. Fiscalização e controle externo. Atualidade dos serviços x observância aos termos contratuais. Inclusão de novos investimentos. Limites do poder regulatório - possibilidade de criação de novas obrigações e penalidades pela Agência e incidentes sobre contratos em curso. Problema da renegociação/reequilíbrio contratual sob as óticas jurídica e econômica.

    Direito do Consumidor, Avaliação da Qualidade dos Serviços e Solução de Conflitos

    Direito do Consumidor. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro - Lei nº 13.460/2017. Direito Econômico e Concorrencial. Sistema financeiro e mercado de capitais. Regulação e defesa da concorrência. Aplicação aos segmentos de água e saneamento. Indicadores de qualidade nos serviços prestados. Métodos adequados de solução de conflitos judiciais e extrajudiciais. Arbitragem. Mediação. Conciliação. Negociação. Técnicas negociais e gestão de conflitos. Dispute Board. ODR’S – Online Dispute Resolution.

    Estratégia Aplicada a Empresas de Saneamento

    Estratégia em empresas concessionárias de serviço público (monopólio natural) com receitas e custos regulados. Impactos no planejamento estratégico das organizações. Análise do setor de saneamento e desafios. Análise competitiva dos players. Planejamento e sua metodologia clássica. Importância da visão, missão e valores. Fatores críticos de sucesso. Análise de cenários, modelo SWOT. Montagem dos indicadores e metas. Montagem do Balanced Scorecard. Desenvolvimento do portfólio para obtenção da estratégia empresarial.

    Estatística e Ciência de Dados (data science) Aplicada

    Estatística Descritiva. Probabilidade. Distribuição discreta. Distribuição Normal. Intervalos de confiança. Amostragem e estimação de intervalos. Correlação e regressão linear simples/múltipla. Bases de dados em empresas reguladas. Métodos estatísticos para empresas reguladas e em auditoria contábil. Big Data e mineração de dados em empresas reguladas. Métodos numéricos e computacionais em empresas reguladas. Implementação no Excel e no R. Aplicações para o setor de saneamento.

    Finanças Corporativas com Ênfase em Firmas Reguladas

    Decisões de investimento e financiamento para firmas reguladas de infraestrutura; Avaliação de projetos e empresas; Estimativa do Custo Médio Ponderado do Capital e aplicações na determinação de tarifas de serviços públicos.

    Fundamentos Econômicos do Setor de Saneamento

    Fundamentos econômicos da indústria de água e saneamento. Arranjos possíveis para a indústria e o caso brasileiro - nível de integração vertical e separação de atividades
    Regulação Econômica dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Mecanismos de incentivo a expansão e qualidade dos serviços. Riscos e financiamento do setor - arranjos possíveis e casos aplicados.

    Fundamentos Jurídicos do Setor de Saneamento

    Fundamentos jurídicos da indústria e os papéis dos diversos atores. Regime jurídico aplicável. Princípios jurídicos aplicáveis à formação de tarifas. Equilíbrio econômico-financeiro sob a ótica jurídica. Ganhos extraordinários do concessionário.

    Governança Corporativa e Financiamento para Empresas de Saneamento

    Fundamentos da governança corporativa. Conceitos e pilares de governança corporativa. Melhores práticas de governança corporativa. Transparência. Equidade. Accontability. Compliance. Sociedades comerciais e estatuto das empresas públicas. Agências de classificação de risco. Conceito de rating das empresas de saneamento. Níveis de governança corporativa da BOVESPA/B3. Conceitos de Project Finance, emissão de debêntures, linhas de financiamento do BNDES, BID e outras agências de financiamento. Fundos de investimento, FDIC’s, FIP’s e Regime Especial de Incentivos para o desenvolvimento da infraestrutura.

    Gerenciamento de Projetos Aplicado a Empresas de Saneamento

    Relação entre a estratégia das organizações e os projetos. Processos de planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos, com ênfase em empresas de água e saneamento. 10 áreas de conhecimento do PMBOK e as metodologias de gerência de projetos com foco em competências.

    Gestão de Riscos Aplicada

    Riscos e fatores de risco referentes aos processos típicos de concessionárias de água e saneamento - regulação técnica, financeira e ambiental. Matriz de riscos e controles (RACM) - classificação dos riscos quanto à probabilidade e quanto ao impacto. Metodologia COSO. Diferença entre controles automáticos e manuais; preventivos, detentivos e preditivos. Diferença entre riscos internos e externos; financeiros, operacionais, estratégicos e compliance. Lei Sarbanes-Oxley – SOx.. Abordagens quantitativas para mensuração de riscos.

    Princípios Econômicos da Regulação

    Introdução à microeconomia - princípios da teoria do consumidor. Princípios de teoria da firma. Estruturas de mercado - concorrência perfeita, oligopólio, monopólio puro e natural. Externalidades - direitos de propriedade, bens privados e bens públicos. Análise de bem-estar social. Regulação econômica, monopólios naturais, externalidades e indústrias de rede. Tipos de estrutura regulatória: Price Cap, Taxa de Retorno, Benchmarking. Regulação como um problema informacional - informação assimétrica, seleção adversa, moral hazard e sinalização. Teoria da Agência, problema do agente-principal e agência comum. Aplicações de Teoria dos Jogos.

    Processo Tarifário

    Tarifas e regulação: Price Cap, Taxa Interna de Retorno e Yardstick. Processos de revisão, reajuste anual e revisão extraordinária. Reequilíbrio econômico-financeiro.
    Audiências e consultas públicas. Contabilidade regulatória, alocação e funcionalização de custos, estimativa da Receita Requerida. Base de remuneração, perdas, fator X e encargos. Estrutura tarifária e exemplos do setor de água e saneamento.

    Regulação do Setor de Saneamento no Brasil

    Estruturação do setor de saneamento nacional e atual arquitetura institucional. Marco regulatório setorial. Caracterização e forma de atuação das entidades reguladoras dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Investimento

    Empresas Parceiras (10%).

    *Condições não cumulativas.

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 10/03/2022

    • R$ 32.098,00 à vista ou até 36x de R$ 1.055,56.

    Até 06/05/2022

    • R$ 33.289,00 à vista ou até 36x de R$ 1.094,72.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. Não serão aceitos para ingresso certificados de cursos superiores sequenciais em formação específica.

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Admissão e Matrículas

    E-mail :

    cursos.bsb@fgv.br

    Telefone:

    (61) 3799-8090

    Atendimento:

    segunda à sexta-feira de 10h às 19h
    Relacionamento com o Aluno

    Telefone:

    (61) 3799-8100

    Whatsapp:

    (61) 3799-8100

    Atendimento:

    de segunda a sexta de 9h às 18h
    Atendimento via Whatsapp
    Atendimento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h.
    Assistente Virtual
    Disponível 24h.

    Endereço

    Av. L2 Norte, Q.602, 602, Módulos A,B e C, Asa Norte - Brasília - DF - CEP: 70830-020