MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Compartilhar
MUDAR DE LOCALIDADE
Brasília, DF
Modalidade: Presencial
Escolha uma unidade da FGV
Dias e horários
Selecione
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Dias e horários
Selecione
  • Frequência: Quinzenal
    T05 (2022.2) - 2ª e 3ª das 19h às 23h20 - Quinzenal
    Início:15/08/2022
    Data limite de inscrição: 15/08/2022
    Duração: 19 meses
    Carga Horária: 432 horas/aula
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Presencial

    Cursos 100% presenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos proporciona competências em gestão de negócios e pessoas para que você possa desenvolver-se como gestor de RH e atuar em uma nova realidade de mercado.

    Você irá adquirir:
    • Entendimento sobre as competências nas principais funções de recursos humanos existentes nas organizações;
    • Conhecimentos para gerenciar recursos humanos diante dos desafios decorrentes das novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas, e
    • Ampla visão sobre as habilidades em gestão de negócios.

    TURMA CONFIRMADA

    Aula Inaugural: 15/08/2022 às 18h00

    1ª Disciplina: 15/08/2022 

     

    ESTAMOS PRONTOS PARA RECEBER VOCÊ EM NOSSAS SALAS!

    Respeitando todos os protocolos de segurança, o MBA FGV volta para sala de aula em formato híbrido, onde os alunos poderão escolher se participarão da aula presencialmente ou por webconferência (plataforma Zoom).

    Em parceria com especialistas, foram definidos protocolos de operação para garantir o máximo de segurança para todos. Consulte nosso atendimento para detalhes do calendário presencial do seu curso. Mediante eventual alteração das condições epidemiológicas, as medidas serão revistas. Estamos preparados para superar limitações e manter a qualidade FGV.

    Coordenador Acadêmico: Maria Eugênia Belczak Costa
    Público-alvo
    O MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos destina-se a profissionais graduados em campos do saber diversos, que atuem ou pretendam atuar como especialistas na área de recursos humanos.
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Programa

    MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

    Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas

    Funções e características dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação. Desenho de programas de treinamento. Modelos de avaliação dos resultados de programas de treinamento. Universidade corporativa. Novas tecnologias de aprendizagem. Coaching e mentoring como ferramentas de desenvolvimento. Gestão de talentos (high potentials).

    Atração, seleção e retenção de pessoas

    Proposta de valor para o empregado e gestão da marca empregadora. Marca empregadora e experiência do empregado. Manpower planning. Estratégias e processos utilizados para atração, seleção e engajamento de pessoas. Uso de novas tecnologias e ferramentas nos processos de recrutamento e seleção. Onboarding e desligamento.

    Comunicação interpessoal e corporativa

    Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.

    Desafios da aceleração digital

    Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do negócio à solução de um problema relacionado ao papel do profissional de recursos humanos no âmbito do negócio, considerando as exigências de um processo de aceleração digital;

    planejar decisões e ações no campo de gestão de RH que considerem um ambiente de aceleração digital e envolvam a construção de um novo mindset focado em jornadas (experiência das pessoas), e não mais em processos isolados;

    recomendar ações que fortaleçam o papel do profissional de RH para enfrentar os desafios do futuro do trabalho, considerando um ambiente de negócios cada vez mais digital, imprevisível e de mudanças aceleradas e

    justificar projetos e investimentos que estejam alinhados com os sistemas de recursos humanos e que contribuam para a aceleração digital da organização/do negócio.

    Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Estratégias de marketing

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Environmental, social e corporate governance

    Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

    Finanças para Não Financeiros

    Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.

    Gestão de desempenho e competências

    Movimento em torno da competência: fundamentos e abordagens. Competência versus qualificação. Ambiente de negócios, e competências organizacionais e profissionais distintivas. Gestão de/por competências. Gestão por competências, e desempenho organizacional e pessoal. Formas de diagnóstico, intervenção, desenvolvimento e avaliação de desempenho baseadas em competência.

    Gestão da diversidade e da inclusão

    Diversidade e inclusão: conceitos essenciais. Vieses inconscientes e estereótipos. Preconceito e discriminação. Importância e benefícios da diversidade e da inclusão. Lidando com as diferenças. Inclusão nas organizações. Boas práticas e programas de diversidade e de inclusão.

    Liderança de Equipes de Alto Desempenho

    Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.

    Mudança e cultura organizacional

    Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança. 

    Projeto aplicado ao RH



    Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do RH à solução de um problema relacionado ao papel do profissional de recursos humanos;

    elaborar projetos que proponham soluções para os desafios do RH;

    aplicar conceitos e metodologias ágeis na elaboração de projetos de RH e

    recomendar ações que fortaleçam o papel do profissional de RH para enfrentar os desafios do futuro do trabalho, considerando um ambiente de negócios cada vez mais imprevisível e de mudanças aceleradas.


    People analytics

    People analytics e gestão estratégica de recursos humanos. Barreiras à implementação do people analytics. Aplicações em people analytics. Coleta de dados e monitoramento de indicadores de RH. Conceitos fundamentais em análise de dados. Utilização de dashboards e scorecards de RH na tomada de decisão.

    Remuneração e recompensa

    Desenho e estrutura de cargos e funções a partir de uma abordagem estratégica. Remuneração estratégica. Políticas salariais e políticas de benefício. Políticas de remuneração variável. Remuneração total: recompensas financeiras e não financeiras. Pesquisa salarial e estudos de mercado. Equidade e justiça. Alinhamento interno e externo.

    Relações de Trabalho

    Relações de trabalho na transição para a Quarta Revolução Industrial. Flexibilização das relações de trabalho: diferentes formas de contratação e vínculo entre o indivíduo, o trabalho e as organizações. Relações sindicais e formas contemporâneas de mediação e antecipação de conflitos na esfera do trabalho. Individualização e precarização do trabalho. Gestão de pessoas e aspectos legais. Saúde ocupacional, assédio moral e sexual.


    Saúde corporativa

    Cenário da saúde nas organizações. Aspectos econômicos, tributários, humanos e de sustentabilidade. Saúde como estratégia. Saúde corporativa. Princípios e políticas de saúde nas organizações. Conceitos, modelos e programas de desenvolvimento da saúde. Qualidade de vida no trabalho. Políticas de qualidade de vida no trabalho. Mindfulness.

    Workshop de negociação

    Aplicar as habilidades de negociação à gestão de recursos humanos e ao relacionamento com stakeholders;

    aplicar conceitos, estratégias e ferramentas de gestão de conflitos e negociação de modo a contribuir para a melhoria do clima e dos resultados organizacionais e

    promover uma cultura que encare o conflito como algo natural e inerente ao processo de gestão e como uma alavanca para o processo de inovação.

    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Investimento

    Ex-aluno FGV possui condição especial, consulte a unidade.

    Empresas Parceiras (10%).

    *Condições não cumulativas.

    Formas de Pagamento: Boleto Bancário ou Cartão de Crédito (Visa e Mastercard).
    A compra recorrente (cartão de crédito) permite que o valor da parcela seja descontado mensalmente no cartão do aluno, sem bloquear o valor total do curso no limite de cartão.

    Até 26/08/2022

    • R$ 33.289,00 à vista ou até 36x de R$ 1.094,72.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular + entrevista

    processo seletivo com análise curricular e entrevista

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular e entrevista (presencial ou virtual) com o candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • Caso o candidato passe na etapa de análise de currículo, a entrevista será marcada de acordo com a disponibilidade de agenda e por ordem de chegada de inscrição;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso  de graduação*
    • Histórico escolar de graduação

    *Graduação superior com carga horária mínima de 1600 h.a. 

    *Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.