Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas

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Brasília, DF
Modalidade: Presencial
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  • Frequência: Semanal
    T01 (2024.2) - Sábado das 8h às 17h
    Início:10/08/2024
    Data limite de inscrição: 10/08/2024
    Duração: 8 semanas
    Carga Horária: 64 horas/aula
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  • Presencial

    Cursos presenciais e semipresenciais.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Advocacy é o conjunto de ações realizadas por organizações da sociedade civil, estrategicamente definidas e articuladas, com o objetivo de influenciar aqueles que possuem poder para decidir, a fim de que promovam mudanças nas políticas públicas municipais, regionais, nacionais e internacionais. Em um momento em que direitos sociais estão em risco de desconstrução, o Advocacy tornou-se uma ferramenta essencial para evitar retrocessos. O curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas proporciona ao estudante ferramental teórico e prático para potencializar a possibilidade de formação de novas agendas no ciclo de políticas públicas, garantindo, assim, maior impacto em ações de Advocacy. Baseado na metodologia de ensino e aprendizagem Problem Based Learning (PBL), o curso leva o aluno a exercitar a elaboração, o planejamento e a execução de um plano de ação de Advocacy e, com isso, capacita-o a contribuir para que mudanças sociais se concretizem.

    Você irá:

    •desenvolver ampla visão sobre como o Advocacy tem sido utilizado no Brasil e no mundo;
    •conhecer a estrutura, o funcionamento e o processo decisório estatal em suas três esferas de competência: municipal, estadual e federal;
    •construir visão estratégica sobre comunicação de causas, o que inclui conhecer os princípios do engajamento e estratégias e táticas para mobilização de públicos;
    •conhecer as ferramentas de planejamento e gestão para ações de Advocacy.

    PROGRAMAÇÃO

    Aulas aos Sábados das 8h às 17h

    Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas -------- 10/08/2024 a 05/10/2024

    Advocacy e Mudança Social ------------------------------------------------ 10/08/2024 e 17/08/2024

    Planejamento Estratégico de Advocacy: Comunicação -------------- 24/08/2024 e 31/08/2024

    Planejamento Estratégico de Advocacy: estratégias e táticas ------ 14/09/2024 e 21/09/2024

    Planejamento Estratégico de Advocacy: inteligência política-------- 28/09/2024 e 05/10/2024

    Sujeito a alterações. 

    Coordenador Acadêmico: Andréa Cristina Oliveira Gozetto
    Programa

    Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas

    Advocacy e Mudança Social

    Módulo 1: Boas práticas de Advocacy no Brasil • Organização da sociedade civil, apresentação de um case de sucesso Módulo 2: Fundamentos do Advocacy • Conceituação de Advocacy • Advocacy e termos correlatos: incidência política, lobby e ativismo • Tipos de Advocacy • Abordagens de Advocacy • Obstáculos e tendências do Advocacy para transformação social • Legitimidade e representatividade: os desafios do Advocacy Módulo 3: Fundamentos de Políticas Públicas • Campo de administração e políticas públicas • Conceito de políticas públicas e nós conceituais • Tipologias e modelos de análise de políticas públicas • Ciclo de políticas públicas Módulo 4: Definição e forma de construção da Teoria de Mudança • Metodologia para construção do plano de ação; • Teoria de mudança • Definição do problema: necessidades de Bradshaw • Pesquisa • Compreensão do problema • Definição do problema a ser endereçado pelos participantes

    Planejamento Estratégico de Advocacy: Comunicação

    Módulo 1: Identificação do público-alvo • Conceito de stakeholder • Mapeamento, classificação e priorização de stakeholders • Matriz de poder e interesse • Mapa e desenho de rede de influências, planejamento de estratégia de influência Módulo 2: Elaboração da sua mensagem • Teoria da comunicação • Comunicação de causas: estratégias, inovações e desafios de engajar quem pensa diferente • Âmbitos e fluxos da comunicação para mobilização da sociedade civil • Boas práticas de uso da mídia (tradicional e digital) para mobilização da sociedade civil em campanhas de Advocacy Módulo 3: Escolha dos mensageiros • Importância da mensagem para Advocacy • Elementos essenciais da mensagem: como elaborar mensagens que se destacam • Mensagem: legitimidade, representatividade e influência • Técnicas para apoiar a construção da mensagem • Forma de refinar a mensagem para cada tipo de stakeholder • Narrativa central: o que é, para o que serve e componentes • Fases de uma campanha de comunicação de Advocacy Módulo 4: Workshop Final • Etapa em que se coloca em prática tudo o que foi aprendido durante o curso. Os participantes apresentarão um plano de ação de Advocacy e um plano de comunicação para Advocacy e receberão contribuições de profissionais experientes com vistas a aprimorar o trabalho realizado.

    Planejamento Estratégico de Advocacy: estratégias e táticas

    Módulo 1: Abordagens de Advocacy • Pesquisa; Colaboração; Persuasão direta; Construção de base de apoio (coalizões, parcerias); Pressão de rua Módulo 2: Articulação Política • Diferenças na incidência na Câmara dos Deputados e no Senado Federal • Perfis de interlocutores: assessorias, lideranças, secretarias, parlamentares, frentes parlamentares, presidências • Timing da incidência • Elaboração: nota técnica, fact sheet, emendas, substitutivos • Itens a apresentar: pautas propositivas e reativas Módulo 3: Litígio Estratégico • Advocacy no sistema de Justiça: litígio estratégico; litígio estratégico e comunicação amicus curiae; diálogo extrajudicial; audiências públicas • Advocacy em organismos internacionais Módulo 4: Workshop • Etapa em que se coloca em prática tudo o que foi aprendido até então. Os participantes apresentarão o plano de ação de Advocacy que estão construindo e receberão contribuições dos experientes profissionais que têm compartilhado seu conhecimento nessa caminhada. O objetivo do workshop intermediário é propiciar um momento de reflexão sobre os caminhos definidos, com vistas a aprimorar o trabalho realizado.

    Planejamento Estratégico de Advocacy: inteligência política

    Módulo 1: Construção de uma Teoria de mudança • Razões para desenvolver uma estratégia de Advocacy • Pesquisa e Advocacy • Teoria da Mudança: problema x impactos de longo prazo Módulo 2: Escolha de sua prioridade e especificação do seu objetivo de Advocacy • Objetivo de Advocacy e Resultados Intermediários • Exercícios Práticos Módulo 3: Estado e Governo • Estrutura, funcionamento e atribuições do Estado • Estrutura e competência dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário no Brasil • Processo legislativo e implementação de leis e políticas públicas Módulo 4: Mapeamento do processo decisório • Processo decisório estatal • Mapeamento do processo decisório: mapeamento de políticas públicas (identificação, priorização e gerenciamento de temas/issues) • Mapeamento legislativo • Mapeamento de arenas de poder e interlocutores • Métodos e rotinas do monitoramento legislativo
    Investimento

    Até 10/08/2024

    • R$5.480,00 à vista ou até 10x R$ 572,86
    Público-alvo
    O curso Formação Executiva em Advocacy e Políticas Públicas é indicado para profissionais que atuam em organizações da sociedade civil (institutos, fundações, associações de classe, associações setoriais, sindicatos, movimentos sociais, coletivos etc.) que trabalham ou têm interesse em trabalhar com Advocacy.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.