MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gestão Financeira

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  • Modalidade: Online
    Início: 05/09/2022
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 29/08/2022
    Duração: 14 meses
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  • Online

    Cursos focados na interação e flexibilidade, para você estudar quando e onde quiser.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gestão Financeira é estruturado em uma sequência de 18 disciplinas. Entre estas, há 16 disciplinas on-line, incluindo as com temas gerais da Gestão Empresarial e as com temas específicos relacionados a Finanças, proporcionando ao/à aluno/a conhecimento multidisciplinar. Além dessas 16 disciplinas, o curso oferece as disciplinas de abertura e de encerramento, que são estruturadas sob a forma de jogos interdisciplinares, por meio dos quais se tem a oportunidade de interagir e aprender junto com alunos/as de MBAs de outras áreas de conhecimento da FGV. 

    Você irá desenvolver competências para: 
    • Analisar mercado, clientes e cenários macro e microeconômicos e propor soluções estratégicas para a empresa; 
    • Criar cultura e ambiente de inovação, e tomar decisões fundamentadas com o uso eficiente de dados e informações;
    • Utilizar a tecnologia para ganho de produtividade e acesso eficiente de mercados e liderar pessoas;
    • Aplicar uma visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
    • Planejar, executar e controlar as finanças de uma organização;
    • Utilizar ferramentas que possibilitam transformar o plano estratégico da empresa em medidas tática e operacionais que gerem valor para a empresa.
    Clique aqui para acessar o cronograma da turma.
    Coordenador Acadêmico: Ilda Maria de Paiva Almeida Spritzer
    Público-alvo
    O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gestão Financeira é recomendado para profissionais que:
    • atuam ou pretendem atuar na área da Gestão Empresarial em funções gerenciais ou executivas ou empreendedores;
    • atuam ou pretendem atuar em setores financeiros e contábeis, ou tenham interesse em desenvolver técnicas para aplicação em seus próprios negócios. 
    Pré- requisitos do curso:

    Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
     
    Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.
    Programa

    MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Gestão Financeira

    Análise das Demonstrações Contábeis

    Prof. André Limeira, Doutor, UFF.

    Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.

    Auditoria das Demonstrações Financeiras

    Prof. Antônio Miguel Fernandes, Mestre, Uerj

    Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do/a auditor/a. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos/as auditores/as independentes.

    ARGo – Alternate Reality Goal

    Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.

    FGV Business Challenge

    Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

    Controladoria

    Prof. Betovem Coura, Ph.D, Universidade da Flórida.

    Processo de controle gerencial. Controladoria. Governança Corporativa. Estrutura organizacionais. Centros de responsabilidade. Preços de transferências: aplicações gerenciais. Relatórios de desempenho financeiro.

    Estratégia Corporativa e de Negócios

    Prof. Murilo Rodrigues, Doutor, Rennes School of Business. 

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão.  Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.

    Empreendedorismo e Gestão da Inovação

    Prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC. 

    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.

    Estratégias de Marketing

    Prof. Elson Teixeira, Mestre, UFRRJ.

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.

    Economia dos Negócios

    Prof. Fabricio Stocker, Doutor, FEA-USP.

    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.

    Finanças Corporativas


    Profa. Ana Tereza Spinola, Mestre, FGV. 

    Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).

    Gestão do Capital de Giro

    Prof. Diego de Magalhães Ozório, Mestre, IBMEC.
     
    Capital circulante. Capital de giro. Saldo de tesouraria. Indicadores. Orçamento de caixa. Gestão de tesouraria. Estratégias operacionais.

    Gestão Integrada de Custos e Orçamento

    Prof. Ronaldo Pontes, Doutor, Universidad Nacional de Misiones.

    Classificação contábil aplicada à contabilidade de custos (custo, despesa, investimento, ganho, perda, gasto, desembolso, gasto fixos, gatos variáveis, semifixos e semivariáveis, gastos diretos e indiretos). Tomada de decisão utilizando métodos de custeio (variável e absorção) e ponto de equilíbrio. Orçamento empresarial como instrumento de gestão. Orçamento operacional e financeiro. Orçamento dos principais relatórios contábeis (demonstração do resultado do exercício – DRE, fluxo de caixa – FC e balanço patrimonial – BP) e a sua utilização como ferramenta de controle.

    Governança Corporativa

    Prof. Rubens Mazzali, Especialista, PUC-Campinas.
    Prof. Betovem Coura, Ph.D., Universidade da Flórida. 

    Principais modelos de governança. Arquitetura de governança corporativa no Brasil. Boas práticas de governança corporativa. Ética.

    Gestão de Projetos

    Profa. Lorena Veloso, Mestre, European University.
    Prof. Carlos Freitas, Mestre, UFF. 

    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.


    Gestão de Tributos

    Prof. Renan Santos, Mestre, Universidade da Flórida. 

    Sistema Tributário Nacional. Constituição do crédito tributário. Tributos inerentes à dinâmica empresarial. Sistemáticas de tributação. Planejamento tributário.

    Liderança e Gestão de Equipes

    Profa. Maria Leonor Delmas, Pós-Doutorado, Université Libre Des Sciences De L'Homme De Paris.

    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.

    Transformação Digital



    Prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC-RJ. 

    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.


    Valuation

    Prof. Carlos Feuser, Mestre, UFMG.

    Fundamentos de avaliação de empresas. Custo de capital dos investimentos. Influência da alavancagem financeira no custo de capital próprio. Indicadores de performance dos negócios. Principais métodos de avaliação de empresas e aspectos considerados no processo de fusões, aquisições e geração de valor.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia autenticada do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.