Pós-Graduação em ESG e Sustentabilidade Corporativa

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Live
    Início: 31/07/2024
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 10/07/2024
    Duração: 11 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    A Pós-graduação em ESG e Sustentabilidade Corporativa aborda temas fundamentais no contexto atual de negócios, proporcionando aos participantes uma compreensão aprofundada das práticas e dos desafios relacionados à sustentabilidade corporativa e responsabilidade social. Ao longo do programa, os estudantes serão guiados por especialistas nas áreas de governança ambiental, mudanças climáticas, logística reversa, Direito Ambiental, gestão da diversidade, finanças sustentáveis e muito mais. O objetivo é capacitar os participantes a aplicar estratégias sustentáveis em organizações, promovendo impactos ambientais e sociais positivos.

    São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
    • compreender e aplicar os princípios da Environmental, Social and Corporate Governance (ESG) para promover práticas empresariais éticas e responsáveis;
    • analisar e implementar estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, incluindo a transição para fontes de energia mais sustentáveis;
    • dominar conceitos e práticas de logística reversa e economia circular para minimizar resíduos, otimizar recursos e promover a sustentabilidade ao longo da cadeia de valor;
    • adquirir conhecimentos sólidos em Direito Ambiental e sobre a sua aplicação prática na governança corporativa, garantindo o cumprimento das regulamentações e promovendo a responsabilidade legal das organizações.
    Acesse o cronograma completo do curso.

     

    Aulas semanais - 2ª e 4ª  - das 19h às 22h20min.

    Coordenador Acadêmico: Fabricio Stocker
    Programa

    Pós-Graduação em ESG e Sustentabilidade Corporativa

    FGV Enterprise Competition

    Autor: prof. Paulo da Costa Lopes, Doutor, UFSC.

    Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.

    Direito Ambiental

    Princípios do direito ambiental. Política Nacional do Meio Ambiente. Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). Estudo de Impacto Ambiental e o seu respectivo Relatório (EIA/Rima). Sistema Nacional de Licenciamento Ambiental e responsabilização por danos ambientais. Tutela da biodiversidade e de recursos naturais. 

    Environmental, Social and Corporate Governance

    Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.

    Finanças Corporativas Sustentáveis

    Introdução a finanças corporativas e contabilidade financeira: princípios de origem, aplicação e retorno dos investimentos. Análise de investimentos sustentáveis. Agenda ESG no mercado financeiro. Abordagens para integração ESG nos investimentos. Fundos de investimentos. Ratings ESG e impacto. Títulos verdes, sociais e sustentáveis.

    Gestão da Diversidade e Inclusão

    Conceito de inclusão, diversidade e seus desafios nas organizações. Heterogeneidade da força de trabalho: gênero, raça, classe social e origem regional, idade, orientação sexual e deficiência. Grupos de afinidade e coletivos. Diversidade nos times de trabalho e implicações nos resultados. Gestão inclusiva da diversidade e sua relação com a cultura organizacional e a liderança. Boas práticas de gestão. Aspectos legais e contemporâneos da diversidade e da inclusão.

    Gestão Estratégica de Carbono

    Mudanças do clima. Gases do efeito estufa (GEE). Impactos ambientais. Economia de baixo carbono. Cenários de emissões de GEE. IPCC – Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas. Gestão de emissões de GEE. Instrumentos econômicos para a descarbonização. Mercados de carbono. Tributação de emissões. Compromissos de redução de emissões de GEE. Desafios e oportunidades da descarbonização da economia global e nacional. Adaptação às mudanças climáticas.

    Governança Corporativa

    Principais modelos de governança. Arquitetura de governança corporativa no Brasil. Boas práticas de governança corporativa. Ética.

    Gestão de Projetos Sustentáveis

    Fundamentos do gerenciamento de projetos. Fatores intervenientes de sucesso de um projeto. Relação entre ESG e gerenciamento de projetos; abordagens gerenciais de projetos e algumas das suas principais ferramentas. Gerenciamento de stakeholders e mudanças em projetos; avaliação de riscos em projetos de sustentabilidade. Planejamento e ferramentas da gestão de projetos. Projetos de impacto ambiental, social e de governança. 

    Logística Reversa e Economia Circular

    Economia circular. Ciclo técnico e ciclo biológico. ACV. Reciclagem, remanufatura, recondicionamento de produtos. Gestão sustentável da cadeia de suprimentos. Logística reversa.

    Mudanças Climáticas e Transição Energética

    Grandes desafios e problemas ambientais do setor energético. Análise do impacto das políticas internacionais e nacionais de enfrentamento climático nas cidades e nas empresas. Discussão sobre estratégias corporativas, nacionais e subnacionais de mitigação e adaptação às mudanças do clima. Riscos e oportunidades atrelados às mudanças climáticas. Conexão a operação da empresa com práticas sustentáveis, considerando a produção mais limpa e o uso de energias renováveis. Características da matriz energética brasileira. Desafios e oportunidades para o Brasil no processo de transição energética. 

    Riscos Socioambientais

    Riscos socioambientais. Evolução dos riscos de segurança. Elementos de gestão de risco e do meio ambiente, saúde e segurança.
    Seminário de Encerramento

    A Pós-Graduação Live prevê um seminário obrigatório ao final como parte da última disciplina do curso. Esse seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente, na localidade de São Paulo.

    Ao longo do curso, o estudante poderá escolher de que forma participará do evento, se remotamente ou presencialmente.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Público-alvo
    Pós-graduação em ESG Sustentabilidade Corporativa é direcionada a graduados e recém-graduados que desejam qualificação e aprofundamento na área de ESG e sustentabilidade. Também se destina a profissionais que atuam ou desejam atuar com gestão ambiental e sustentabilidade em empresas ou indústrias, e que, para isso, precisam aprimorar-se nas práticas de gestão dos processos industriais, licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais, política, legislação e Direito Ambiental.

    Pré-requisitos do curso:
    • graduação em qualquer área de conhecimento.
    Certificado

    Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Live, você terá direito ao certificado impresso, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
    Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente e enviado para seu endereço cadastrado no Portal do Aluno, o prazo de entrega está regido por regulamento.

    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

     

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.
    • Cópia autenticada do diploma de ensino superior * ;
    • Cópia do documento de Identidade e do CPF.

    *  Não serão aceitos diplomas de cursos superiores sequenciais de formação específica ou certificados de cursos superiores sequenciais de formação complementar, conforme normativa do MEC. O candidato nesta condição poderá se matricular apenas na condição de aluno ouvinte.

    Serão aceitos diplomas de graduação com carga horária mínima de 1600 horas.