MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

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  • Modalidade:
    Live
    Início: 14/04/2021
    Carga Horária:
    480 horas/aula
    Matriculas até: 05/04/2021
    Duração: 15 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
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  • O MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios tem por missão desenvolver uma visão global e integrada das atividades empresariais e foca na criação de valor para a companhia. O objetivo principal do curso é preparar nossos alunos para assumir posições de destaque na direção das empresas ou para criarem seus próprios negócios. Para isso, apresenta e discute conceitos, métodos e instrumentos administrativos relevantes e acima de tudo, busca motivar os alunos a serem líderes empreendedores.

    Você irá adquirir:
    • Capacidade empreendedora empresarial
    • Apurada percepção de oportunidade de negócios
    • Capacidade de definir objetivos de negócios e traçar/implementar estratégias que proporcionam bons resultados e aumentam o valor das empresas
    • Competência e habilidade para alavancar a força competitiva das empresas por meio de liderança e trabalho em equipe.

    Clique aqui para acessar o programa e o cronograma completo do curso.
    Coordenador Acadêmico: Antônio André Neto
    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

    Coord. Acadêmico: Antônio André Neto
    Doutor – UFRJ, Mestre – UFF, Fusões e Aquisições – Univ. Pennsylvania, Negociação – Harvard, Gestão de Negócios Internacionais – Univ.California, Construção de Máquinas – Frohling,  Alemanha, Engenheiro Mecânico – FEI, FGV- Coordenador: MBA Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. Atuou na alta administração das empresas: Grupo Thyssen, Promon, Grupo Gerdau. Realizou negócios em 40 países. Aquisições de empresas em 8 países ~ US$ 800 milhões.  Empreendedor: Atualmente na 6ª empresa.
    Programa

    MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios

    Business Analytics

    Descoberta de conhecimento relevante em grandes massas de dados (knowledge discovery on databases). Mineração de dados e texto, e suas aplicações nos negócios. Big data, data mining, business analytics, marketing analytics, people analytics. Apoio à tomada de decisão em negócios.

    Business Operations Management

    Fundamentos da Gestão por Processos. Mapeamento de Processos. Análise de processos. Modelagem de processos. Ferramentas para Melhoria dos Processos. Gerenciamento do desempenho de processos. Gestão por Processos de Negócio. Redesenho e implementação de processos.

    Contabilidade para Executivos

    Importância da contabilidade. Estudo da contabilidade: conceituação e objetivos. Contabilidade societária e gerencial: postulados, princípios e convenções. Estrutura tributária no Brasil e seus impactos no resultado. Demonstrações contábeis: mecânica contábil, balanço patrimonial, demonstração do resultado de exercício, demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstrações relativas ao fluxo de recursos e demonstração do valor adicionado. Análise das demonstrações contábeis, resultados contábil, econômico e financeiro, análise vertical e horizontal, e análise por indicadores.

    Cenários Econômicos e Tendências

    Análise do ambiente macroeconômico. Mensuração da atividade econômica. Moeda e sistema financeiro. Inflação e índice de preços. Modelo macroeconômico básico. Balanço de pagamentos. Análise de cenários macroeconômicos e dos seus efeitos sobre negócios e estratégia. Técnicas para criação de cenários baseadas em aspectos econômicos e estratégicos. Processo utilizado na escolha de cenários mais prováveis e os seus impactos na estratégia da empresa.

    A dinâmica dos Negócios: Industria, Varejo e Serviços

    Visão sistêmica dos negócios e suas interações com os diversos setores: indústria, varejo e serviços. Principais fluxos de negócio na indústria: supply chain, fluxos de produção, de distribuição, financeiros e de assistência técnica. Principais fluxos de negócio no varejo: cadeia de fornecedores, estocagem e distribuição, lojas próprias e vendas on-line. Fluxos financeiros. Principais fluxos de negócio no setor de serviços. Características dos serviços: serviços puros, serviços prestados por meio de produtos e serviços on-line. Redes organizacionais.

    Empreendedorismo e Desenvolvimento de Negócios

    Perfil do empreendedor. Principais motivações do empreendedor. Intraempreendedor –empreendedor corporativo. Principais barreiras encontradas pelos empreendedores, seja no mercado ou nas próprias empresas. Principais fontes de novos negócios. Recursos necessários à  estruturação de um novo empreendimento. Viabilização de novos negócios. Stakeholders para novos empreendimentos. Developer – criador de negócios. Compra e venda de empresas. Avaliação e mitigação dos riscos dos negócios. Criação de valor para a empresa.

    Finanças Corporativas

    Análise de sensibilidade para avaliação de negócios. Risco e retorno. Custo de capital. Conceito e objetivo do planejamento financeiro da empresa. Determinação da necessidade de capital de giro para o negócio. Análise das origens da falta de recursos e dos desequilíbrios financeiros. Aplicação prática da gestão do planejamento financeiro na empresa. Fluxo de caixa como instrumento de gestão de negócios. Critérios de análise da viabilidade de projetos. Avaliação de empresas e projetos.

    Gestão da Cadeia de Suprimentos

    Processo de globalização da economia e sua influência na cadeia de suprimentos. Global sourcing e comércio internacional. Cadeia de suprimentos versus cadeia de valor. Componentes do planejamento da demanda. Gestão das operações logísticas nas empresas. Recursos necessários à implantação do conceito de cadeia de suprimentos. Funções logísticas e seu relacionamento intra e extraorganizacional. Infraestrutura logística do País. Modelos e técnicas aplicáveis à gestão das funções logísticas. Sistemas de informação logística. Gestão do tempo em cadeias de suprimento. Negócios eletrônicos (business to business). Avaliação do desempenho das funções logísticas orientadas para a qualidade, produtividade e competitividade.

    Gestão Estratégica de Empresas

    Evolução da estratégia empresarial e principais pensadores. Análise do ambiente externo: cenários, oportunidades, ameaças e ambiente competitivo. Análise do ambiente interno. Planejamento estratégico: definição das diretrizes estratégicas. Aplicação das principais ferramentas estratégicas. Implementação da estratégia. Plano de ações.

    Gestão de Vendas

    Alinhamento entre as ações de venda e os objetivos estratégicos da organização. Alinhamento entre as ações de marketing e as ações de venda. Softwares de gestão de vendas. Funil de vendas. Ações focadas na venda pessoal; vendas por call center e uso de inteligência artificial. Vendas on-line. Vendas por meio de canais de distribuição. Vendas por meio de representantes comerciais. Recrutamento, seleção, treinamento e integração da força de venda. Remuneração dos vendedores. Materiais e recursos tecnológicos de apoio à venda.

    Gestão de Negócios Sustentáveis

    Origens e definição do desenvolvimento sustentável – visão filosófica e visão econômica. Impactos do novo contexto social, econômico e tecnológico nas empresas e pessoas. Fundamentos e ações de governança corporativa. Evolução da responsabilidade socioambiental. Conflitos éticos e códigos de conduta. Cidadania corporativa aplicada como elemento empresarial estratégico.

    Liderança e Gestão de Pessoas em Ambientes Competitivos

    Ambiente competitivo. Fundamentos básicos do desenvolvimento de equipes. Valor do trabalho em equipe. Grupo versus equipe. Formulação e evolução de uma equipe eficiente. Liderança: chefe versus líder. Desenvolvimento da liderança. Tipos de participante existentes em uma equipe de trabalho. Desenvolvimento pessoal e grupal. Administração de conflitos. Comunicação no trabalho de equipe. Dinâmicas de grupo para o desenvolvimento da equipe. Jogos e simulações como facilitadores de aprendizagem cognitiva e atitudinal. Critérios de escolha das técnicas a serem utilizadas. Papel e responsabilidades do coordenador do grupo. People analytics. Liderança em ambiente de home office.

    Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

    Marketing e Mídias Digitais

    Gestão de marketing como ferramenta competitiva. Estratégias de marketing. Desenvolvimento do marketing mix: produto, preço, promoção e canais de distribuição. Merchandising. Marketing direto. Trade marketing. Marketing de serviços. Gestão da marca. Comportamento do consumidor. Alinhamento entre ações de marketing e ações de venda. Marketing nas mídias digitais e no e-commerce: estratégias, ações e métricas.

    Negócios Internacionais

    Estratégias para internacionalização de empresas e negócios. Regulamentação do comércio internacional. Gestão de operações de exportação e importação. Tributação no comércio exterior brasileiro. Gestão de operações de câmbio. Logística internacional.

    Negócios Digitais

    Modelos de negócio digital. Canais: web, mobile, IoT, wearables e redes sociais. Marketing digital. User experience. Design thinking como ferramenta para tomada da decisão nos negócios digitais. Tecnologias aplicadas à supply chain e à logística. Cloud computing versus infraestrutura proprietária. iOS versus Android. Custos versus velocidade; escalabilidade. Segurança digital. Collaboration. Meios de pagamento. Monetização. Big data e suas aplicações. Tecnologias aplicadas ao home office e mudanças na maneira de trabalhar.

    Workshop: Orçamento Empresarial

    Orçamento como instrumento de formulação estratégica e de decisão gerencial. Orçamento com base nas demonstrações contábeis,. na projeção de resultados e nas mutações do patrimônio líquido. Premissas baseadas no cenário econômico, projeção e simulação econômica financeira. Estrutura orçamentária. Orçamento de operação, de investimento e de caixa.

    Workshop Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis

    Gerenciamento de projetos: as dez áreas de conhecimentos relevantes (visão PMI). Seleção de projetos: conceitos e métodos. Fatores de sucesso e insucesso em projetos. Atribuições e habilidades do gerente de projetos e da equipe. Efeitos da arquitetura organizacional. Ferramentas para elaboração e acompanhamento de projetos. Project Office.
    Metodologias ágeis e suas aplicações. As principais metodologias ágeis. Pequenas equipes com alto nível técnico. O processo incremental. Colaboração entre equipes diferentes. Feedback constante como retroalimentação do processo de desenvolvimento. Adaptabilidade e simplicidade para ser ágil.

    Workshop: Planejamento Estratégico

    O resultado final do Workshop será um trabalho desenvolvido em equipe, apresentado e defendido pelos alunos, sobre o Planejamento Estratégico de uma dada empresa.

    Workshop: Plano de Negócios

    Os objetivos de um Plano de Negócios; A estrutura de um Plano de Negócios. Como descrever cada um dos tópicos que compõem um Plano de Negócios. Como concatenar todos os aspectos de um empreendimento de maneira a dar consistência ao Plano. Como apresentar e como sustentar o Plano junto aos acionistas, a diretoria ou junto a possíveis investidores.
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

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