MBA em Relações Internacionais

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade:
    Live
    Início: 26/10/2020
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 19/10/2020
    Duração: 16 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Sobre o curso
    Em um mundo globalizado, é de extrema relevância adquirir instrumental analítico para lidar com questões internacionais. Para obter sucesso nesta área é essencial que você saiba lidar criticamente com a conjuntura mundial.

    Você irá adquirir:

    • Capacidade de realizar diagnósticos do ambiente internacional sob ponto de vista da Economia, do Direito e da Ciência Política, às três áreas que compõem as Relações Internacionais;
    • Conhecimentos para atuar na área internacional de grandes empresas, terceiro setor e/ou governos e
    • Capacidade de produzir relatórios, policy papers e policy memos relativos às matérias em questão, estando cientes dos grandes temas que norteiam as Relações Internacionais atualmente.


    Clique aqui para acessar o programa completo do curso.

     

    Frequência: semanal

    2ª e 3ª – 19h às 22h20min

    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
     
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA em Relações Internacionais

    Análise de Política Externa

    Introdução à análise de política externa. Análise mais detalhada das políticas externas das grandes e pequenas potências. Abordagem das instituições internacionais e como elas afetam/são determinadas por diferentes estratégias de política externa. Estudo das políticas externas de atores não-estatais.

    O Brasil no Mundo

    A estrutura da política externa brasileira. Um sobrevoo pela História. A política externa brasileira na Nova República. As estratégias de inserção internacional de uma potência média ou emergente. As relações Norte-Sul. O Brasil no contexto da governança global. Perspectivas para a política externa nos próximos anos.

    Análise de Risco Político

    Modelos de risco político. Risco político em mercados emergentes. Riscos regulatórios. O impacto econômico da geopolítica. As multinacionais brasileiras e o "Capitalismo de Estado". Instabilidade Doméstica: Narcotráfico, Revoluções, Corrupção, Guerra Civil, Estados Falidos. Terrorismo. Expropriação.

    Estudos Avançados de Relações Internacionais

    Globalização e Tecnologia nas RIs. Surgimento de atores não-estatais nas RIs. Governança Global. Internet. Importância de atores não-estatais. Conflitos. Meio Ambiente e ecossistema global. Novas Tendências de Relações Internacionais.

    Teoria e Prática das Relações Internacionais II

    Ascensão da China. os BRICS e os países emergentes. Democracia, direitos humanos e globalização. Conflitos contemporâneos.

    Direito Internacional

    Regulação jurídica das relações internacionais. Especificidades do direito internacional público. Normas, direitos e obrigações do direito internacional. Tratados internacionais. Costumes internacionais e como são identificados e quais os seus elementos.

    Desenvolvimento Internacional

    Os fundamentos institucionais do desenvolvimento. Globalização, crescimento e desenvolvimento. Eficiência de arranjos institucionais. A Nova Economia Institucional. A economia política da ajuda ao desenvolvimento. Democracia e desenvolvimento. A economia política da desigualdade. Instituições internacionais e desenvolvimento. A economia política da corrupção e busca por rendas: patrimonialismo e clientelismo no mundo em desenvolvimento e nos países da OCDE.

    Economia Internacional

    Princípios de Economia. Forças de mercado da oferta e da demanda. Eficiência dos mercados. Tributação e comércio internacional. Teoria do Comércio Internacional. Produtividade do trabalho. Modelo-padrão de comércio. Economia de rendas, competição imperfeita e comércio internacional. Instrumentos de política comercial. Economia política da política comercial.

    Finanças Internacionais

    Algumas definições macro. Sistema de contas nacionais. Mercados de bens e financeiros. Introdução à Macroeconomia Aberta. O Balanço de Pagamentos. Equilíbrio Macroeconômico em Economias Abertas. Crise Europeia. Política Cambial. Brasil desde o Real. Trilema Mundell Fleming. Breve história do sistema monetário internacional.

    Governança Global

    Solução de Controvérsias na esfera internacional. Casos práticos de solução de controvérsias. Relacionamento entre poder e direito na esfera internacional. Relacionamento entre poder e direito na esfera internacional.

    Gestão de Projetos Internacionais

    O conceito de Projeto (empreendimento). Visão Geral de Projetos Globais e Gerenciamento de projetos em larga escala. Planejamento e sua importância. Ciclo de vida de um projeto internacional. Gestão de Tempos. Gestão da Qualidade. Gestão de Equipes de Projetos Globais. Gestão da Comunicação em ambiente internacional. Gestão de Riscos e Gestão de Crises. Gestão dos Interessados (stakeholders) em projetos de abordagem global.

    Habilidades e desenvolvimento profissional em Relações Internacionais

    Como escrever um ensaio. Técnicas de apresentação. Técnicas de estudo e gestão do tempo. Técnicas de debate. Como preparar um CV. Perfis de carreira em Relações Internacionais. Estratégias de negociação e mediação. Técnicas de fundraising.

    Internacionalização de Empresas

    A economia política da internacionalização de empresas. Comércio internacional e política doméstica. A evolução de cadeias de produção transnacionais. Poder e influência nos acordos comerciais contemporâneos. A prática da internacionalização. Como empresas se internacionalizam e quais são as receitas para um processo de internacionalização bem sucedido.

    Mídia e Comunicação nas Relações Internacionais

    O papel da mídia na ordem contemporânea. Influência da difusão de informação sobre os processos de tomada de decisão em política internacional. Impacto da evolução das mídias de massa. O papel da mídia nos EUA, no Brasil e em outros países em desenvolvimento.

    Movimentos Sociais e Terceiro Setor

    Origens históricas de movimentos sociais. Teoria e análise. Movimentos Sociais no mundo e no Brasil. Dinâmicas e condicionantes de revoltas e protestos. Estudo comparado de movimentos sociais no mundo hoje. Conceitos e práticas do Terceiro Setor. Terceiro Setor e Relações Internacionais. Temas contemporâneos do Terceiro Setor. Resistências Políticas e Política Global.

    Questões Internacionais Contemporâneas I: Cultura e Liderança

    Atores internacionais: estados, governos subnacionais, organizações internacionais, ONGs, empresas multinacionais, pessoas. Prevenção, gestão e resolução de conflitos. Terrorismo. Cultura e Identidade. Democracia e autoritarismo. Futuro da diplomacia.

    Questões Internacionais Contemporâneas II: Tecnologia e Inovação

    Globalização e integração regional. Finanças e impacto social. Tecnologia, conectividade e inovação. Energia e sustentabilidade.

    Teoria e Prática das Relações Internacionais

    Sociedade Internacional. Realismo e Institucionalismo Liberal. Economia Política Internacional (EPI), Construtivismo. BRICS, Assistência ao Desenvolvimento e Proliferação Nuclear.
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

Contato

To prevent automated spam submissions leave this field empty.