MBA em Estratégias de Comunicação Aplicada

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  • Modalidade:
    Live
    Início: 28/10/2020
    Carga Horária:
    432 horas/aula
    Matriculas até: 21/10/2020
    Duração: 15 meses
    Para continuar, escolha a localidade mais próxima de você:
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  • Sobre o curso
    As redes sociais estão levando o mercado de comunicação à maior transformação da sua história. Conhecimentos e metodologias de sucesso se tornaram obsoletos em poucos anos e tanto as companhias quanto os profissionais precisam revisar os seus posicionamentos, desenvolver novas habilidades e se preparar para esse mercado em constante mudança.
    Referência mundial em pesquisas aplicadas em redes sociais, a Diretoria de Análise de Políticas Públicas (FGV DAPP) coordena este curso de MBA que vai atualizar profissionais com as mais recentes tendências de comunicação e captação, análise e visualização de dados.
    Você irá adquirir:
    • Conteúdo sobre a evolução do consumo de informação dos brasileiros e os desafios da indústria de comunicação tradicional;
    • Conhecimento sobre as melhores práticas de monitoramento das redes sociais e de uso do big data aplicadas à gestão da comunicação em ambientes digitais;
    • Capacidade de análises de riscos de reputação e prevenção de crises;
    • Ampla visão sobre as estratégias de comunicação de companhias públicas e privadas, brasileiras e estrangeiras;
    • Expertise para gerir a comunicação digital integrada com o posicionamento institucional de companhias e personalidades;
    • Competência para avaliação de mercado de empreendedorismo digital.

    Clique aqui para acessar o programa completo do curso.

     

    Frequência: semanal

    4ª e 5ª – 19h às 22h20min

    Público-alvo
    Pré-requisitos:
    • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
    • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
    Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.       
    A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
    Programa

    MBA em Estratégias de Comunicação Aplicada

    Antropologia do Consumo

    Mito, ritual e ideologia. Etnocentrismo. Cultura como sistema de significação. Meios, mediações e comunicação de massa. Consumo, publicidade e Antropologia na contemporaneidade. Pensamento antropológico no pós-guerra.

    Análise de Dados

    Revisão de probabilidade. Estatística básica. Estatística descritiva.  Estimadores e modelo estatístico. Testes de hipótese. Estimação de intervalos. Análise de variância. Fundamentos do modelo de regressão linear. Método dos mínimos quadrados e hipóteses sobre o modelo linear.

    Business Intelligence

    Integração dos processos empresariais aos modelos de monitoramento e acompanhamento. Elaboração e implantação de indicadores e painéis de controle. Ferramentas de business intelligence e big data. Integração dos níveis tático e operacional à estratégia empresarial. Planejamento estratégico e metodologias de gestão estratégica.

    Comunicação Digital: Teoria e Prática

    Comunicação de massa na sociedade em rede. Cibercultura, convergência para ambientes digitais, abordagens de comunicação política e institucional na internet. Práticas virtuais de comunicação, cultura e linguagem.

    Ciência de Dados

    Conceitos relativos a dados. Revisão de probabilidade. Dados experimentais e observacionais.  Pré-processamento de dados. Classificação de dados a partir de algoritmos de árvores de decisão. Algoritmos baseados em instâncias. Clusterização por partição hierárquica. Softwares e ferramentas de MD.

    Casos de Estratégia Digital

    Comunicação aplicada a organizações complexas. Agenda setting e desenho de pesquisa com bases públicas. Estratégias digitais de think tanks. Pesquisa aplicada. Comunicação aplicada a startups. Novas organizações de mídia. Produção de conteúdo audiovisual.

    Comunicação Institucional

    Comunicação nas organizações. Política de comunicação integrada em organizações públicas e privadas. Técnicas de comunicação interna e dirigida nas mídias impressa e eletrônica. Instrumentos de assessoria de comunicação. Gestão estratégica da informação.

    Design e Visualização de Dados

    Dados, sociedade e DataViz: coleta, limpeza e análise de dados. Literacia visual, design de informação, e taxonomia de gráficos e DataViz. UX, storytelling e dashboards.

    Empreendedorismo Digital

    Marketing digital. Gestão de pessoas. Empreendedorismo e inovação. Modelos de negócio digitais contemporâneos. Consumo no ambiente digital. Empreendedorismo digital e planejamento de negócios. Elaboração de projetos.

    Economia e Indústria Criativa

    Indústria criativa: definição e conceitos. Modelos de negócio e indústria criativa. Economia colaborativa. Políticas públicas e indústria cultural.

    Economia Política das Plataformas Digitais

    Evolução da globalização. Negócios, produção e investimento na economia global. Governando o sistema global: digitalização e democracia. Mudanças globais de poder: da lógica tradicional à manufatura para serviços. Contestando a globalização. Conflito e instabilidade: primaveras, guerras híbridas e revoluções coloridas. Respondendo a forças disruptivas: autorregulação versus regulação. Respostas corporativas para um ambiente global em mudança.

    Internet e Práticas de Consumo

    Globalização, internet e consumo. Web 2.0 e emergência das mídias digitais. Plataformas de colaboração. Pirataria e modificações estruturais. Tendências em publicidade, trabalho e negócios digitais. Big data. Novos modelos de negócio. Reestruturações publicitárias e relações de trabalho. Comunicação centrada no usuário. Gigantes tecnológicas e cenário econômico global.

    Metodologias de Pesquisa em Comunicação

    Indução e dedução. Objetivismo e subjetivismo. Etnografia. Análise de conteúdo. Entrevistas. Grupos focais. Pesquisa bibliográfica. Observação participante e pesquisa-ação. Análise audiovisual.

    Pesquisa e Análise em Redes Sociais

    Conceito de rede social. Laços fortes e laços fracos. Comunidades e interação virtual. Individualismo, cooperação e redes sociais. Principais modelos de análise de redes sociais. Algoritmos, plataformas e aplicativos. 

    Sociologia da Comunicação

    Comunicação como fundamento da sociabilidade. Público, massas e elites. Comunicação de massa. Comunicação e ideologia. Construção social da realidade. Teorias da formação da opinião pública. Sociedade em rede. Mediatização.

    Storytelling

    Narrativas, historiografia e produção da história. Mitos, lendas, referências culturais e folclore. Papel simbólico de arquétipos e construções estabelecidas. Universalidade da narrativa, atores e papéis fundamentais dos gêneros narrativos. Sujeitos, engajamentos, motivações e objetos. Estruturas narrativas: conceitos, abordagens teóricas e articulação prática. Técnicas de storytelling e roteiro. Concepção de peças publicitárias e de comunicação institucional. Sistemas de valor social e identidade narrativa.

    Tópicos Avançados em Redes Sociais

    Estruturas de organização e comunicação em redes sociais. Interlocução entre práticas culturais, pontos de vista e relações de poder para a produção, disseminação e recepção de informações no ambiente digital. Desinformação e ameaças à democracia: regulação, identificação e proteção. Fundamentos de linguística aplicada para a pesquisa em redes sociais e análise de big data. Procedimentos e métodos de pesquisa em plataformas digitais.

    Tópicos em Economia para Comunicação

    Conceitos básicos de Economia. Noções de Microeconomia. Economia aplicável ao mercado de mídia. Métodos econométricos e de inferência causal. Economia da internet. Mercado da mídia. Accountability. Papel do jornalista. Economia política. Papel da mídia.
    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    com processo seletivo: análise curricular

    processo seletivo com análise curricular

    • O processo seletivo é composto pela análise curricular do candidato;
    • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição;
    • A etapa “análise curricular” pode levar até sete dias úteis;
    • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo seletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado;
    • Caso necessário, o candidato poderá ser convidado a participar de uma entrevista.
    • Currículo acadêmico e profissional
    • Cédula de identidade
    • Foto recente 3 x 4 (colorida)
    • Diploma do curso de graduação

Contato

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