Formação Executiva em Mercado da Longevidade

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  • Modalidade: Live
    Início: 21/09/2022
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 19/09/2022
    Duração: 9 semanas
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  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    Os consumidores seniores são o mercado que mais cresce atualmente, já que a pirâmide etária no Brasil se inverteu – os 50+ representam 25% da população e movimentam R$1,8 trilhão/ano, um mercado chamado de oceano prateado. Tem uma alta demanda desatendida e características culturais, comportamentais, emocionais e físico-cognitivas bastante específicas. Assim, executivos e empreendedores de todos os segmentos precisam desenvolver ofertas e comunicação adequadas a eles, inseri-los nas agendas de diversidade organizacional (empresas age-ready) e adequar políticas públicas/setoriais para o segmento. Com quatro módulos complementares e independentes sob o arco Mercado da Longevidade, o curso oferece uma abordagem multissetorial e integra aprendizados mercadológicos e comportamentais com a ideação de soluções concretas, em diversos setores de negócio, que podem oferecer cruzamento de ideias e gerar parcerias inovadoras entre os alunos.

    Você irá:
    • conhecer o potencial e as oportunidades de mercado da Economia da Longevidade;
    • desenvolver negócios (produtos/serviços) adequados ao público maduro conforme sua tipologia;
    • estabelecer relacionamentos adequados ao público maduro, conforme sua tipologia;
    • fortalecer o networking nesse segmento e
    • captar recursos nesse segmento, inserindo sua organização (empresa/governo/negócio social) no crescente ecossistema de inovação do oceano prateado.

     

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo. 

     

    Avaliação: 

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso. 

     

    Programação: 

    1. Oceano Prateado – Introdução ao Mercado da Longevidade: 21, 22, 28 e 29/09
    2. Inovação e Marketing para o Mercado Sênior: 05, 06, 13 e 19/10
    3. Desenvolvimento de Serviços para o Consumidor Prateado: 20, 26, 27/10 e 03/11
    4. Empresas Age-Ready e Empreendedorismo Sênior: 09, 10, 16 e 17/11

     

    Docentes:

    Patricia Galante de Sá

    Martin Henkel

    Simone Beatriz Lara 

    Márcia Tavares

    *O corpo docente pode ser alterado

     

    Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h. 

      

    Aulas com interação em tempo real via webconferência. 

    As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso. 

     

    Público-alvo
    O curso Formação Executiva em Mercado da Longevidade é indicado para profissionais de comunicação, publicidade, marketing, business intelligence, RH e gestão comercial, de analistas a diretores; jornalistas e influenciadores digitais; empreendedores; empresários de saúde, estética, fitness e bem-estar; consultores e pesquisadores.  

    Programa

    Formação Executiva em Mercado da Longevidade

    Oceano Prateado – Introdução ao Mercado da Longevidade

    Módulo 1: Panorama geral 
    • Tendências e demografia brasileira e global
    • Estatuto do Idoso e Reforma da Previdência – mudanças
    • Valorização e proteção do idoso: datas comemorativas, ODS10 da ONU e OMS
    • Oceano prateado e potencial da economia da longevidade
    Módulo 2: Um novo mindset etário
    • Busca da longevidade, da imortalidade e seus impactos socioambientais
    • Ressignificando o conceito de 3ª idade e velhice
    • Reação ao ageísmo (velhismo) e os vieses inconscientes etários
    • Ativismo sênior
    • As múltiplas carreiras e o envelhecimento ativo
    Módulo 3: Inteligência de mercado
    • Mapeando as fontes de conhecimento sobre tendências e comportamento do consumidor maduro – consultorias especializadas – estudos; comportamentais/setoriais; negócios de impacto social; iniciativas empresariais; eventos especializados; literatura de referência; portais online e produtores de conteúdo
    • Perfil comportamental e mudanças físico-cognitivas do segmento maduro
    • Complexidade da segmentação (gênero, faixa etária, classe, LGBTQ+, sem filhos)
    Módulo 4: Trabalho prático
    • Transformando dados em práticas: mapeamento de oportunidades de negócio em diferentes setores de mercado + apresentações

    Inovação e Marketing para o Mercado Sênior

    Módulo 1: Perfil e segmentação Millennials x Maduros – consumidor do futuro Importância e tamanho do mercado da longevidade Autoimagem e demandas do consumidor maduro Segmentação, personas e diversidade de subsegmentos Módulo 2: Comunicação e relacionamento Comunicação para o mercado da longevidade – uma nova semântica e estética Trade marketing – adaptação do varejo ao consumidor maduro Influenciadores digitais sêniores e comunidades virtuais Jornada do cliente prateado Comportamento e consumo de mídia e tecnologia dos maduros Módulo 3: Inovação prateada Seniortech – inovação e tecnologia focada no mercado maduro (healthtech, gerontotech e genentech) Marketplaces virtuais, portais e apps especializados Selos, certificações e premiações do mercado maduro Mercado maduro como oportunidade de responsabilidade social e marketing institucional Módulo 4: Trabalho aplicado Trabalho aplicado: ideação de oferta (produto/serviço) para o consumidor prateado, incluindo planejamento de comunicação + apresentações

    Desenvolvimento de Serviços para o Consumidor Prateado

    Módulo 1: Envelhecimento ativo Conceito de envelhecimento ativo: o novo velho e sua socialização Serviços para o mercado da longevidade Tipologia e segmentação dos clientes e suas necessidades Mente sadia: turismo, cultura e entretenimento para o mercado prateado Cuidados especiais e adaptação na comunicação, design e arquitetura nestes setores Módulo 2: Idosos independentes Mobilidade, autonomia e segurança para os idosos com ajuda da tecnologia Conceito Aging in Place e suas implicações Habitação sênior: prestação de serviços e estruturação dos empreendimentos Sensibilização e capacitação dos colaboradores para atender o mercado prateado Módulo 3: Bem-estar maduro Economia do cuidado: conceito, gestão de serviços terceirizados e parceiros externos Corpo sadio: mercado de fitness e wellness prateado Amor e sexualidade na 3ª idade – um mercado inexplorado Módulo 4: Trabalho Aplicado Trabalho prático: escolha de um setor e proposta de adaptação ou criação de um serviço para o mercado sênior Apresentação do resultado e ciclo de reflexão

    Empresas Age-Ready e Empreendedorismo Sênior

    Módulo 1: Inclusão sênior e responsabilidade social Mercado de trabalho 50+: perspectivas do Brasil e globais Conceito de “anticarreira” e estereótipo da obsolescência profissional do idoso Processos de recrutamento sem vieses etários, na era da automação do RH ?Módulo 2: Capacitação e empreendedorismo maduro Novos formatos de empregabilidade – trabalho remoto, equipes “Lego” Empreendedorismo maduro – digitalização do idoso, coworks e fomento financeiro Lifelong Learning: espaços e serviços de aprendizagem continuada para a 3a. idade Módulo 3: Nova fronteira da diversidade empresarial Organizações “age-ready” - adaptadas às necessidades dos colaboradores 50+ Intergeracionalidade nas agendas de diversidade e inclusão empresariais Alinhamento ao ODS 10/ONU Norma ISO/TC314 Módulo 4: Trabalho prático Criação de proposta prática de política de RH ou ideação de oferta (produto/serviço) + Apresentações
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.