Formação Executiva em Mercado da Longevidade

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  • Modalidade:
    Live
    Início: 05/05/2021
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 03/05/2021
    Duração: 15 semanas
    Escolha a localidade mais próxima de você para apoio comercial:
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  • Aulas ao vivo por webconferência
    Os consumidores seniores são o mercado que mais cresce atualmente, já que a pirâmide etária no Brasil se inverteu – os 50+ representam 25% da população e movimentam R$1,8 trilhão/ano, um mercado chamado de oceano prateado. Tem uma alta demanda desatendida e características culturais, comportamentais, emocionais e físico-cognitivas bastante específicas. Assim, executivos e empreendedores de todos os segmentos precisam desenvolver ofertas e comunicação adequadas a eles, inseri-los nas agendas de diversidade organizacional (empresas age-ready) e adequar políticas públicas/setoriais para o segmento. Com quatro módulos complementares e independentes sob o arco Mercado da Longevidade, o curso oferece uma abordagem multissetorial e integra aprendizados mercadológicos e comportamentais com a ideação de soluções concretas, em diversos setores de negócio, que podem oferecer cruzamento de ideias e gerar parcerias inovadoras entre os alunos.

    Você irá:
    • conhecer o potencial e as oportunidades de mercado da Economia da Longevidade;
    • desenvolver negócios (produtos/serviços) adequados ao público maduro conforme sua tipologia;
    • estabelecer relacionamentos adequados ao público maduro, conforme sua tipologia;
    • fortalecer o networking nesse segmento e
    • captar recursos nesse segmento, inserindo sua organização (empresa/governo/negócio social) no crescente ecossistema de inovação do oceano prateado.

     

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo.

     

    Avaliação:

    Os cursos de Curta Live possuem avaliação como critério para aprovação. O trabalho avaliativo segue os critérios do professor, podendo ser por meio de trabalhos individuais, em grupo e/ ou prova individual.

     

    Programação:

    1. Oceano Prateado – Introdução ao Mercado da Longevidade: 05 a 26/05

    2. Inovação e Marketing para o Mercado Sênior: 02 a 23/06

    3. Desenvolvimento de Serviços para o Consumidor Prateado: 30/06 a 21/07

    4. Empresas Age-Ready e Empreendedorismo Sênior: 28/07 a 18/08

     

     Aulas às quartas, das 18h30 às 22h.

     

    Aulas com interação em tempo real via webconferência.

    As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso.

     

    Certificado Digital – BADGE FGV.

    Todo aluno que concluir o curso de Curta Live receberá o Certificado digital e Badge FGV com tecnologia Blockchain, que poderá ser compartilhado nas suas redes sociais profissionais.

    Público-alvo
    O curso Formação Executiva em Mercado da Longevidade é indicado para profissionais de comunicação, publicidade, marketing, business intelligence, RH e gestão comercial, de analistas a diretores; jornalistas e influenciadores digitais; empreendedores; empresários de saúde, estética, fitness e bem-estar; consultores e pesquisadores.  

    Programa

    Formação Executiva em Mercado da Longevidade

    Desenvolvimento de Serviços para o Consumidor Prateado

    Módulo 1: Envelhecimento ativo
    • Conceito de envelhecimento ativo: o novo velho e sua socialização
    • Serviços para o mercado da longevidade
    • Tipologia e segmentação dos clientes e suas necessidades
    • Mente sadia: turismo, cultura e entretenimento para o mercado prateado
    • Cuidados especiais e adaptação na comunicação, design e arquitetura nestes setores
    Módulo 2: Idosos independentes
    • Mobilidade, autonomia e segurança para os idosos com ajuda da tecnologia
    • Conceito Aging in Place e suas implicações
    • Habitação sênior: prestação de serviços e estruturação dos empreendimentos
    • Sensibilização e capacitação dos colaboradores para atender o mercado prateado
    Módulo 3: Bem-estar maduro
    • Economia do cuidado: conceito, gestão de serviços terceirizados e parceiros externos
    • Corpo sadio: mercado de fitness e wellness prateado
    • Amor e sexualidade na 3ª idade – um mercado inexplorado
    Módulo 4: Trabalho Aplicado
    • Trabalho prático: escolha de um setor e proposta de adaptação ou criação de um serviço para o mercado sênior
    • Apresentação do resultado e ciclo de reflexão

    Empresas Age-Ready e Empreendedorismo Sênior

    Módulo 1: Inclusão sênior e responsabilidade social
    • Mercado de trabalho 50+: perspectivas do Brasil e globais
    • Conceito de “anticarreira” e estereótipo da obsolescência profissional do idoso
    • Processos de recrutamento sem vieses etários, na era da automação do RH
    ?Módulo 2: Capacitação e empreendedorismo maduro
    • Novos formatos de empregabilidade – trabalho remoto, equipes “Lego”
    • Empreendedorismo maduro – digitalização do idoso, coworks e fomento financeiro
    • Lifelong Learning: espaços e serviços de aprendizagem continuada para a 3a. idade
    Módulo 3: Nova fronteira da diversidade empresarial
    • Organizações “age-ready” - adaptadas às necessidades dos colaboradores 50+
    • Intergeracionalidade nas agendas de diversidade e inclusão empresariais
    • Alinhamento ao ODS 10/ONU
    • Norma ISO/TC314
    Módulo 4: Trabalho prático
    • Criação de proposta prática de política de RH ou ideação de oferta (produto/serviço) + Apresentações

    Inovação e Marketing para o Mercado Sênior

    Módulo 1: Perfil e segmentação
    • Millennials x Maduros – consumidor do futuro
    • Importância e tamanho do mercado da longevidade
    • Autoimagem e demandas do consumidor maduro
    • Segmentação, personas e diversidade de subsegmentos
    Módulo 2: Comunicação e relacionamento
    • Comunicação para o mercado da longevidade – uma nova semântica e estética
    • Trade marketing – adaptação do varejo ao consumidor maduro
    • Influenciadores digitais sêniores e comunidades virtuais
    • Jornada do cliente prateado
    • Comportamento e consumo de mídia e tecnologia dos maduros
    Módulo 3: Inovação prateada
    • Seniortech – inovação e tecnologia focada no mercado maduro (healthtech, gerontotech e genentech)
    • Marketplaces virtuais, portais e apps especializados
    • Selos, certificações e premiações do mercado maduro
    • Mercado maduro como oportunidade de responsabilidade social e marketing institucional
    Módulo 4: Trabalho aplicado
    • Trabalho aplicado: ideação de oferta (produto/serviço) para o consumidor prateado, incluindo planejamento de comunicação + apresentações

    Oceano Prateado – Introdução ao Mercado da Longevidade

    Módulo 1: Panorama geral 
    • Tendências e demografia brasileira e global
    • Estatuto do Idoso e Reforma da Previdência – mudanças
    • Valorização e proteção do idoso: datas comemorativas, ODS10 da ONU e OMS
    • Oceano prateado e potencial da economia da longevidade
    Módulo 2: Um novo mindset etário
    • Busca da longevidade, da imortalidade e seus impactos socioambientais
    • Ressignificando o conceito de 3ª idade e velhice
    • Reação ao ageísmo (velhismo) e os vieses inconscientes etários
    • Ativismo sênior
    • As múltiplas carreiras e o envelhecimento ativo
    Módulo 3: Inteligência de mercado
    • Mapeando as fontes de conhecimento sobre tendências e comportamento do consumidor maduro – consultorias especializadas – estudos; comportamentais/setoriais; negócios de impacto social; iniciativas empresariais; eventos especializados; literatura de referência; portais online e produtores de conteúdo
    • Perfil comportamental e mudanças físico-cognitivas do segmento maduro
    • Complexidade da segmentação (gênero, faixa etária, classe, LGBTQ+, sem filhos)
    Módulo 4: Trabalho prático
    • Transformando dados em práticas: mapeamento de oportunidades de negócio em diferentes setores de mercado + apresentações
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

Contato

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