Formação Executiva em Gestão de Esporte e Entretenimento (Sportainment)

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  • Modalidade:
    Live
    Início: 07/07/2021
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 05/07/2021
    Duração: 8 semanas
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  • Aulas ao vivo por webconferência
    O curso Formação Executiva em Gestão de Esporte e Entretenimento fornece uma visão executiva sobre o setor de esporte e entretenimento, suas características, players e indicadores, dando uma visão sobre o processo de gestão contemporânea para o setor
     
    Você irá: 
     
    • Obter uma visão estruturada do setor de esporte e entretenimento global 
    • Aprender sobre os principais conceitos, estudos de casos e formatos de gestão 
    • Mapear os principais atores do setor 
    • Compreender como desenvolver uma eficiente gestão para o setor. 

     

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo.

     

    Avaliação:

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso.

     

    Programação:

    1. Visão Estratégica Sobre a Indústria Mundial de Esporte e Entretenimento: 07 a 15/07

    2. Gestão Estratégica de Eventos Esportivos: 21 a 29/07

    3. Gestão Estratégica de Eventos de Entretenimento: 04 a 12/08

    4. Gestão Financeira de Eventos Esportivos e de Entretenimento: 18 a 26/08

     

    Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h.

     

    Aulas com interação em tempo real via webconferência.

    As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso.

     

    Certificado Digital – BADGE FGV.

    Todo aluno que concluir o curso de Curta Live receberá o Certificado digital e Badge FGV com tecnologia Blockchain, que poderá ser compartilhado nas suas redes sociais profissionais.

     

    Público-alvo

    O curso Formação Executiva em Gestão de Esporte e Entretenimento (Sportainment) é indicado para profissionais da indústria de esporte e entretenimento; empreendedores; apaixonados pelo tema, esportistas que desejem impulsionar suas carreiras e profissionais da área de comunicação e publicidade.

    Programa

    Formação Executiva em Gestão de Esporte e Entretenimento (Sportainment)

    Visão Estratégica Sobre a Indústria Mundial de Esporte e Entretenimento

    Módulo 1 – Visão Geral Histórico do Sportainment no Brasil e mundo Indicadores do mercado no Mundo, Brasil e regionais O segmento de esporte –players globais e nacionais O segmento de entretenimento - players globais e nacionais Tipos de eventos esportivos e de entretenimento Módulo 2 – Eventos mundiais Principais eventos mundiais esportivos (natureza, dimensão e cifras envolvidas): eventos contínuos, torneios, campeonatos e festivais Clubes e clubes-empresas Eventos mundiais de entretenimento (natureza, alcance e cifras envolvidas) Módulo 3 – Impacto do digital no setor de sportainment O "mundo digital" e seu impacto na indústria do Sportainment A propagação dos eventos online – Lives O surgimento dos esportes eletrônicos As mídias sociais e o streaming transformando a indústria Módulo 4 – Marketing e Sustentabiidade aplicados ao sportainment O papel do Gestor no contexto da Sportainment O papel do branding e do planejamento de marketing no sucesso das iniciativas de Sportainment: comunicação estratégica na era digital Práticas de sustentabilidade no Sportainment (ISO 20.121 Eventos Sustentáveis) Estudo de caso e/ou palestra - Debate

    Gestão Estratégica de Eventos Esportivos

    Módulo 1 – Eventos esportivos mundiais Principais eventos mundiais esportivos (natureza, dimensão e cifras envolvidas): eventos contínuos, torneios, campeonatos e festivais Principais players globais e locais. O papel das federações, da FIFA, COI, COB e CBF entre outros. Clubes e clubes-empresas: o caminho da profissionalização Esporte como negócio global Módulo 2 – Modelos de negócios Tipos de eventos e os modelos de negócio Negócios complementares (licenciamento de marca, plataformas venda de ingressos, agência de viagens etc.) Leis de incentivo fiscal (vantagens e desvantagens): Lei Pelé, Lei de apoio ao esporte olímpico Visão geral sobre gerenciamento de projetos aplicado aos eventos esportivos Módulo 3 – Monetização do evento presencial Como rentabilizar o evento presencial: bilheteria, publicidade, name rigths, patrocínios, direitos de transmissão, vendas corporativas, hospitality centers, venda de espaço Como rentabilizar o evento online: ingresso, Ads cobranding, name rigths, patrocínios, direitos de transmissão. Módulo 4 – Mapeando oportunidades Oportunidades: como identificá-las e como decidir o tipo de evento a realizar Os protagonistas: a definição das estrelas/jogadores/artistas mais apelativos Estudo de caso e/ou palestra - Debate

    Gestão Estratégica de Eventos de Entretenimento

    Módulo 1 – Eventos mundiais de entretenimento Eventos mundiais de entretenimento (natureza, alcance e cifras envolvidas) Principais players globais e locais. Entretenimento como negócio Tipos de eventos e os modelos de negócio Negócios complementares (licenciamento de marca, plataformas venda de ingressos, agência de viagens etc.) Módulo 2 – Leis de incentivo Leis de incentivo fiscal (vantagens e desvantagens): Lei Federal (Rouanet e Audiovisual), Leis Estaduais, Leis Municipais Visão geral sobre gerenciamento de projetos aplicado aos eventos de entretenimento Módulo 3 – Construindo a receita do evento presencial Como rentabilizar o evento presencial: bilheteria, publicidade, name rigths, patrocínios, direitos de transmissão, vendas corporativas, hospitality centers, venda de espaço Seleção de artistas para eventos online. Modulo 4 – Monetizando o evento online Como rentabilizar o evento online: ingresso, Ads cobranding, name rigths, patrocínios, direitos de transmissão. Oportunidades: como identificá-las e como decidir o tipo de evento a realizar Estudo de caso e/ou palestra - Debate

    Gestão Financeira de Eventos Esportivos e de Entretenimento

    Módulo 1 – Gerenciamento de Projetos Conceitos gerais sobre gerenciamento de projetos Aplicabilidade da gestão de projetos para os eventos esportivos e de entretenimento Módulo 2 – Plano de Negócios Conceitos gerais sobre Plano de Negócios Utilização de capital próprio versus capital de terceiros - Captação de recursos e patrocínios Formas de financiamento O que é um Business Plan e como estruturar um projeto Metodologia de pesquisa e análise de eficiência do investimento Módulo 3 – Mecanismos de avaliações dos projetos O resultado e retorno do investimento esperados: ROE - Retorno em exposição de marca; ROI - Retorno em investimento da marca e ROO - Retorno nos objetivos da marca Principais conclusões e riscos Módulo 4 - Estudo de casos Análise de casos recentes Estudo de caso e/ou palestra - Debate
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.

Contato

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