Formação Executiva em Business Intelligence e Business Analytics

Compartilhar
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Modalidade: Live
    Início: 12/04/2023
    Carga Horária:
    64 horas/aula
    Matriculas até: 10/04/2023
    Duração: 8 semanas
    Escolha a localidade mais próxima de você para apoio comercial:
    Visualizar as informações do curso na página
    Para se inscrever em um curso, você deve escolher uma opção acima
    Para baixar o programa em um curso, você deve escolher uma opção disponível
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
  • Live

    Cursos com aulas ao vivo em dias e horários pré-estabelecidos, por meio de seu computador ou dispositivo móvel.

    Saiba mais sobre a modalidade ➔
    O curso apresenta técnicas e ferramentas para visualização e descrição de dados, além de vários métodos de análises preditivas e prescritivas, sempre com foco na obtenção de insights para diversas áreas de negócio. Com a explosão da quantidade de dados disponíveis nas empresas, o conteúdo desse curso é essencial para a tomada de decisão em marketing, finanças, operações e outras áreas empresariais.

    Você irá:
    • compreender a complexidade dos dados, especialmente as fontes de dados relevantes para a tomada de decisões nos negócios; 
    • manipular dados; 
    • analisar e modelar dados quantitativamente utilizando técnicas estatísticas e modelos descritivos e preditivos a fim de identificar tendências e estabelecer relacionamento entre variáveis; 
    • implementar modelos de machine learning com foco em otimização, classificação e previsão e 
    • resolver problemas de negócios e tomar decisões com base na evidência trazida pelos dados.

     

    Quer entender o que é o Curta Live? Clique aqui para assistir o vídeo. 

     

    Avaliação: 

    Os cursos Curta FGV Live têm atividades avaliativas que visam à prática do conteúdo trabalhado. Essas atividades, a critério do professor, podem ser individuais ou em grupos e validam a certificação do curso. 

     

    Programação: 

    1. Business intelligence: utilizando dados para tomar decisões: 12, 13, 19 e 20/04;
    2. Ciência de dados para decisão empresarial: 26, 27/04, 3 e 4/05;
    3. Business analytics: tomada de decisão orientada por dados: 10, 11, 17 e 18/05;
    4. Aprendizado a partir dos dados: aplicações para área de negócios: 24, 25, 31/05 e 1/06.

     

    Docentes:

    Gustavo Mirapalheta

    Eduardo Astorino

    Humberto Gallucci

    Élia Matsumoto

     

    Aulas 4ª e 5ª das 18h30 às 22h. 

      

    Aulas com interação em tempo real via webconferência. 

    As aulas serão gravadas e ficarão disponíveis por 100 dias para que você possa rever o conteúdo apresentado durante o curso. 

     

    Público-alvo
    O curso Formação Executiva em Business Intelligence e Business Analytics é indicado para profissionais de todas as áreas que trabalham ou desejem trabalhar com gestão e análise de dados para a tomada de decisão em negócios, tais como analistas, consultores/as e executivos/as com atuação na área. 
    Não há pré-requisitos, mas ter cursado uma disciplina de estatística introdutória no curso de graduação pode contribuir para o entendimento dos conteúdos do curso e a realização das atividades propostas. 
    Programa

    Formação Executiva em Business Intelligence e Business Analytics

    Business intelligence: utilizando dados para tomar decisões



    Módulo 1 – Dados e informação 


    • Papel da análise de dados; 
    • Como trabalhar mais eficientemente com o/a cientista de dados; 
    • Como consumir análise de dados e 
    • Processo de análise de dados. 


    Módulo 2 – Obtendo dados 


    • Como obter dados; 
    • Elaborando um experimento de negócio; 
    • Dados e métricas; 
    • A/B testing e
    • Posso confiar nos meus dados? 


    Módulo 3 – Análise de dados 


    • Análise preditiva; 
    • Entendendo uma regressão linear; 
    • Correlação e causalidade; 
    • Machine learning e 
    • Significância estatística. 


    Módulo 4 – Comunicando os achados 


    • Visualização de dados; 
    • Convencendo pessoas; 
    • Comunicando incerteza e 
    • Respondendo perguntas que desafiam os achados

    Ciência de dados para decisão empresarial



    Módulo 1 – Visualização de dados 


    • Usando ggplot, a gramática de gráficos; 
    • Estéticas; 
    • Objetos geométricos; 
    • Transformações estatísticas; 
    • Ajustamento de posições e 
    • Trabalhando com camadas. 




    Módulo 2 – Transformação de dados 


    • Filtros: trabalhando com um subconjunto de dados; 
    • Reordenando os dados; 
    • Selecionando e manipulando variáveis; 
    • Criando novas variáveis e 
    • Agrupando os dados e criando medidas de resumo. 




    Módulo 3 – Análise exploratória 


    • Gerando perguntas a respeito dos dados; 
    • Buscando respostas com uso de visualizações, transformações e modelagem dos dados e 
    • Refinando perguntas e fazendo novas perguntas. 




    Módulo 4 – Manipulando dados 


    • Importação de bases de dados; 
    • Pivotando a base de dados; 
    • Separando e juntando bases de dados; 
    • Observações faltantes; 
    • Fatores e 
    • Trabalhando com datas e horas.

    Business analytics: tomada de decisão orientada por dados

    Módulo 1 – Intervalos de confiança 
    • Distribuição amostral; 
    • Intervalo de confiança para a média; 
    • para uma proporção; 
    • para desvio-padrão; 
    • para diferença de médias e 
    • para diferença de proporções. 
    Módulo 2 – Teste de hipóteses 
    • Hipóteses nula e alternativa; 
    • Testes unicaudais e bicaudais; 
    • Tipos de erros; 
    • Nível de significância e região de rejeição; 
    • Significância estatística e significância econômica; 
    • Testes de hipóteses para a média e para outros parâmetros e 
    • Teste de independência. 
    Módulo 3 – Análise de regressão: estimando relações entre variáveis 
    • Representação gráfica; 
    • Correlação; 
    • Regressão linear simples e múltipla; 
    • Variáveis indicadoras; 
    • Interação entre variáveis;  
    • Transformações não lineares e 
    • Grau de ajuste. 
    Módulo 4 – Análise de regressão: inferência estatística Modelo estatístico; 
    • Inferência acerca dos coeficientes da regressão; 
    • Multicolinearidade e Seleção de variáveis; 
    • Observações extremas e influentes e Previsão. 

    Aprendizado a partir dos dados: aplicações para área de negócios


    Módulo 1 – Classificação  

    • Visão geral dos métodos de classificação; 
    • Por que não usar regressão linear? 
    • Regressão logística; 
    • Análise discriminante e 
    • K-nearest neighbors. 

    Módulo 2 – Reamostragem 

    • Validação cruzada e 
    • Bootstrapping. 

    Módulo 3 – Redução de dimensionalidade 

    • Análise de componentes principais; 
    • Interpretação das componentes e 
    • Usos da análise de componentes principais. 

    Módulo 4 – Agrupamento 

    • K-means clustering; 
    • Cluster hierárquico e 
    • Aspectos práticos.
    Certificado
    Badge FGV
    Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

    Ao ser aprovado no curso Curta e Média Live você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

    O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias após o encerramento do curso.

    Investimento
    Escolha o Município do encontro presencial para exibir as formas de pagamento.
    Escolha o Município do local de prova para exibir as formas de pagamento.
    Processo seletivo

    sem processo seletivo

    Não há processo seletivo para esse curso. Basta preencher sua ficha de inscrição.