Onde você quer estudar?

Estou fora do Brasil
Modalidade:
Modalidade: Presencial
Início: 12/05/2026
Data limite de inscrição: 12/05/2026
Carga Horária: 16 horas/aula
(Duração: 3 semanas)
Frequência: Semanal
3ª das 19h às 22h30
O curso Inteligência Competitiva para Serviços Disruptivos apresenta e debate as várias peculiaridades que caracterizam o tema serviços e que hoje representam a diferença entre competividade tanto no mercado B2B como nas vendas de bens de consumo (B2C). O curso debate a validade e aplicação dos principais instrumentos de Gestão em Serviços, assim como apresenta casos atuais de empresas vencedoras.

Competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
  • avaliar as jornadas do cliente (customer journey), identificando pontos críticos de interação;
  • identificar e definir novos modelos de negócios para transformar ofertas de produtos em serviços contínuos, mantendo engajamento contínuo com o cliente;
  • explorar a aplicação de clusterizações de IoT para otimizar processos e personalizar a experiência do cliente;
  • analisar cadeias de valor identificando pontos de implementação efetiva de blockchain, em termos de segurança, transparência e eficiência do serviço;
  • aplicar princípios lean para reduzir desperdícios e otimizar processos de serviço, eliminando atividades que não agregam valor e melhorando o fluxo de trabalho;
  • monitorar e controlar métricas de desempenho para garantir níveis de serviço acordados;
  • desenvolver estratégias para criação de valor de forma colaborativa e ágil, acelerando o processo de inovação.

Sobre o início das aulas:

  • Data de início: 12/05/2026
Coordenador Acadêmico:

Programa

Inteligência Competitiva para Serviços Disruptivos

Inteligência Competitiva para Serviços Disruptivos

Módulo 1 – Servitização na gestão de experiência do cliente e os modelos de negócios híbridos
  • Gestão de experiência do cliente (CXM)
  • Estratégias de mapeamento de customer journeys e de mensuração da satisfação do cliente
  • Servitização e modelos de negócios híbridos
Módulo 2 – Inovação com design thinking e IoT para excelência em serviços
  • Técnicas colaborativas de cocriação e design thinking centradas no cliente
  • Clusters de IoT na excelência em serviços
  • Prototyping e testing na coleta de insights para criar user stories

Módulo 3 – Fortalecendo a segurança e eficiência com blockchain e lean services
  • Blockchain para transparência e segurança
  • Implementação de registros imutáveis e integridade de dados em serviços
  • Tipos de blockchains (públicos, privados e permissionados) em diferentes contextos
  • Mapeamento de fluxo de lean services (value stream mapping).

Módulo 4 – Estruturas de SLA e inovação em pequenas empresas de serviços
  • Conceitos e fundamentos de service level agreement – SLA
  • Estrutura e elementos essenciais de um SLA – métricas e controles
  • Impacto da tecnologia e inovação na implementação de SLAs

Investimento

Até 12/04/2026

  • R$ 1.703,06 à vista ou em até 3x de R$ 573,34

Até 12/05/2026

  • R$ 1.822,28 à vista ou em até 3x de R$ 613,48

Público-alvo

O curso Inteligência Competitiva para Serviços Disruptivos é recomendado para:
  • gestores, executivos e líderes responsáveis pela gestão estratégica de produtos e serviços, especialmente em contextos de inovação tecnológica e transformação digital;
  • profissionais das áreas de Marketing, Inovação, Tecnologia e Operações bem como consultores empresariais e empreendedores interessados em desenvolver estratégias e práticas inovadoras por meio de parcerias e alianças estratégicas;
  • profissionais em setores industriais e comerciais com foco em negócios B2B ou mercado de bens de consumo;
  • especialistas em transformação digital e líderes ou futuros líderes que buscam aperfeiçoar as suas competências em gestão colaborativa.

Pré-requisito(s):
É recomendado que o participante tenha conhecimentos básicos sobre operações relacionadas a tríade: Marketing – Vendas – Produtos, ou tenha interesse em vivenciar ambientes empresariais orientados por inovação, transformação digital e colaboração estratégica.

Certificado

Badge FGV
Seu certificado deixa a gaveta para ganhar o mundo

Ao ser aprovado no curso Curta e Média Presencial você receberá seu certificado em formato digital, que permite comprovar a conclusão do curso. Além disso, você receberá um Badge Digital (medalha) possibilitando o compartilhamento da sua conquista nas redes sociais, de forma ágil e fácil. O Certificado Digital e o Badge FGV são disponibilizados por meio da tecnologia blockchain, o que assegura a sua autenticidade.

O prazo para recebimento do Certificado e do Badge é de até 30 dias úteis após o encerramento do curso.

Processo seletivo

O processo seletivo é composto pela participação do candidato em uma Reunião de Orientação Acadêmica. As Reuniões têm como referência os critérios de seleção definidos pelos coordenadores acadêmicos de cada programa. Nesta reunião será avaliado qual é o melhor programa para o seu momento de carreira e os pré-requisitos de ingresso. Caso o candidato não seja aprovado para o curso que se inscreveu, será orientado a realizar um programa que esteja alinhado ao seu perfil.
Atenção!
  • É obrigatório o upload do currículo profissional e acadêmico além do preenchimento da ficha de inscrição.
  • Após preencher a ficha de inscrição, você já pode agendar sua Reunião de Orientação Acadêmica no dia e horário que preferir.
  • É importante que você tenha incluído o link para seu perfil no LinkedIn na ficha ou, alternativamente, enviado seu currículo atualizado (em formato Word ou PDF) para processoseletivo.cursossp@fgv.br
  • Se precisar reagendar, basta clicar no link disponível no e-mail de confirmação do seu agendamento.
  • As informações submetidas pelo candidato e o resultado do processo s

Importante: o prazo limite de inscrição é informado no site. Candidatos que se inscreveeletivo serão mantidas em caráter confidencial e divulgadas somente ao e-mail cadastrado.m próximo a data limite devem ter ciência que o resultado do processo seletivo também será disponibilizado próximo ao início do curso. Casos de ingressantes após a data estipulada, é importante atentar-se que a primeira disciplina já iniciada entrará como trancada, sendo necessário o cumprimento da mesma posteriormente.

  • DIPLOMA DO CURSO DE GRADUAÇÃO
  • CÉDULA DE IDENTIDADE
  • COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA

Contato

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Aviso de cookies e a nossa Aviso de Privacidade.